logo

Telefone: (11) 3024-9500

10 motivos para conhecer a Turquia ainda em 2019 | Qual Viagem Logo

Blue mosque and hagia sophia ..

10 motivos para conhecer a Turquia ainda em 2019

22 de agosto de 2019

Muitos brasileiros preferem realizar viagens à Europa durante o verão, época em que o Mar Mediterrâneo tem sua tonalidade mais clara e as temperaturas estão mais altas. Porém, o outono e o inverno também são ótimos períodos para quem deseja economizar e fazer algumas compras – nesse sentido, a Turquia é um verdadeiro paraíso. Listamos alguns motivos para incluir o destino em sua próxima viagem:

Pamukkale

Foto por iStock / Juan Carlos Hernández Hernández

Foto por iStock / Juan Carlos Hernández Hernández

Em turco, Pamukkale significa Castelo de Algodão, e é lá que você encontra um conjunto de piscinas termais que foi declarado Patrimônio Histórico da Humanidade. Ao lado está Hierápolis, onde estão ruínas do Império Romano.

Bodrum

Foto por iStock / allou

Foto por iStock / allou

Cidade banhada pelo Mar Egeu, com águas cristalinas e lindas casinhas brancas. É o local onde nasceu Heródoto e onde está o mausoléu de Halicarnasso, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Com hotéis boutique, lojas, restaurantes sofisticados e baías intermináveis, o local também abriga a marina Yalikavak, que está ligada a um centro de compras de luxo a céu aberto. Uma vez em Bodrum, você pode pegar um ferry boat e conhecer as cidades de Kos e Leros, na Grécia.

Antalya

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

É o centro da Riviera Turca, com seus 640 km de mar azul e muitas atrações que valem a visita. Tem opções para todos os gostos, para quem pratica rafting, canoagem, mergulho, montanhismo ou deseja visitar pontos históricos. Não deixe de passear pela cidade velha, conhecida como Kaleici e vivenciar um pouco da tradicional cultura turca. Outros pontos turísticos que devem constar no seu roteiro são: as aldeias gêmeas de Olympos e Cirali, as cavernas Karain e Damlatas, que são conhecidas por curarem doenças respiratórias e terem mais de 15 mil anos, e o antigo Teatro Aspendos, construído no século II e considerado o sítio arqueológico em melhor estado de conservação em todo o mundo.

Café turco

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Além de ser um café com características bem marcantes, ora com notas picantes, ora adocicadas, ir à Turquia e não realizar a leitura da borra de café é quase uma heresia. A leitura do café turco, ou tasseografia, é um costume muito popular, que começou no século XVI. Segundo os ensinamento, as imagens formadas na xícara podem revelar símbolos que mostram o passado e o futuro. Acredita-se também que, ao virar a xícara, se a borra ou as gotas de café caírem, a pessoa pode começar a chorar, o que significa que ela se livrará de todos os problemas. Hoje muitas cafeterias locais já têm profissionais que realizam o ritual, então é quase impossível não achar alguém para ler.

Spice Bazar e Grand Bazar

Foto por iStock / chris-mueller

Foto por iStock / chris-mueller

Em Istambul, prepare-se para vivenciar uma tradição e gastar muitas liras turcas. O Grand Bazar é um dos mais antigos “shoppings” do mundo e lá podem ser encontrados tecidos, tapetes, pashminas, produtos para casa, joias, roupas – enfim, tudo o que você imaginar. E, se você gosta de cozinhar ou não dispensa conhecer curiosidades sobre a gastronomia local, seu destino é o Spice Bazar. São cerca de 100 lojas com temperos, especiarias, doces, frutas secas e muito mais – uma verdadeira mistura de sabores e aromas.

Raffles Istanbul

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Um dos mais novos, modernos e luxuosos hotéis de Istambul, o Raffles promove uma verdadeira experiência de luxo. Localizado em uma região central da cidade, ao lado do Zorlu Center, o mais moderno shopping do destino, oferece serviço de mordomo para todas as suítes, um SPA com 3.000 m² e oito salas para tratamentos de beleza e para o hamam (banho turco), três restaurantes e uma patisserie própria. O hotel tem ainda vista única para o Bósforo e as Ilhas Príncipe, uma coleção de arte com mais de 200 obras e ainda diversas experiências exclusivas, como um passeio de helicóptero pela cidade ou de iate pelo Bósforo. Quer mais exclusividade? Você ainda pode ter um guia turístico exclusivo e um “personal shopper”. Mais informações em: www.raffles.com/istanbul

Mesquitas e a Basílica de Santa Sofia

Foto por iStock / Lefteris_

Foto por iStock / Lefteris_

Istambul tem aproximadamente três mil mesquitas, muitas localizadas no distrito de Fatih, que a UNESCO classificou como Patrimônio Mundial desde 1985, e onde está a mais famosa delas, a Mesquita Azul, construída durante o Império Otomano. Bem à frente está a Hagia Sofia, que já foi igreja e mesquita, e mistura elementos das duas religiões, muçulmana e católica.

Gastronomia

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Istambul também reserva grandes surpresas gastronômicas, tradicionais e internacionais. O contemporâneo Mikla está na lista dos 50 restaurantes mais tops do mundo, e tem uma das vistas mais deslumbrantes da cidade, assim como o Neolokal, localizado no topo do histórico Banco Otomano e com a melhor carta de vinhos turcos. Outro restaurante premiado internacionalmente e com uma gastronomia moderna é o Isokyo, que fica no hotel Raffles Istanbul e oferece uma culinária pan-asiática.

Karakoy

Foto por iStock / CanY71

Foto por iStock / CanY71

É o bairro boêmio de Istambul. Lugar preferido dos jovens e estrangeiros que viajam para a cidade, o bairro tornou-se “point” no anos 2000, quando os prédios antigos deram lugar a ateliês de design, grafites coloridos e uma variedade de bares e discotecas. Lá você também encontra o museu de arte de Istambul e uma rua literalmente “coberta” de guarda-chuvas para garantir a melhor foto para as redes sociais.

Hamam

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Esqueça qualquer outra conotação. O ritual do hamam, ou banho turco, é de purificação e beleza. Ainda muito tradicional entre os turcos e entre os turistas, inclui banhos quentes com massagens e tratamento de peeling e relaxamento, tudo isso em um ambiente decorado com mármore, do piso ao teto. Podem ser feitos individualmente ou com mais pessoas. Alguns locais oferecem inclusive uma opção para noivas e suas madrinhas. No Raffles Istanbul, por exemplo, há três tipos de hamam, e o hotel pode preparar a experiência para uma família.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Photosensia

Comentários