A Estância Balneária do Guarujá fica a 98 km de São Paulo é sinônimo de lazer e contato junto à natureza. São nada menos que 27 praias com um litoral bastante recortado com formato de um dragão.
Cada uma dessas praias tem a sua peculiaridade, extensão e beleza e fazem desse destino a soma perfeita de sol, mar e o verde da Mata Atlântica. Com águas geralmente límpidas, há orlas bastante urbanizadas e outras ainda selvagens, permitindo ao turista percorrer trilhas ou ir de barco para chegar até elas. A cidade é muito bem estruturada, pois, desde o final do século XIX, o turismo se desenvolveu de modo contínuo por lá.
A Ilha de Santo Amaro faz parte da Região Turística Costa da Mata Atlântica e atualmente tem cerca 300 mil habitantes. Durante a temporada de verão, o Guarujá chega a receber mais de 2,5 milhões de visitantes. O turismo de sol e praia é apenas uma parte das atrações, pois o destino é também procurado para congressos, seminários e eventos. À noite, a diversão se concentra nas praias mais centrais, onde há opções de restaurantes charmosos, boates, barzinhos com música ao vivo, shows, cinema, teatro, shoppings e um dos mais completos aquários de água salgada do Brasil. Portanto existem atrativos para o ano todo.
As praias mais procuradas são a de Pitangueiras e da Enseada, que são recomendadas para os que preferem ficar próximos de onde as coisas acontecem. Há outras bem pequenas e desertas, como a da Fortaleza da Barra Grande, de apenas 30 metros de extensão, para turistas aventureiros. Na Praia do Góes, com extensão de 250 m, há uma vila de pescadores, cujo acesso se faz por trilha ou barco de onde se pode avistar o mais belo pôr do sol da região. Dentre as praias mais conhecidas de Guarujá estão as de Pernambuco, do Tombo, Guaiúba, Astúrias e Perequê. Já praias como as de Cheira Limão e Sangava são para turistas bem desbravadores.

Praia do Tombo. Foto por: Divulgação Setur Guarujá
O local é também um ponto importante para a prática de ciclismo, pois ultrapassam 35 mil bicicletas que circulam pelas ruas e ciclofaixas locais, o maior número de todo o litoral paulista.
Se o visitante for apenas para descansar, a dica é ir ao destino fora da alta temporada, pois o Guarujá tem clima ameno e gostoso inclusive nos meses de maio a setembro, quando os índices pluviométricos são baixíssimos e acabam facilitando a vida dos visitantes. São praias, trilhas, fortes, mirantes e muita natureza numa cidade que aprendeu a desenvolver seu turismo e que dele se fez sinônimo.
Não deixe de ir conhecer
- …as fortalezas, como a de Santo Amaro da Barra Grande, entre as praias do Góes e de Santa Cruz dos Navegantes, um monumento histórico-militar do século XVI, com acesso por trilhas próprias ou embarcações. O Forte dos Andradas, entre a praias do Monduba e do Bueno, possui túneis com dezenas de galerias dentro do morro. Os fortes do Itapema e de São Luiz e São Felipe, do século XVI, estão entre os mais antigos do Brasil.
- …os mirantes como o do Morro da Caixa d’Água, com ótima vista das praias do Tombo e das Astúrias, perfeito para voos de parapente. O mirante do Morro do Maluf, ao final da Praia das Pitangueiras, oferece visão deslumbrante da Enseada, bom para o parapente e o rapel. Do mirante do Costão das Tartarugas, no final da Praia da Enseada, veem-se tartarugas marinhas no local onde elas se alimentam.

Acqua Mundo. Foto por: Divulgação
- …o maior aquário de água salgada da América do Sul, o Acqua Mundo, na Praia da Enseada. São mais de 230 espécies e mais de oito mil animais em exposição, divididos em 35 tanques temáticos. Há tubarões, pinguins, tartarugas, raias, répteis e lobo marinho. Destaca-se o tanque Oceano, com 800 mil litros de água marinha e visores laterais, para o turista interagir com os mergulhadores.
- …trilhas como a da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, com acesso pela estrada do bairro de Santa Cruz dos Navegantes, o nível de dificuldade é leve e conduz ao forte construído em 1584. Chega-se à trilha da Praia do Éden, pela Estrada de Pernambuco (Av. Marjory da Silva Prado), de carro ou a pé, até o topo do morro, a duração é de 20 minutos e há uma descida de 40 m por escadaria de pedras até à Praia do Éden, de areia clara e mar cor de esmeralda. Outras trilhas são a da Praia Preta e Camburi, a da Praia Branca, das Ruínas e do Conde.

