logo

Telefone: (11) 3024-9500

10 das melhores praias da Bahia para você visitar Logo

Foto por André Pessoa

10 das melhores praias da Bahia para você visitar

12 de novembro de 2015

Ah mas que saudade que eu tenho da Bahia! Você também? Então vamos matar a saudade!

A Bahia é o estado com o maior litoral do Brasil. Estamos falando de 1.183 quilômetros de costa, com águas límpidas, mornas e navegáveis, abrigando duas grandes baías- Baía de Todos os Santos e Baía de Camamu.Os recantos naturais se multiplicam em ilhas, sítios históricos, vastos coqueirais e um sol que brilha o ano inteiro.

Não é atoa que listar as melhores praias baianas seja tão difícil. São tantas e tão belas, com suas diferentes características. Sem a menor pretensão, listamos a seguir algumas das praias que consideramos as melhores da Bahia. Se você quer aumentar nossa lista, indique a sua preferida!

Taipus de Fora, Península de Maraú

Foto: nessaflame via Istock

Foto: nessaflame via Istock

Na Península de Maraú, a praia é composta por maré baixa e calma, e apresenta formações de corais e coqueiros gigantes proporcionando uma ótima experiência para adultos e crianças, que podem mergulhar em meio aos peixes. As correntes de águas mornas e claras são também um berçário natural para as baleias jubartes em Taipus de Fora.

Praia do Espelho, Caraíva

Foto: Gabriel Carvalho -Setur

Foto: Gabriel Carvalho -Setur

A Praia do Espelho, escondida entre os povoados de Trancoso e Caraíva. O destino é considerado um dos mais encantadores do Sul da Bahia e reúne águas em tons esverdeados que formam piscinas naturais, gigantescas falésias brancas e avermelhadas, riozinhos e coqueirais. A praia fica no povoado de Curuípe, a menos de 60 quilômetros de Porto Seguro, e é palco de um espetáculo que ocorre nas noites de lua cheia, quando o mar ganha reflexos prateados, com um brilho encantador.

Itacarezinho, Itacaré

Foto: cogelado via Istock

Foto: cogelado via Istock

Longa e deserta, a praia estende-se por 5 km, cheia de coqueiros, com trechos bem tranquilos. Itacarezinho é acompanhada por morros, coqueirais e recifes por toda a extensão. Ponto de desova de tartarugas, é procurada por surfistas que lá encontram estrutura de barracas e cascata de água doce.

Rio Verde, Trancoso

Via Flickr: Rodrigo Soldon

Foto: Rodrigo Soldon

Rio Verde é uma sossegada praia em Trancoso, ficando a 15 minutos da praia dos Coqueiros, à direita do famoso Quadrado. Apesar das badaladas barracas de praia, não atrai grandes grupos de excursões.

Quarta Praia, Morro de São Paulo

Foto: DrC_Photography via Istock

Foto: DrC_Photography via Istock

Para aqueles que desejam tranquilidade, a Quarta Praia de Morro de São Paulo tem mais de quatro quilômetros e quase nenhum movimento. Com uma natureza exuberante caracterizada pelos manguezais, vegetação nativa e extensos coqueirais, já foi considerada pela Revista Terra uma das 10 praias mais bonitas do Brasil. A grande barreira de corais que a rodeia faz com que se formem inúmeras piscinas naturais quando a maré está baixa, tornando-se um convite irresistível para um mergulho com uma infinidade de peixinhos.

Barra do Cahy, Cumuruxatiba

Foto por: André Pessoa

Foto por: André Pessoa

Uma das praias mais bonitas da região, a 18 km ao norte da vila, a Barra do Cahy é uma enseada deserta, com ondas fracas e areia fina e escura, associando a água mais fria do rio com as mornas do mar. Há no local restaurante para o desfrute dos visitantes. O acesso é possível por meio de uma estrada não asfaltada, entre as fazendas Cahy e Glória. Praia da

Pitinga, Arraial d’Ajuda

Foto: ribeirorocha via Istock

Foto: ribeirorocha via Istock

Pitinga, banhada com água morna e transparente, é cheia de encantos, com ondas fortes que quebram nos recifes próximo a orla, mar esverdeado, falésias por todos os lados e areia fofa. Na maré baixa, formam piscinas naturais, que acabam sendo melhores para o banho e o principal atrativo do local.

Praia de Moreré, Boipeba

Foto:  kovgabor79 via Istock

Foto: kovgabor79 via Istock

Considerada a 4ª Praia mais bonita do Brasil pelo Guia Quatro Rodas 2012 e 2014, a praia do Moreré é a mais procurada pelos turistas, enseada de águas tranquilas, com recifes de corais, formando-se várias piscinas naturais e com variedades de peixes, ideal para prática do mergulho. Um banco de areia permite na maré baixa longas caminhadas pela praia podendo conhecer o pequeno vilarejo de Moreré e suas barracas de palha e madeira.

Praia dos Nativos – Trancoso

Foto: Jota Freitas - Bahiatursa

Foto: Jota Freitas – Bahiatursa

A praia é bastante bonita, com uma paisagem ilustrada pelo rio Trancoso, que deságua no mar formando uma lagoa.É a mais próxima da vila e é frequentada, em especial, pelos hóspedes das pousadas ao redor que ali montam seus clubs de praia com pesticos e drinks estrelados, sofás e espreguiçadeiras e trilha sonora comandada por DJ´s. As barracas são abertas também para não hóspedes.

Praia do Forte, Mata de São João

Foto: filipefrazao via Istock

Foto: filipefrazao via Istock

A Praia do Forte é um dos principais destinos do litoral baiano. Localizada a 45 quilômetros de Salvador tem 10 quilômetros de lindas praias emolduradas por areias douradas e grossas e um amplo jardim natural de coqueiros e mata ciliar.

Texto por: Eliria Buso

Foto destacada: André Pessoa

Mais informações: http://www.setur.ba.gov.br/

Comentários