logo

Telefone: (11) 3024-9500

Emirates lança ponte aérea humanitária para Turquia e Síria | Qual Viagem Logo

Emirates lança ponte aérea humanitária para Turquia e Síria

10 de fevereiro de 2023

Após os terremotos devastadores na Turquia e na Síria, a Emirates está criando uma ponte aérea com a Cidade Humanitária Internacional (IHC) para transportar suprimentos de ajuda emergencial, itens médicos e equipamentos para apoiar o trabalho de ajuda em solo e atividades de busca e salvamento nos dois países. As primeiras remessas devem sair hoje nos voos EK121 e EK117, com cobertores térmicos e barracas para famílias desabrigadas do ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), seguidas pela carga de ajuda da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Programa Alimentar Mundial (PAM) com kits médicos e itens de abrigo, com a coordenação da IHC em Dubai.

Nos próximos dias, mais carregamentos de cobertores, barracas, kits de abrigo, lanternas, rampas de distribuição de água e kits de saúde para emergências e traumas serão transportados pela Emirates.

A Emirates SkyCargo planeja dedicar espaço de carga para cerca de 100 toneladas de produtos de ajuda humanitária nas próximas duas semanas em seus voos diários para Istambul. Os suprimentos básicos de emergência transportados pela Emirates serão entregues por organizações locais às áreas afetadas no sul da Turquia e no norte da Síria, em apoio ao trabalho dos socorristas em terra e fornecendo a ajuda necessária às centenas de milhares de pessoas afetadas pelos terremotos.

Sua Alteza o Xeique Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e diretor executivo da Emirates, disse: “Estamos com o povo turco e sírio e estamos trabalhando com especialistas como a Cidade Humanitária Internacional para ajudar a fornecer ajuda emergencial aos afetados pelos terremotos, além de apoiar o trabalho complexo de salvamento no local. A Emirates tem vasta experiência no apoio a esforços de ajuda humanitária e, por meio de seus três voos diários para Istambul, vai oferecer capacidade regular e consistente em aeronaves de fuselagem larga para itens de ajuda e suprimentos médicos. A Emirates também apoia o trabalho contínuo dos Emirados Árabes Unidos de apoio à Turquia e à Síria e, com a localização especial de Dubai como o maior centro logístico de ajuda internacional do mundo, podemos chegar com eficiência às áreas atingidas por desastres e acessar as pessoas mais vulneráveis o mais rápido possível.”

Sua Excelência Mohammed Ibrahim Al Shaibani, Presidente do Comitê Supremo de Supervisão da IHC, disse: “A IHC continua empenhada em fornecer às pessoas afetadas pelos terremotos o apoio humanitário e os recursos necessários. Estamos tomando medidas urgentes para facilitar o transporte aéreo de suprimentos médicos vitais, itens de abrigo e outros produtos emergenciais da ACNUR, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Programa Alimentar Mundial (PAM) para atender à demanda urgente por ajuda nas regiões afetadas.”

A divisão de transporte aéreo de carga da Emirates mantém uma longa parceria com a IHC, permitindo que a companhia aérea lidere com agilidade e rapidez inúmeras missões de socorro, enviando suprimentos humanitários para comunidades em todo o mundo afetadas por desastres naturais, emergências médicas, surtos globais e outras crises.

Em 2020, a companhia aérea facilitou o trabalho de ajuda ao Líbano após as explosões no Porto de Beirute. Em 2021, a Emirates criou uma ponte aérea humanitária entre Dubai e a Índia para transportar itens médicos e de ajuda emergencial para ajudar o país a conter o surto de COVID-19. No ano passado, a companhia aérea ofereceu capacidade de carga para organizações que trabalham com a IHC para transportar equipamentos e suprimentos fundamentais diretamente para cinco cidades no Paquistão devastadas por enchentes.

Ao longo dos anos, a Emirates também realizou voos humanitários em parceria com a Airbus Foundation e, desde 2013, os voos tipo “ferry” com a aeronave A380 da Emirates transportaram mais de 120 toneladas de alimentos e equipamentos de emergência vitais para as pessoas afetadas.

Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa

Foto destaque por: Divulgação

Comentários