Morro do Maluf. Foto por: Divulgação Setur Guarujá
Curiosidades
- Muito antes das tribos tupis chegarem à ilha de Santo Amaro, onde hoje se localiza a cidade do Guarujá, os homens dos sambaquis (há oito mil anos) ocupavam o território que, no século XVI, passou a fazer parte da Capitania de Santo Amaro, de propriedade de Pero Lopes de Sousa, irmão de Martim Afonso de Sousa. Durante séculos, a ilha foi esquecida, deixada em segundo plano ou sendo utilizada como atracadouro de navios para reformas.
- A Praia de Santa Cruz dos Navegantes, que tem uma vila de pescadores, marinas e estaleiros para barcos pesqueiros, foi assim batizada por Américo Vespúcio, em sua expedição náutica pela região, em 1502.
- A fundação de Guarujá se deu em dois de setembro de 1893. Somente com o ciclo do café, empresários vislumbraram em apostar suas fichas no turismo, criando balneários e hotéis de luxo, como o La Plage.
- Em 1911, o poderoso empresário americano Percival Farquhar (que construiu no Norte do Brasil a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, com a locomotiva “Mad Maria”) adquiriu a empresa que administrava o hotel, denominando-a de Companhia Guarujá.
- O Grand Hôtel de La Plage foi um marco no turismo de luxo, no Brasil, reinaugurado em 1912. Neste mesmo hotel viria a morrer, 20 anos depois, o aeronauta e inventor brasileiro Alberto Santos-Dumont.
- O nome Guarujá é derivado do tupi “agûarausá”, que designa um tipo de caranguejo, o guaruçá. Os tupis deram o primeiro nome à ilha (de Santo Amaro), como sendo Guaibê (lugar de caranguejos) ou também de Guaruya (passagem estreita).
Localizada a cerca de 1h30 do centro de São Paulo, a famosa Ilha de Santo Amaro é muito procurada por turistas durante o verão por causa das praias. Com a chegada da baixa temporada, é comum que o movimento caia nas ruas dessa região metropolitana. Mas nem só de praias vive a cidade. Para o turista que gosta de descobrir pequenas joias espalhadas pelo território brasileiro, o Guarujá pode se revelar uma fonte abundante de atrações, incluindo hotéis que são verdadeiros pontos turísticos.
Visite Guarujá, promove, venda e incentiva o destino com ações pontuais
Uma das entidades que tem realizado um trabalho de promoção e venda da imagem do Guarujá do Brasil para o mundo é o Visite Guarujá Convention Bureau. Aliás, um dos trabalhos é provar que a violência retratada na mídia em alguns períodos do ano passado, faz parte do passado. A cidade tem policiamento reforçado, tanto nas praias como na orla. Eles patrulham a região com motos, bicicletas, viaturas e postos avançados de atendimento, garantindo a segurança dos turistas. Os índices de criminalidade no Guarujá caíram de maneira substancial e, portanto, esse não é mais problema para quem visita a Ilha de Santo Amaro. Parte desse trabalho é do Trade Turístico local.

