A forte nevasca registrada no fim de abril surpreendeu moradores e turistas em Barioche e acendeu o alerta positivo do setor de turismo. A primeira grande queda de neve de 2025 não só transformou a paisagem da região, como também antecipou o início da temporada de inverno, tradicionalmente um dos períodos mais importantes para o turismo local. A precipitação aconteceu no Cerro Catedral, principal centro de esqui da região e centro turístico mais conhecido.
Para a Emprotur, entidade que fomenta o turismo local, a ocorrência fortalece ainda mais a atratividade da região para o público brasileiro e internacional. “A Patagônia já é um destino consolidado para quem busca experiências na neve, mas a antecipação da temporada nos permite ampliar o calendário e as oportunidades para o trade turístico. Com essa nevasca, estamos prontos para receber os viajantes ainda mais cedo, com estrutura, segurança e serviços de qualidade”, afirma Diego Pequin, diretor-executivo da Emprotur.
A entidade já articula com operadoras, hotéis e centros de esqui, algumas ações promocionais e operacionais para potencializar o impacto positivo da nevasca precoce. “Queremos aproveitar esse impulso natural para reforçar nosso posicionamento como principal destino de inverno na América do Sul. As paisagens estão espetaculares e as expectativas de ocupação para junho e julho já começaram a crescer”, complementa Diego.
Com acúmulo expressivo de neve e previsão de novas frentes frias nos próximos dias, o cenário é favorável para uma temporada histórica. A Emprotur também aposta em parcerias com companhias aéreas e campanhas de divulgação para atrair turistas de mercados estratégicos como Brasil, Chile e Europa.
Mais informações em: barilocheturismo.gob.ar
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação