logo

Telefone: (11) 3024-9500

NASA Kennedy Space Center: uma aventura espacial sem sair da Terra | Qual Viagem Logo

NASA Kennedy Space Center: uma aventura espacial sem sair da Terra

25 de agosto de 2025

Visitamos o complexo de visitantes da NASA, em Cabo Canaveral, e contamos todos os detalhes desse passeio

“Nós escolhemos ir para a Lua”, disse o presidente norte-americano John F. Kennedy em seu discurso, em 1961, quando falou sobre a corrida entre a União Soviética e os Estados Unidos e pediu que o Congresso aumentasse o financiamento para atividades espaciais. 

O que o presidente Kennedy não sabia era que seria responsável por impulsionar o programa espacial dos Estados Unidos e a criação da NASA (National Aeronautics and Space Administration, em português, Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), e mais tarde, daria nome ao NASA Kennedy Space Center Visitor Complex, o complexo de visitantes da Nasa. 

Localizado em Cabo Canaveral, a cerca de uma hora de Orlando, o complexo de visitantes existe desde 1967 e é um excelente passeio para colocar no roteiro e intercalar a rotina de parques em Orlando. Com diversas atrações, incluindo realidade virtual, simuladores, exposições de trajes de astronautas, cápsulas e foguetes; tour com guia em ônibus para além dos portões do complexo; hall da fama e encontro com um astronauta de verdade, o complexo é surpreendente!

Visitamos o local a convite do NASA Kennedy Space Center e contamos como foi a nossa experiência! 

Atrações para todos os gostos 

Chegamos no Kennedy Space Center por volta das 09h, passamos pela segurança e depois que entramos, nos deparamos com o tamanho do complexo. Ele tem cerca de 17 hectares, o equivalente a 170 mil m². Mas, fique tranquilo (a): ele é muito bem sinalizado e os visitantes conseguem ver todas as atrações disponíveis e rotas em um grande mapa na entrada, com um letreiro “Plan Your Day” (Planeje o seu dia). 

Depois da foto em frente à bola da NASA, a primeira atração que fizemos foi a Hyperdeck VR: Mission Moon. Lá, utilizamos óculos de realidade virtual e nos sentimos no espaço, em uma missão para captar recursos na Lua. Com vento, movimentação, efeitos sonoros e muito mais, a atração é incrível e muito divertida. Ao final, vemos um painel com a pontuação de cada um dos participantes. 

Como são permitidas apenas quatro pessoas por vez, para ir no Hyperdeck VR é necessário fazer uma reserva gratuita pelo aplicativo oficial do complexo, o Kennedy Space Center Visitor Complex App, que recomendo que já baixe no Brasil. Assim, você poupa tempo e já chega no complexo com o aplicativo baixado. A reserva é rápida e há vários horários disponíveis. Depois de feita, programe-se e esteja na atração no horário marcado, ok? 

Na sequência, fomos para o Gateway: The Deep Space Launch Complex®, um local completo e interativo que traz itens e atividades sobre astronomia, aviação e o espaço sideral. No local, há cápsulas reais de foguetes que foram para a Lua; trajes de astronautas; foguetes como o da SpaceX; e o Blue Origin’s New Shepard Flight to Space VR Simulator.

A atração simula um lançamento para o espaço e estimula os cinco sentidos humanos (audição, visão, tato, paladar e olfato). É imperdível e também precisa reserva. Ela pode ser feita gratuitamente através de um QR Code na entrada da atração. 

No 2º andar do Gateway, há o James Webb Space Telescope, telescópio onde conseguimos ver imagens reais e belíssimas da via láctea. Logo após, há o Spaceport KSC®, simulador que oferece quatro experiências diferentes de viagens espaciais: Uncharted Worlds, Daring Explorers, Red Planet e Cosmic Wonders. 