João Carlos Pollak. Foto por: Divulgação
Com uma sólida trajetória de mais de três décadas no setor hoteleiro de alto padrão, João Carlos Pollak é uma das lideranças mais respeitadas do turismo no litoral paulista e no Brasil. Atual presidente do Visite Guarujá Convention Bureau, Pollak também é o gerente geral do icônico Hotel Jequitimar Guarujá Resort & Spa by Accor, considerado um dos resorts cinco estrelas mais prestigiados do país.
Graduado em Turismo e Hotelaria, com especializações em Gestão Hoteleira e Administração de Negócios, João Carlos construiu sua carreira em redes internacionais como Accor, Intercontinental Hotels Group e Blue Tree Hotels, atuando em unidades de grande porte e destaque em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e cidades turísticas do Nordeste.
Como presidente do Visite Guarujá Convention Bureau, Pollak tem liderado com visão estratégica a articulação entre o setor público e a iniciativa privada para promover o turismo responsável, atrair eventos nacionais e internacionais e estimular o desenvolvimento econômico local com base na qualificação da oferta turística.
Defensor da gastronomia regional, da valorização cultural caiçara e da profissionalização da cadeia produtiva, João Carlos Pollak atua como elo entre o trade local e os grandes centros de decisão empresarial do turismo nacional. É também voz ativa em fóruns da ABIH-SP, FOHB, Resorts Brasil, UNEDESTINOS e entidades de governança turística regional, mantendo atuação firme em defesa de políticas públicas que incentivem investimentos e a sustentabilidade dos destinos.
A diretoria do Visite Guarujá Convention Bureau é composta por representantes de empresas líderes dos setores de hotelaria, varejo, turismo receptivo e serviços jurídicos, que atuam de forma integrada para fortalecer a imagem do destino e fomentar negócios que impulsionem o desenvolvimento econômico e social da cidade.
Para este ano as ações estão planejadas até o próximo mês de junho. Incluem: presença na FIT, Argentina; programação do próximo Encontro dos Embaixadores do Turismo Responsável em Guarujá e a realização do 1º Encontro da ABIH-SP em Guarujá. A partir de julho de 2025, as ações estão em fase final de definição para a renovação do convênio anual mantido com a Secretaria de Turismo do município.
O destino tem parceria com importantes operadoras : Queensberry Viagens, Teresa Perez Tours, Flytour, CVC, Decolar, entre outras que atuam no atendimento ao mercado de eventos corporativos, esportivos, sociais e as especializadas em ecoturismo. Mais de 60% do território na ilha está sob área de proteção ambiental.
Na recém realizada WTM Latin America, ocorrida em meados de abril deste ano, na cidade de São Paulo, Guarujá foi a primeira cidade brasileira a patrocinar iniciativa da Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo – Skål Internacional, presente em mais de 80 países, voltada à promoção turística integrada da América Latina. Participaram autoridades do Turismo do Brasil, Colômbia, Peru, Paraguai e Uruguai. Em consequência será lançado um primeiro roteiro que agrega alta gastronomia e oportunidades de negócios para investidores em visita às cidades de São Paulo, Guarujá, Cusco e Lima.
Ao todo são 68 associados diretos.
O calendário de eventos locais tem a Festa da Pitanga é um evento anual que celebra a pitangueira, árvore símbolo da cidade, com concursos de drinks e sobremesas de pitanga, música, praça de alimentação, brincadeiras para crianças e distribuição de mudas da árvore. A última edição foi realizada em dezembro de 2024. Também está programado o Festival Gastronômico para o segundo semestre deste ano, em parceria com várias outras entidades da sociedade civil organizada; o apoio do Sebrae, SP Produz e o patrocínio da iniciativa privada.
O Visite Guarujá Convention Bureau trabalha em parceria com 20 entidades associadas; 13 bares e restaurantes; 15 empresas do setor de comércio e serviços; 3 do segmento de mídia e 15 meios de hospedagem.
Onde comer
Muita gente diz que, em baixa temporada, não há o que fazer no Guarujá. Essas pessoas ignoram que caminhar na orla da praia à brisa noturna do mar é um programa excelente e que permite aos visitantes escolherem com calma um dos vários restaurantes disponíveis para jantar ou fazer um happy hour. Também é preciso considerar que atividades noturnas não precisam ser necessariamente fora de um hotel, principalmente quando a hospedagem que você escolheu tem opções para entretenimento dos hóspedes ao logo de um dia inteiro.

Rufino’s. Foto por: Divulgação
Podemos indicar os seguintes restaurantes. O Rufino’s é uma referência de tradição e qualidade. Inaugurado de 1970, o espanhol nascido em Vigo – uma tradicional cidade de pescadores na Galícia – ao aportar no Guarujá, percebeu que faltavam opções gastronômicas e resolveu então criar um restaurante com inspiração de sua terra natal. O mostruário com peixes inteiros, crustáceos e moluscos, todos in natura permite ao visitante entrar num mundo de sabor e delícias do mar. (instagram.com/rufinosguaruja)

