logo

Telefone: (11) 3024-9500

10 atrações imperdíveis para visitar no Porto | Qual Viagem Logo

Skyline of Porto Old Town in sunset light. Portugal

10 atrações imperdíveis para visitar no Porto

9 de agosto de 2017

Segunda maior cidade de Portugal, o Porto não pode faltar no roteiro de quem visita o país. Repleta de história e construções de encher os olhos, a cidade tem seu centro reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Confira abaixo uma seleção das principais atrações do Porto:

Ribeira

Foto por iStock / SeanPavonePhoto

Foto por iStock / SeanPavonePhoto

Às margens do Rio Douro, esta é uma das áreas mais típicas e agitadas do Porto. A Ribeira compreende o cais e a praça de mesmo nome e algumas ruas adjacentes. O cenário é marcado por construções coloridas, muitos restaurantes, bares, cafés e mesas com guarda-sóis ao ar livre.

Ponte D. Luís I

Foto por iStock / saiko3p

Foto por iStock / saiko3p

Cartão-postal da cidade, a ponte foi erguida no final do século XIX, sendo um projeto de um dos discípulos de Gustave Eiffel. Notadamente, a estrutura de metal logo remete à Torre Eiffel de Paris. Com quase 400 metros de comprimento, liga o centro do Porto à cidade de Vila Nova de Gaia, famosa por abrigar as caves de vinho do Porto. A parte de cima é usada pelo metrô e a de baixo, por carros e pedestres.

Torre dos Clérigos

Foto por iStock / saiko3p

Foto por iStock / saiko3p

Com 75 metros de altura, a Torre dos Clérigos se destaca no panorama do centro do Porto, onde há apenas construções mais baixas. É uma obra barroca do século XVIII, toda feita em granito. Para chegar ao topo da torre, que oferece uma linda vista de 360° para a cidade, é preciso subir 240 degraus. Ao lado, fica a Igreja dos Clérigos, também uma bela construção barroca.

Palácio da Bolsa

Foto por iStock / DianaRui

Foto por iStock / DianaRui

Imponente prédio neoclássico do século XIX, o Palácio da Bolsa foi construído para os comerciantes da cidade. Hoje, é um centro para eventos oficiais e um monumento aberto à visitação (todas as visitas são guiadas). O prédio surpreende pela riqueza de detalhes e pelos salões luxuosos que não devem nada aos palácios das realezas europeias.

Igreja de São Francisco

Foto por iStock / johnnorth

Foto por iStock / johnnorth

Ao lado do Palácio da Bolsa, essa é uma das igrejas mais famosas do Porto. Foi construída em estilo gótico, mas, já no século XVIII, ganhou o esplendor barroco em seu interior. A parte de dentro é toda esculpida em madeira coberta por folhas de ouro. Vale também conhecer a cripta da igreja.

Sé Catedral do Porto

Foto por iStock / monysasi

Foto por iStock / monysasi

Construída sobre um terreno mais elevado, a Sé do Porto data da Idade Média e teve o papel de ser também uma fortaleza na época. Em anexo, há outros edifícios menos antigos, como o Paço Episcopal. A praça em frente oferece vistas para a cidade.

Jardins do Palácio de Cristal

Foto por iStock / fotokon

Foto por iStock / fotokon

Trata-se de um parque com jardins bem arborizados de oito hectares, projetado no século XIX. O local onde existia o Palácio de Cristal hoje abriga o Pavilhão Rosa Mota, de estilo mais moderno. Além de ser um passeio agradável, vale visitá-lo pelo panorama que oferece para o Rio Douro e a cidade.

Praça da Liberdade

Foto por iStock / ptxgarfield

Foto por iStock / ptxgarfield

Bem extensa, surge no centro da Avenida dos Aliados, uma das principais vias do Porto. Também é um dos lugares mais fotogênicos da cidade, com lindos prédios neoclássicos, piso de pedras portuguesas, estátuas e árvores enfileiradas.

Rua Santa Catarina

Foto por iStock / Dmitry Berkut

Foto por iStock / Dmitry Berkut

Além da arquitetura bem típica do Porto e as calçadas de pedras portuguesas, a Rua Santa Catarina é ponto turístico imperdível para quem quer fazer compras. Um pouco estreita, a rua é tomada por todo o tipo de lojas, de boutiques locais a marcas famosas Zara e Fnac.

Livraria Lello

Foto por iStock / Farbregas_Hareluya

Foto por iStock / Farbregas_Hareluya

Não é sempre que uma livraria vira ponto turístico, o que mostra que a Lello é um lugar especial. Sua arquitetura singular, com a decoração em madeira com arte em relevo, a escada vermelha e os vitrais no teto, isso sem contar a bela fachada, fez com que fosse reconhecida como uma das livrarias mais bonitas do mundo. Ficou especialmente popular por ter inspirado J.K. Rowling a criar um dos cenários de Harry Potter.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / joyt

Comentários