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 Jardim Atlântico Resort transforma experiências de viagens com nova estrutura de inclusão e acessibilidade 

1 de setembro de 2025


Resort em Ilhéus (BA), investiu cerca de R$ 300 mil em estrutura, políticas e práticas que garantem acessibilidade e acolhimento a todos os perfis de viajantes

Nem todo conforto está na vista para o mar ou na piscina com hidromassagem. Muitas vezes, o diferencial que vai marcar a experiência do viajante está em um gesto simples, como garantir que todos possam ter momentos memoráveis de lazer, com respeito e segurança. No Jardim Atlântico Beach Resort, diversidade e inclusão não são tendências passageiras, mas compromissos de longo prazo. As iniciativas e adaptações vêm ganhando forma há mais de uma década, com ações concretas que fazem do resort referência em hospitalidade responsável. Ali, acolher é mais do que atender: é compreender.

“A busca por segurança, conforto e acolhimento para todos nos levou a estruturar, ao longo dos anos, uma série de ações para receber bem famílias completas, com várias gerações viajando juntas, que desejam se hospedar com conforto e segurança. Foi analisando as demandas e pensando nesse público que planejamos cada etapa das melhorias”, explica Leila Borges, gerente-geral do Jardim Atlântico. 

Desde 2012, quando foram adaptadas as primeiras acomodações para pessoas com deficiência (PCD), até 2025, com a aquisição da cadeira elevatória para piscina, o resort investiu cerca de R$300 mil em ações de acessibilidade. 

Cadeira elevatória na piscina. Foto divulgação.

Hoje, o Jardim Atlântico é o único empreendimento de Ilhéus a contar com uma cadeira na piscina, que funciona como plataforma elevatória, e que garante o acesso seguro de pessoas com mobilidade reduzida à piscina. A esse equipamento somam-se a cadeira anfíbia – que viabiliza a entrada no mar –, as cadeiras de banho de diferentes modelos e a cadeira de rodas de uso geral, para deslocamentos dentro do resort. “Muitos hóspedes ficam apreensivos com a tentativa de acesso à areia, por isso, oferecemos opções seguras e confortáveis para que todos possam aproveitar”, destaca Leila.

A preocupação com a inclusão também está na forma de atender e a equipe passa por treinamentos regulares com foco no acolhimento de todas as pessoas, incluindo viajantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outras doenças possíveis, por exemplo. As capacitações são conduzidas por psicólogos e especialistas e abordam temas como identificação de comportamentos, estratégias de abordagem, manejo emocional e adaptações da experiência do hóspede. “O acolhimento exige sensibilidade, respeito e conhecimento. Isso faz parte da nossa rotina”, reforça a gerente.

Desde 2023, o resort incorporou o tema ao seu Plano Anual de Treinamento, o que garante a regularidade da capacitação e a atualização constante da equipe. Além das capacitações voltadas ao TEA, também são trabalhadas questões de gênero, raça, etarismo, deficiência, diferenças religiosas, restrições alimentares ou políticas. O objetivo é construir uma cultura interna mais empática e consciente.

“Hoteleiro recebe bem a todos, esse é o nosso lema. Aqui, os colaboradores aprendem, desde a integração, que respeitar as diferenças é uma obrigação ética e uma condição para proporcionar experiências autênticas e memoráveis a todos os hóspedes”, afirma Leila.

A cultura da inclusão também se reflete no quadro laboral que, entre outros, tem profissionais PCD, menores aprendizes e indígenas, contemplando a importância histórica, cultural e social dos povos originários na região de Ilhéus. Vale reforçar também que 45% das vagas de trabalho são ocupadas por mulheres e que 70% da liderança do resort é feminina.

O reconhecimento dessa postura já é sentido na prática. Segundo a gerente-geral, a procura de hóspedes com algum tipo de deficiência ou com dificuldade de mobilidade vem crescendo ano a ano. O monitoramento foi intensificado em 2025 com a implantação de um novo sistema de reservas. E os resultados vão além dos números: “Somos conhecidos como um resort acolhedor e inclusivo. Temos relatos emocionantes de hóspedes que voltaram a viajar em família depois de muitos anos. Saber que fizemos parte disso é o que nos move”, finaliza Leila.

Leila Borges, foto Lorena Borges.

Pé na areia e urbano, ao mesmo tempo, o Jardim Atlântico Beach Resort está localizado a apenas dois quilômetros do aeroporto Jorge Amado e seis quilômetros do centro de Ilhéus, implantando em uma área de 34 mil metros quadrados de beleza natural e soma 129 apartamentos distribuídos em uma construção histórica e repleta de jardins.

Sua infraestrutura conta com portaria e recepção 24 horas, lobby bar, estacionamento, salão de eventos, mensageria, room service, baby copa e lojas (chocolate, artesanato e serviços de foto e passeios), banheiros adaptados nas áreas externas e rampas de acesso nas principais áreas, piscinas adulto e infantil, mais um conjunto de piscinas circulares com sistema de hidromassagem climatizada; sauna a vapor; academia; quadras de tênis, vôlei de praia e beach tênis; campo de futebol; kids club; salão de jogos; sala de massagem e salão de beleza.

Texto por agência e edição de Rebeca Dias

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