Para participar, basta escolher sua “viagem” e entrar na fila correspondente (há o nome de cada uma no início das filas) e aguardar ser chamado (a). No nosso caso, estava tão animada com a atração que só fui reparar no nome das filas depois (risos). Felizmente, era a opção que eu mais queria: Red Planet (Planeta Vermelho), ou como também o chamamos, Marte. Aprendemos mais sobre ele e vimos como seria uma possível visita. Sensacional! 

Depois, saímos do Gateway e fomos até o Rocket Garden, um jardim com foguetes reais (!) dos programas NASA Mercury, Gemini e Apollo. Uma curiosidade é que todos os foguetes na vertical, exceto o Apollo Saturn 1B que está na horizontal, foram originalmente feitos para uso militar e depois foram adaptados para o programa espacial de exploração pacífica. Os foguetes são impressionantes! Aproveite e tire várias fotos pelo jardim!

Se quiser, você pode fazer um tour guiado pelo Rocket Garden em horários selecionados. Os horários estão nos totens da entrada do jardim e a experiência já está inclusa no ingresso.

Do lado esquerdo do jardim, há o Heroes & Legends featuring the U.S. Astronaut Hall of Fame®, um ambiente que conta a história das primeiras missões espaciais norte-americanas e homenageia astronautas, inclusive, um brasileiro! 

Fique atento(a): Logo na entrada do Heroes & Legends, é exibido um vídeo chamado “What is a Hero?” (“O que é um herói?”), com depoimentos de cidadãos e de astronautas, incluindo Marcos Pontes, astronauta brasileiro que deixa a sua mensagem em português! Muito legal! 

A atração continua com “Through the Eyes of a Hero” (Pelos olhos de um herói), que leva os visitantes a uma jornada com quatro astronautas, Alan Shepard, Neil Armstrong, John Glenn e James Lovell, que formaram a primeira tripulação dos programas espaciais dos EUA. 

Depois, em “A Hero is” (Um Herói é), conhecemos as qualidades que compartilharam os primeiros astronautas e heróis da NASA, como altruísmo e coragem, que são vistas até hoje nos astronautas. Ao final, conhecemos o United States Astronaut Hall of Fame, um verdadeiro hall da fama dos astronautas, com homens e mulheres que deixaram a sua marca na história e no espaço. 

Em seguida, fomos até o Space Shuttle Atlantis® e o Shuttle Launch Experience®. O Space Shuttle Atlantis é um museu interativo que conta a história do Space Shuttle Program. Lá, os visitantes vão para um galpão enorme onde o ônibus espacial Atlantis está no centro. É impressionante e o local é excelente para tirar fotos!

Além do Atlantis, no ambiente há 60 atrações interativas, que vão de exibições imersivas, com itens reais usados nas missões e réplicas, até simuladores. Inclusive, um simulador que merece uma menção honrosa é o Shuttle Launch Experience®, que nos dá a sensação de estar em um ônibus espacial para o lançamento. Logo no início, os funcionários avisam que a atração não é recomendada para pessoas com sensibilidade, pois o simulador é forte e treme muito. 

Além dessas experiências, os visitantes também podem conhecer outras atrações do complexo, como: Journey To Mars, apresentação ao vivo que mostra os últimos projetos desenvolvidos pela NASA, as novas tecnologias de exploração espacial e os próximos astronautas. A apresentação acontece a cada 30 minutos e vai até às 15h30.

Outra opção é o Planet Play, um verdadeiro parque indoor (coberto) no IMAX Theater. O Planet Play oferece várias atividades interativas e educativas para crianças de 2 a 12 anos. Lá, elas podem “brincar nos planetas”. 

Ainda, os visitantes podem assistir ao filme Deep Sky & Space: The New Frontier, também no IMAX, que leva 40 minutos; ou entrar no Mars Rover Vehicle Navigator ®, uma réplica do veículo produzido pela NASA para navegar pelo terreno de Marte. 

