A 42ª edição da Expoflora, a maior festa das flores da América Latina, abre suas portas em Holambra, interior de São Paulo, com um espetáculo de cores, aromas e emoções, a partir de 29 de agosto. O evento segue até 28 de setembro, sempre às sextas, sábados e domingos, das 9h às 19h.
Mais que uma celebração, a Expoflora é uma ode à vida, onde a natureza encontra a arte e a cultura em sua forma mais pura. Neste ano, em especial, a festa homenageia duas inspirações que cruzam oceanos e unem continentes: a tulipa (flor símbolo da Holanda) e o centenário do mestre holandês do modernismo Piet Mondrian.

A tulipa, que teve seu cultivo registrado pela primeira vez pelos turcos, foi introduzida na Europa Ocidental, inclusive na Holanda, em meados do século XVI. Já foi responsável pela primeira bolha especulativa na Holanda, e hoje o país é o maior produtor da flor no mundo, responsável por exportar para mais de 80 países em todo o mundo. No Brasil, a tulipa é especialmente cultivada em Holambra.
Entre as atrações imperdíveis da Expoflora estão: exposição de arranjos florais, mostra de paisagismo e jardinagem, chuva de pétalas, parada das flores, danças típicas holandesas (com mais de 250 apresentações), shopping das flores, jardins temáticos, Museu Histórico Cultural de Holambra, fazendinha, shows ao vivo e fanfarra, passeio no Magic Garden, parque de diversão e o grandioso Espetáculo dos Elementos, uma apresentação artística que celebra a chegada da primavera com música, dança e alegria contagiante.

A Expoflora conta com uma área total de 250 mil m², sendo 108 mil m² de circulação, com capacidade para até 25 mil visitantes por dia e estacionamento para 5 mil veículos. São mais de 4 mil variedades e cerca de 300 linhagens de flores e plantas ornamentais, cultivadas com esmero pelos floricultores de Holambra.
Ingressos
Os ingressos já estão disponíveis no site oficial do evento. Destaque para o Ingresso Solidário, que oferece valor reduzido e pode ser adquirido por qualquer pessoa, sem necessidade de doação de alimentos — uma forma acessível e inclusiva de vivenciar esse grande espetáculo floral.
Mais informações em: expoflora.com.br
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Juliana Lazarini