logo

Telefone: (11) 3024-9500

10 atrações imperdíveis para visitar no Egito | Qual Viagem Logo

pyramids bedouin

10 atrações imperdíveis para visitar no Egito

29 de março de 2018

Conhecer o Egito é uma oportunidade incrível. A terra dos antigos faraós é repleta de pirâmides, templos magníficos, tesouros e história. Há muitos lugares por lá que merecem ser visitados – por isso, fizemos uma lista com alguns dos principais, aqueles que não podem faltar no seu roteiro. Confira:

Pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge

Foto por iStock / Donyanedomam

Foto por iStock / Donyanedomam

Ir ao Egito e não conhecer as Pirâmides de Gizé chega a ser imperdoável. Localizadas nos arredores do Cairo, elas foram construídas há mais de 4.500 anos como tumbas dos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos – esses são também os nomes de cada uma delas. A de Quéops é a maior das três e uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo (sendo o único desses monumentos que ainda está de pé). Perto dali está a Grande Esfinge, uma das estátuas mais incríveis do mundo.

Templo de Karnak

Foto por iStock / Mustang_79

Foto por iStock / Mustang_79

Karnak é na verdade um grande complexo de templos localizado em Luxor, antiga Tebas, cidade conhecida por ser o maior museu ao ar livre do mundo. As construções de Karnak ocupam uma área de 2 km² e foram erguidas ao longo de um período de 1.500 anos, sob o comando de 30 faraós diferentes. O maior dos templos é o de Amon-Rá.

Templo de Luxor

Foto por iStock / pnphotos

Foto por iStock / pnphotos

Próximo ao Templo de Karnak, o Templo de Luxor é também grande e imponente. Nos pilares, paredes e obeliscos, é possível conferir descrições do passado gravadas nas pedras. Há também inúmeras estátuas e esfinges.

Vale dos Reis

Foto por iStock / donvictorio

Foto por iStock / donvictorio

Também em Luxor, mas na margem esquerda do Rio Nilo, o Vale dos Reis foi o principal local de sepultamento dos faraós do Império Novo do Antigo Egito e outros nobres do período. Muitas das tumbas foram saqueadas ao longo dos anos, além disso, alguns tesouros encontrados ali hoje estão expostos em museus. Mas ainda é possível ficar admirado com a opulência da época. Ali estão as tumbas de Tutancâmon, Ramsés III e Ramsés IV, entre as de muitos outros faraós.

Templo de Hórus

Foto por iStock / JoseIgnacioSoto

Foto por iStock / JoseIgnacioSoto

Localizado em Edfu, cidade às margens do Nilo, o Templo de Hórus é o segundo maior templo do Egito, perdendo apenas para Karnak. Foram necessários 200 anos para completar sua construção.

Abu Simbel

Foto por iStock / chameleonseye

Foto por iStock / chameleonseye

No sul do país, perto da fronteira com o Sudão, os templos de Abu Simbel estão na lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO e foram construídos em homenagem ao faraó Ramsés II e sua esposa Nefertari. Escavados em rocha de arenito, possuem enormes estátuas de dezenas de metros de altura nas fachadas. Há cerca de 50 anos atrás, com a construção da barragem de Aswan, os templos tiveram que ser deslocados para não ficarem submersos.

Templo de Philae

Foto por iStock / prill

Foto por iStock / prill

Perto de Aswan, o Templo de Philae tem uma história recente parecida com a dos templos de Abu Simbel, pois também teve de ser realocado por causa da barragem de Aswan. Dedicado à deusa Isis, o Templo de Philae ocupa uma ilha fluvial no Nilo, formando um cenário deslumbrante.

Al-Azhar

Foto por iStock / hakuna_jina

Foto por iStock / hakuna_jina

No lado islâmico do Cairo, Al-Azhar é um complexo que compreende uma mesquita e a segunda mais antiga universidade do mundo. A construção, que data do século X, é uma das mais bonitas do país.

Cruzeiro pelo Rio Nilo

Foto por iStock / Tomas Nevesely

Foto por iStock / Tomas Nevesely

Atravessar o Rio Nilo de barco é uma das experiências mais singulares do Egito. Nas margens, você avistará dunas, vales, animais e templos magníficos. Há várias empresas que oferecem esse passeio, além de diversos roteiros disponíveis, que podem ter de dois a sete dias de duração. Um dos mais populares é entre Luxor e Aswan, ida e volta, com paradas nas principais atrações pelo caminho.

Museu Egípcio do Cairo

Foto por iStock / Goldream

Foto por iStock / Goldream

Para completar o passeio pela Egito Antigo, faça uma visita ao Museu Egípcio do Cairo, um dos mais famosos do mundo. Ele possui a maior coleção de antiguidades da época dos faraós, com um acervo de mais de 120.000 objetos, como múmias, sarcófagos, joias, cerâmicas e os tesouros de Tutancâmon, incluindo sua famosa máscara funerária feita de ouro maciço.

Mais informações em: egypt.travel

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / sculpies

Comentários