Um passeio para além dos portões do complexo 

No ingresso, também está incluso o Bus Tours, um tour guiado para além dos portões do complexo de visitantes do Kennedy Space Center, permitindo que as pessoas vejam o principal prédio da NASA, onde aconteceu o lançamento do Apollo 11, que levou o homem à Lua; vão até o LC-39 (espaço com várias atividades interativas); explorem o Apollo/Saturn V Center, com detalhes da missão Apollo, e muito mais! 

Pegamos uma fila, que é bem rápida, e depois de fazermos algumas fotos (que podemos comprar ao final, se quisermos), embarcamos no ônibus. A bordo, o guia nos conta curiosidades sobre a fauna e flora de Cabo Canaveral, a NASA e os locais que vamos visitar. Também são exibidos vídeos explicativos em inglês (com legendas em inglês, o que ajuda na compreensão) sobre a funcionalidade dos prédios do complexo; os profissionais; o cuidado com o meio ambiente; equipamentos produzidos pela NASA e muito mais! 

A primeira parada do ônibus é o LC-39, local que tem atividades interativas para as crianças, como entrar dentro de um ovo gigante de tartaruga, além de tirar foto com esculturas em forma de tartaruga e de crocodilo. Os dois animais são típicos da região. 

No LC-39, também há um teste de combate a incêndio que os visitantes podem acompanhar. Além disso, podem conhecer o local e as arquibancadas onde as pessoas assistem os lançamentos de foguetes; ou ainda ser engenheiro espacial por um dia no Rocket Builder, montar o seu próprio foguete (virtualmente) e tentar cumprir o desafio de uma missão. 

Seguimos as orientações do painel de controle e ainda personalizamos o foguete com a cor que queríamos (rosa!). Ao final, tem a contagem regressiva e acompanhamos o lançamento. Missão cumprida com sucesso! 

O Rocket Builder fica no último andar do LC-39 e o local também oferece um deck de observação lindo para a região de Cabo Canaveral. Vale a pena aproveitar a vista e fazer várias fotos. 

OBS.: Vale dizer, pessoal, que não há um tempo mínimo para ficar no LC-39 ou nas outras paradas. Quando quiser ir para o próximo local, basta ir para a fila de embarque e aguardar o ônibus, que são circulares e chegam em poucos minutos. 

A segunda parada é no Apollo/Saturn V Center, que oferece uma verdadeira imersão na missão Apollo. Antes de entrar no local, o guia nos contou uma curiosidade: há um jardim na frente que é chamado de Moon Garden (Jardim da Lua). Isso porque as mudas das árvores foram levadas para a Lua e retornaram. Depois, foram plantadas para ver “o que aconteceria” e cresceram normalmente. 

Entramos no Apollo/Saturn V Center e depois de assistirmos um vídeo que conta sobre a corrida espacial, vamos para um local que é a reconstrução da sala de controle no dia do lançamento do Apollo. 

Os detalhes são impressionantes: tem a checagem e o “OK” das áreas técnicas, vídeos que contam como foi aquele dia e até contagem regressiva. Quando a contagem termina, sentimos um tremor na arquibancada onde estamos sentados, o que dá a impressão de que realmente há um foguete decolando naquele momento (e bem próximo de nós). Incrível! 

Depois, vamos para um galpão onde vemos o Saturn V, o maior foguete que já voou. Por fim, pegamos o ônibus de volta ao complexo de visitantes para encerrar o tour e ver outras atrações. 

Conhecer um astronauta: uma experiência imperdível! 

Sem dúvidas, esse foi um dos pontos altos do NASA Kennedy Space Center. Ao chegar no complexo, todos os visitantes recebem uma programação impressa com tudo o que acontecerá naquele dia. Entre as atividades, vimos a opção “Astronaut Encounter – Autograph” (Encontro com um astronauta – autógrafo). Ficamos animadas e nos programamos para ir no primeiro horário dos autógrafos (naquele dia, aconteceu das 12h às 12h45 na Space Shop, loja oficial da NASA).

Na loja, subimos até o 2º andar e entramos na fila. Na nossa vez, eu estava com um caderno e caneta em mãos e minha mãe com o celular a postos, pronta para filmar e fotografar. Naquela quarta-feira, o astronauta que atendeu os visitantes era Mike Baker. 