Alcides Leite. Foto por: Divulgação
Outro local interessante é que deve ser visitado no Guarujá é o restaurante Alcide’s. Inaugurado em 1979, o Alcide’s Restaurante é um dos mais tradicionais restaurantes do Guarujá. Possui um cardápio variado, indo de Peixes & Frutos do Mar, passando por Carnes e Aves, até massas, o que agrada a todos os paladares. O espaço é comandado por Alci Leite. Seu ambiente rústico proporciona aconchego, segurança e descontração. Contudo, o que lhe confere fama, credibilidade e fidelidade de seus clientes é a qualidade de seus pratos, servidos com abundância e sabor especial. (alcidesrestaurante.com.br)

Les Èpices. Foto por: Cláudio Lacerda Oliva
Dentro do hotel Jequitimar o Les Èpices, Parte do famoso complexo Jequitimar, é aberto a não hóspedes mediante reserva. Em um ambiente requintado e com excelente atendimento são servidos pratos clássicos com um toque autoral.

Márcio de Jesus, maitre do Les Èpices – Foto por: Cláudio Lacerda Oliva
Onde ficar
Referência absoluta de luxo e conforto para quem visita o Guarujá, o Sofitel Jequitimar funciona como um ponto turístico por si só. Considerado um paraíso com serviços turísticos, o resort tem um design inesquecível e sofisticado, combinando vistas espetaculares para o mar ou para a Mata Atlântica. Além disso, você ainda pode desfrutar de piscinas, banheira de imersão, restaurante com culinária exótica, spa, academia, espaço kids, quadras poliesportivas e de tênis. Você também pode alugar canoas, pranchas para stand-up paddle e instalações para windsurf. Em resumo, o lugar perfeito para curtir momentos com a família e criar memórias que ficam para sempre. (all.accor.com/hotel/6383)

Enseada Premium Suítes. Foto por: Cláudio Lacerda Oliva
Já para quem prefere algo mais intimista, uma opção é hospedar-se na praia da Enseada, num hotel que leva o próprio nome dessa famosa praia: Enseada Premium Suítes. São apenas sete exclusivas suítes equipadas com frigobar, telefone, tv a cabo, cafeteira expressa, amenities da Boticário, decoração minimalista e um café da manhã pra lá de especial com mais de 50 itens. O Enseada Premium oferece ainda piscina aquecida, sauna e serviço de praia com rede, guarda-sol, cooler com produtos exclusivos e toalhas, para a comodidade dos hóspedes. (enseadapremium.com.br)

Casa Grande Hotel. Foto por: Pedro Rezende
O Casa Grande Hotel Resort & Spa, localizado na Praia da Enseada, no Guarujá, é um ícone da hotelaria cinco estrelas no Brasil. Com arquitetura colonial brasileira assinada por Adolpho Lindenberg, o resort alia tradição e sofisticação, oferecendo seis restaurantes, três bares, piscinas para todas as idades, spa com piscina aquecida, beach club com inspiração mediterrânea, academia de frente para o mar, salão de jogos, quadras esportivas e o recém-inaugurado Parque da Criança, com mais de 15 atrações. Além de sua estrutura completa, proporciona acesso privilegiado à natureza exuberante da região, com trilhas, passeios náuticos e experiências ao ar livre. (casagrandehotelresort.com.br)
Já o Hotel Doral Guarujá, também na Praia da Enseada, destaca-se pelo conceito boutique e atendimento personalizado. Ganhador do Prêmio Traveller’s Choice por sete anos consecutivos (2019–2025), oferece conforto à beira-mar com quartos elegantes, restaurante especializado em frutos do mar frescos, café da manhã com cozinha show aos fins de semana e estrutura pet friendly. Sua infraestrutura inclui piscina climatizada adulto e infantil, spa com sauna, jacuzzi e massagens, academia, salão de jogos, serviço de praia com desconto em quiosque parceiro, estacionamento com manobrista, sistema de segurança e acessibilidade. Com bicicletas disponíveis e espaços exclusivos como o solarium e o bar da piscina com música ao vivo, é ideal para quem busca uma estadia charmosa, segura e relaxante. (doralguaruja.com.br)
Como chegar
Para chegar ao Guarujá saindo de São Paulo é preciso acessar a SP-160 (Rodovia dos Imigrantes) até saída 57-B e SP-055 (Rodovia Cônego Domênico Rangoni).
Mais informações: visiteguaruja.com.br
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque por: Divulgação Setur Guarujá