logo

Telefone: (11) 3024-9500

10 cidades para curtir o frio no Brasil | Qual Viagem Logo

Campos do Jordão, São Paulo, Brazil - May, 6th, 2013: Campos do Jordão is a touristic city near São Paulo capital, with German influence and with a European like climate, that receives a lot of tourists during the winter season. The city offers a large number hotels and restaurats options.

10 cidades para curtir o frio no Brasil

19 de abril de 2017

Frio! O adorável frio é aconchegante e perfeito para um chocolate quente. A grande maioria dos brasileiros amam esta época do ano para aproveitar a estação, o clima e os atrativos e circunstâncias que se tornam apropriadas para a temporada. Seja para curtir sozinho, com amigos ou com a pessoa amada, esta época do ano é maravilhosa para conhecer as 10 cidades abaixo:

Curitiba (PR)

1-caroline

Foto por Caroline de Oliveira

A capital do Paraná está listada como um dos destinos mais frios do país. A cidade oferece temperatura amena nos meses de março e maio e, durante o inverno, os termômetros podem chegar até 13 graus. Além do clima aconchegante, a cidade também é cercada por belezas e desenvolvimento urbano com preservação ambiental. O lugar resulta em modernidade e mantém o verde da vegetação em mais de 30 parques, incluindo o famoso cartão postal: o Jardim Botânico.

Campos do Jordão (SP)

2-ken-chu

Foto por Ken Chu

A famosa cidade queridinha dos paulistanos também está na lista dos lugares adoráveis e geladinhos. Campos está localizado a 180 quilômetros da capital paulista e tem fama de ser um dos melhores destinos de inverno do estado. Além do frio, festivais, fondue e diversos atrativos encantadores, a cidade também atrai os apaixonados por esportes e os que preferem passeios tradicionais e culturais.

Petrópolis (RJ)

Panoramic view of a remnant of the Atlantic Forest in the mountains of Itaipava, Petropolis, Brazil, being occupied by housing developments

Foto por iStock / AlessandraRC

Com clima serrano, Petrópolis está localizada a cerca de duas horas do Rio de Janeiro e é o destino perfeito para aproveitar a tranquilidade das charmosas paisagens. Curtir o clima romântico e praticar esportes em meio a natureza também são algumas das atividades realizadas na região. A cidade oferece roteiros culturais e construções coloniais, respirando arte e eventos que duram o ano todo como festivais e exposições. A região é muito visitada durante o inverno, oferecendo temperaturas mínimas que podem chegar até 8°C.

Canela (RS)

Aerial view of Canela, Rio Grande do Sul in Brazil

Foto por iStock / filipefrazao

Ao lado da famosa Gramado, Canela é um dos principais destinos de inverno no Brasil. O frio da cidade é convidativo para degustar vinhos e queijos, além de conhecer o legado da colonização alemã na região – o histórico Castelinho Caracol é um dos melhores lugares. O destino é convidativo até mesmo para os mais aventureiros, com o Parque do Caracol e suas trilhas ecológicas e a Cascata do Caracol com vista fantástica, enquanto o AlpenPark reúne atividades de aventuras para todos, crianças e adultos.

Monte Verde (MG)

5

Foto por Guia Monte Verde / Grünwald Chalés

Além das atividades radicais, Monte Verde é cheia de estilos, tranquilidade e ar puro o ano inteiro. Mas o destino chama a atenção principalmente nesta época do ano, entre junho e setembro, quando as temperaturas podem até ficar negativas à noite. Distrito de Camanducaia, no Sul de Minas Gerais, a vila é perfeita e costuma ficar cheia de turistas que buscam pelo frio nesta época. Outro destaque é a influência europeia, que pode ser vista no estilo das construções e nos produtos vendidos nas lojas. A gastronomia local merece atenção especial, por isso, não deixe de experimentar fondue, picanha na pedra, pinhão e chocolates.

Barra do Turvo (SP)

6-elias-gomes

Foto por Elias Gomes

Localizada a 335 quilômetros da capital paulista, o município é o endereço certo aos visitantes que adoram aventura, adrenalina e interagir com a natureza. Considerada uma “cidade parque” por estar localizada entre três parques estaduais de preservação ambiental, a região conta com vários atrativos e paisagens exóticas. São mais de 20 cachoeiras catalogadas, várias cavernas entre outros atrativos. Os aficionados por esportes radicais irão se encantar pela cidade, até mesmo para os amantes do frio, que é adorável. Além do clima, a cidade também tem turismo rural e cultural.

Painel (SC)

cavalgada_na_serra_lages_nik_8070_markito

Foto por Markito

Painel é fruto da colonização mista feita por imigrantes italianos, portugueses, espanhóis e alemães. Localizada entre Lages e São Joaquim, é um município com característica rural onde mais da metade de seus habitantes desenvolve atividades agrícola. Rodeado de belas paisagens com campos verdejantes e fazendas produtivas, Painel tem uma altitude elevada. No inverno as baixas temperaturas são comuns, com ocorrência de geadas, que tornam os campos verdes em brancos e estimulam o turismo rural, inclusive trazendo turistas ao local.

Joaçaba (SC)

8-markito

Foto por Markito

Colonizada por italianos e alemães, Joaçaba é um importante polo industrial e comercial do meio oeste catarinense. O turismo religioso também é destaque, com o monumento ao Frei Bruno e a bela Catedral Santa Terezinha. A cidade tem duas grandes famas: de promover um dos melhores carnavais do sul do país e também de abrigar um clima geladinho que atrai muitos turistas ao local. Além do frio e turismo religioso há também turismo rural, um ambiente para aproveitar passeios a cavalo e trilhas.

Gramado (RS)

9

Foto por reprodução www.gramado.com.br/

Principal destino turístico da Serra Gaúcha, Gramado possui atrações durante todo o ano, principalmente no inverno. O frio torna a região perfeita para casais apaixonados, repleta de opções de vinhos e fondues. Durante a primavera e parte do verão a cidade possui frio ameno e é tomada por flores. No outono, a cidade é agradável com clima europeu e fica ainda mais evidente com as folhas secas das árvores. Além do clima adorável e das construções em estilo enxaimel, Gramado também tem grande destaque no Snowland, um parque de neve onde é possível praticar esportes como esqui.

Penedo (RJ)

10-agenor-siqueira

Foto por Agenor Siqueira

Fábricas de chocolates, construções em estilo enxaimel e muitas araucárias, até mesmo a Casa do Papai Noel, é uma das grandes atrações que possuem em Penedo. A região serrana é privilegiada pelo clima ameno, generosa fauna e flora e também por belezas naturais ao redor, que fazem do destino gelado, um dos lugares que mais possuem atrativos para agradar a todos, desde casais, até os aventureiros.

Texto por: Caroline de Oliveira

Foto destaque por iStock / Gilberto_Mesquita

 

Comentários