Enquanto autografava meu caderno, contou que foi à Lua cinco vezes, a 50 anos atrás. Disse a ele que éramos do Brasil, perguntamos se ele conhecia o astronauta brasileiro Marcos Pontes e Mike respondeu feliz que “sim”. “Participamos de uma associação de astronautas e o Marcos é muito ativo no Brasil”, disse. 

Aproveitamos para dizer que meu pai, Paulo, é um grande fã de aviação (engenheiro mecânico de aeronaves, imaginem!), e pedi um autógrafo nominal para ele e para meu primo. Feito! O Mike foi muito simpático e solícito, e sem dúvidas, conhecer um astronauta é uma experiência marcante que vale a pena! 

Alimentação no Kennedy Space Center 

No complexo, há três lugares para comer: Orbit Cafe, Space Bowl Bistro e uma unidade da Starbucks. Logo que chegamos no Kennedy Space Center, tomamos um reforço de café da manhã na Starbucks. Lá, escolhemos latte café (café com leite e caramelo, que lembra o café com leite brasileiro), Strawberry Matcha (bebida de chá verde com espuminha de morango, bem gostoso) e dois paninis (pães) quentes com tomate e mussarela. Uma delícia!

Depois, no almoço, fomos ao Orbit Café e comemos sanduíche de frango empanado com acompanhamento de batatas fritas e refil de refrigerante, e de sobremesa, um mousse de limão e uma surpresa de Oreo (mousse de Oreo). Muito bom! Custou cerca de 50 dólares (total para nós duas, minha mãe e eu). 

Então, nossa sugestão é: se você quer fazer um lanche rápido, principalmente no café da manhã ou durante a tarde, sugerimos o Starbucks. Agora, se quiser mais opções, como sanduíches, hot dogs e lanches diferentes, o Orbit Cafe é o local. 

Lojinha oficial da Nasa

Quando estiver no Kennedy Space Center, dê uma passada na Space Shop, a loja oficial do complexo. Ela é bem grande, dividida em dois andares, e tem de tudo: camisetas, moletons, bonés, garrafinhas, chaveiros, canecas, nécessaires e claro, as jaquetas da NASA!

Elas merecem uma menção honrosa, pessoal: as jaquetas são lindas, tanto as femininas quanto as masculinas! Tem para todos os gostos: branca com bordado da NASA; cinza com “Rocket Scientist” (Cientista de Foguete) nas costas; e uma mais bonita ainda, a preta com tema das missões Apollo! Ela é bordada na frente e nas costas, foi o presente que trouxemos para o meu pai (e ele amou! Se sentiu o próprio Tom Cruise, em “Top Gun”!)

Além disso, pessoal, os pequenos não ficam de fora: tem Barbie astronauta, traje espacial para as crianças, Legos temáticos e muito mais. Ainda, você pode comprar e experimentar comidas que os astronautas comem durante as missões, como sorvete desidratado e muito mais! 

Dica: Nos fundos a loja, no primeiro andar, há uma área de Clearance, que significa liquidação e tem várias ofertas que você pode aproveitar. 

Como chegar ao NASA Kennedy Space Center

Para ir ao NASA Kennedy Space Center, optamos pelo transporte oficial do complexo. O ônibus (ida e volta) custa a partir de 89 dólares por pessoa e busca passageiros em Orlando e Kissimmee em seis pontos diferentes, incluindo um hotel da Disney (Disney Swan Resort), um da Universal (Pacífica Ballroom at Universal Roayl Pacific) e o ICON Park, centro de entretenimento de Orlando que tem a roda-gigante e fica na famosa International Drive. 

Escolhemos o ICON Park, que era mais próximo do nosso hotel (ficamos no Rosen Inn Lake Buena Vista) e embarcamos. O ônibus sai pontualmente às 08h e retorna do complexo da NASA às 17h, quando o Kennedy Space Center fecha.

