logo

Telefone: (11) 3024-9500

10 atrações seguras para visitar no Litoral Norte ainda neste verão | Qual Viagem Logo

Foto por Eliria Buso

10 atrações seguras para visitar no Litoral Norte ainda neste verão

15 de janeiro de 2021

Com uma temporada de verão totalmente atípica, o Litoral Norte de São Paulo vem se empenhando para oferecer formas de turismo seguras para seus visitantes, atendendo aos protocolos de segurança e cumprindo as medidas de contenção à pandemia de forma conjunta às ações de retomada da economia.

Pensando nisso, o Circuito Litoral Norte, consórcio turístico que integra as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba listou a seguir, em parceria com as empresas do trade regional, dez lugares e atrativos para conhecer ainda neste verão, de forma segura e evitando aglomerações.

“O Circuito Litoral Norte junto com as Secretarias de Turismo Municipais e trade regional vem desenvolvendo atividades e atrações seguras na região que podem ser visitadas durante o ano todo. Isso garante uma oferta de produtos turísticos que vão além do sol e praia, permitindo uma imersão em opções de ecoturismo, cultura, esportes, gastronomia, turismo náutico, e outras modalidades que geram opções para todos os gostos de turistas e ainda geram renda nas quatro estações do ano”, afirma o secretário Executivo do consórcio, Gustavo Monteiro.

Confira:

Passeio de Escuna – Bertioga

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Os passeios de escuna seguem como uma boa alternativa para conhecer as principais atrações de Bertioga evitando grandes aglomerações. Segundo Helena Sotero, da Escuna Gênesis, os roteiros vêm seguindo rígidos protocolos e mantendo sua capacidade reduzida para oferecer uma viagem segura aos visitantes.

A Escuna Pérola Negra, por exemplo, dispõe de passeios de 1h30 a 1h45 saindo do canal de Bertioga e passando por lugares como o Forte São João, Praia Branca, Ilha do Guará e as praias do Pinheirinho e Iporanga – inclusive com parada para mergulho.

Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba

Foto por Rogério Casemiro/ Mtur

Foto por Rogério Casemiro/ Mtur

O núcleo de Caraguatatuba te 35.947 hectares de área, representando mais de 10% de todo o território do Parque Estadual da Serra do Mar. Com formação de remanescentes de Mata Atlântica, o ambiente tem mananciais, matas de encosta, rios e cachoeiras como principais atrativos.

De acordo com o guia de Turismo Tiago Saturnino, da Ecotur Caraguá, o lugar conta com estrutura para passeios para toda a família, incluindo trilhas de fácil acesso, mirantes e cachoeiras para banho. Destaque para a Cachoeira Esmeralda e a Trilha das Palmeiras.

Museu da Vida Marinha – Ubatuba

Foto por Felipe Domingos/Instituto Argonauta

Foto por Felipe Domingos/Instituto Argonauta

Com inauguração prevista ainda para janeiro de 2021, durante a temporada de verão, o Museu da Vida Marinha de Ubatuba vai contar sua história desde o período Jurássico. Uma das atrações de destaque é a remontagem da exposição Gigantes Marinhos – uma experiência imperdível e única para os visitantes com réplicas em tamanho real dos grandes animais que habitaram os mares da América do Sul desde a época dos dinossauros.

O espaço contará com um auditório multiuso, além de biblioteca temática na área de meio ambiente que será aberta ao público, loja de souvenires, lanchonete, bilheteria e sanitários. E, para a abertura, está se adaptando ao Protocolo Visita Segura do Ministério do Turismo.

Trilha do Pico do Baepi – Ilhabela

Foto por Igorh84 via Wikipedia

Foto por Igorh84 via Wikipedia

Em Ilhabela, as dicas de Danilo Madeira Taino, diretor da Da.Ma.Ta Ecoturismo são de trilhas e atividades na natureza.

Localizado no Parque Estadual de Ilhabela, o famoso pico com 1048 metros de altitude é ideal para a prática de montanhismo. Em uma área rica em Mata Atlântica e algumas espécies da fauna desta região, a trilha de 7,4 quilômetros oferece a oportunidade de contemplação da natureza ao redor, além de avistar pontos como a Serra do Mar, o Canal de São Sebastião e o Arquipélago de Alcatrazes.

Por conta da pandemia, as visitas monitoradas devem ser guiadas e seguem com capacidade reduzida de público.

Passeio de lancha – São Sebastião

Foto por Caio dos Santos Ribeiro

Foto por Caio dos Santos Ribeiro

Conforme indica Liza Monteleone, proprietária da Green Way Brasil, os passeios de lancha pela costa de São Sebastião são ideais para conhecer a região de forma segura e exclusiva. Entre os roteiros sugeridos estão: As Ilhas, Ilha das Couves, Ilha dos Gatos, Montão de Trigo e praias como Brava de Boiçucanga, Calhetas e do Curral – sendo essas duas em Ilhabela.

Canoagem no Rio Jaguareguava – Bertioga

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

Com percurso calmo e paisagem que integra Mata Atlântica, mangue e restinga, o rio Jaguareguava – que significa “lugar onde a onça bebe água” em tupi-guarani – é destino para a prática de canoagem. Seja a bordo de canoas canadenses ou caiaques, a atividade encanta os amantes de ecoturismo.

Com águas cristalinas e pequenos bolsões de areia para parada, a paisagem do lugar permite integração total à natureza.

Instituto Argonauta – Ubatuba

Para o guia de Turismo profissional e proprietário da Agência Ubatuba Tour André Diniz, uma dica para se fazer em Ubatuba, saindo um pouco dos passeios pelas praias e também para aqueles dias de chuva, é o Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha.

O Instituto tem como objetivo a conservação do meio ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. E, para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades.

Trilha da Praia do Bonete – Ilhabela

Foto por Maristela Colucci - MTUR

Foto por Maristela Colucci – MTUR

Com 12 quilômetros de extensão, a trilha que leva até a praia do Bonete tem subidas e descidas que exigem um bom condicionamento físico. Porém, tanto o caminho, quanto o destino final, garantem uma experiência rica em biodiversidade e contato com a natureza. O roteiro passa por lugares como as cachoeiras de Laje, Areado e Saquinho e pelo Mirante do Saquinho. Ali também é possível fazer observação de pássaros, como macucos e jacutingas. Situada ao sul da ilha, a trilha dura cerca de 3h30 até a praia do Bonete, que abriga uma comunidade caiçara.

Trilhas em Mata Atlântica – São Sebastião

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

As trilhas pelo Sertão do Una e Barra do Una, em São Sebastião, exploram a rica vegetação de Mata Atlântica da região. Com percurso leve e duração de 3 a 4 horas, a atividade oferece ainda a oportunidade de banhos em pequenas cachoeiras e observação de arvores, pássaros, plantas e pequenos animais.

Birdwatching – Caraguatatuba

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

Caraguatatuba possui ambiente propício para observação de aves tanto no Parque Estadual da Serra do Mar, com a trilha do Jequitibá, onde é possível avistar o Araçari-banana, entre outras espécies. E o Sítio do Jacu, na Tabatinga, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) totalmente preservada e com grande biodiversidade. Ali os visitantes encontram o saíra-sete-cores (Tangara seledon), o saíra-militar (Tangara cyanocephata), e mais.

 

Para conhecer mais experiências no Litoral Norte de São Paulo acesse: circuitolitoralnorte.tur.br/ experiencias

Texto por: Agência com edição

Foto destaque por Eliria Buso

Comentários