A viagem de volta até Orlando leva cerca de uma hora ou um pouco mais, se houver trânsito. No nosso caso, não houve e chegamos em Orlando, no nosso ponto de desembarque (ICON Park), pouco depois das 18h. Vale lembrar que as mesmas paradas que o ônibus faz na ida (hotéis e ICON Park), ele também faz na volta, pessoal. Mas o transporte foi ótimo e superou nossas expectativas! 

O ônibus era limpo e novo, o motorista era habilidoso e nos levou com segurança. Além disso, fomos com o Joe, guia muito simpático que nos acompanhou no ônibus durante todo o trajeto até o Kennedy Space Center e no retorno a Orlando. 

Ao chegar no complexo, Joe nos indicou algumas atrações imperdíveis e também passou as instruções para a volta. No retorno, quando nos aproximamos de Orlando, uma surpresa – Joe nos deu um cartão postal do Kennedy Space Center com um recado escrito à mão. “Espero que tenha tido um dia divertido. Assinado: Joe.” Um fofo! 

O transporte oficial é operado pela GrayLine Orlando. Vale ressaltar que pesquisamos outras opções de transporte e a diferença de preço é bem grande. De transfer privado, por exemplo, o trajeto ida e volta dava 240 dólares e de Lyft (aplicativo de transporte parecido com 99 ou Uber, muito popular nos EUA), a ida era mais de 100 dólares e a volta passava dos 300 dólares (!). 

Então, pesquisamos na Internet e encontramos o serviço de transporte oficial da NASA. O valor (ida e volta) é bem mais acessível (pagamos 89 dólares cada pessoa) e contamos com todo o conforto e segurança. Nossa dica é comprar com antecedência pelo site oficial, assim você já garante seu lugar. Para comprar, acesse o site: kennedyspacecenter-tickets.com/pt/transportation

Dica bônus: Se quiser, você pode adquirir os ingressos para o Kennedy Space Center já com o transporte de ida e volta. Pelo mesmo link (kennedyspacecenter-tickets.com/pt/transportation), você tem acesso à essa e outras opções de ingresso. 

Como comprar ingresso e o que está incluso?  

Você pode comprar ingressos nas agências de viagens ou operadoras como CVC e Decolar, ou ainda pelo site oficial do NASA Kennedy Space Center. Fique atento (a) ao site oficial para aproveitar as promoções!

No ingresso está incluso entrada no NASA Kennedy Space Center Visitor Complex e acesso à todas as atrações que listamos acima: 

  • Space Shuttle Atlantis® featuring the Shuttle Launch Experience®
  • Gateway: The Deep Space Launch Complex® featuring Spaceport KSC®
  • Tour de ônibus com guia para além dos portões do complexo incluindo visita ao Apollo/ Saturn V Center
  • Heroes & Legends featuring the U.S. Astronaut Hall of Fame® presented by Boeing®
  • Astronaut Encounter (encontro com astronauta)
  • Planet Play (espaço para as crianças)
  • Rocket Garden e tour diários
  • Todos os shows do Universe Theater, 
  • Filmes do IMAX® Theather
  • Journey To Mars
  • Atração HYPERDECK (com reservas, conforme explicamos anteriormente). 

Atrações pagas à parte

As atrações pagas à parte são Chat With An Astronaut, onde os visitantes podem fazer perguntas à um astronauta por uma hora e tem almoço incluso; e o Astronaut Training Experience® (ATX), onde se sentem em um verdadeiro programa de treinamento de astronautas, com simuladores de caminhada em Marte e micro gravidade, por exemplo. 

Para adquirir essas experiências, é necessário acessar o site oficial do NASA Kennedy Space Center: kennedyspacecenter-tickets.com

Amamos à experiência e, sem dúvidas, o NASA Kennedy Space Center é surpreendente e vale a visita!

Texto e fotos por: Caroline Figueiredo. A repórter viajou a convite do NASA Kennedy Space Center. 

Comentários