logo

Telefone: (11) 3024-9500

Desbrave a costa sul italiana em viagem de trem de Milão a Palermo | Qual Viagem Logo

Desbrave a costa sul italiana em viagem de trem de Milão a Palermo

5 de dezembro de 2023

A revista National Geographic recentemente divulgou uma lista imperdível: as experiências de viagem mais incríveis para se viver no mundo. Entre elas, está fazer viagens noturnas de trem pelo continente europeu, uma nova tendência frente ao crescente desestímulo de alguns governos daquele continente a viagens aéreas de curta distância e o quanto elas contribuem para a emissão de gases.

A viagem de trem, além de ser mais ecologicamente sustentável, é mais prática, pois a saída e a chegada se dão no centro das cidades, é possível passar a noite no trem, dormir e chegar descansado no destino.

Inspirada por essa sugestão, a Railclick, plataforma de venda de bilhetes ferroviários da Europa, selecionou uma das rotas mais encantadoras para que você possa conhecer melhor: a que liga Milão, capital da região da Lombardia, no norte da Itália, a Palermo, capital da ilha italiana da Sicília, no extremo sul italiano.

A rota noturna

Operada pela Trenitalia, a viagem de Milão para Palermo proporciona uma experiência única que pode durar até 20 horas. O ponto de partida, a deslumbrante estação Milano Centrale, considerada uma das mais belas da Europa, oferece uma introdução memorável à rota noturna.

Ao partir da agitada Milão, os passageiros são imersos em campos e colinas enquanto o trem se dirige em direção ao seu destino. As cidades ao longo do caminho exibem uma mistura única de arquitetura moderna e histórica, refletindo a rica herança cultural italiana.

À medida que o trem segue para o sul, adentrando a paisagem da Sicília, os turistas podem apreciar a mudança gradual na topografia, com colinas cedendo lugar a vales exuberantes e, finalmente, à costa do Mar Tirreno. Durante a noite, a sensação de cruzar a paisagem italiana sob um céu estrelado é verdadeiramente mágica.

O ápice da viagem: o Estreito de Messina

O ponto alto do trajeto é o Estreito de Messina, no mar Mediterrâneo, que separa a península Itálica da ilha da Sicília. A bordo de um ferryboat, os viajantes têm a oportunidade única de desfrutar belíssimas paisagens. É uma experiência bastante cênica, com as montanhas da Calábria e da Sicília proporcionando um pano de fundo impressionante.

Um café a bordo da balsa permite que os viajantes desfrutem de bebidas e comidas enquanto curtem a vista do Estreito. Mesas estrategicamente colocadas dentro do transporte tornam o ambiente confortável para aqueles que desejam viajar com mais conforto.

A distância entre os dois pontos da travessia marítima é de aproximadamente 3 quilômetros e leva 30 minutos, mas a correnteza e as condições do mar podem variar o tempo de passagem. Mesmo assim, os ferries são operados regularmente. O cruzamento desempenha um papel importante na conectividade e na vida cotidiana das pessoas que vivem na região, além de ser uma rota popular para turistas que exploram a beleza e a história da Sicília e do continente italiano.

Classes e comodidades

A operadora oferece diferentes classes e tarifas para escolher, de acordo com o orçamento e preferências. Na opção mais acessível, que custa, em média, 430 reais (a depender da data de viagem), o passageiro irá compartilhar um quarto com beliches com outras três pessoas, além de dividirem o banheiro. As comodidades a bordo incluem café da manhã, wi-fi grátis e TV.

Para quem busca um nível superior de conforto, a classe mais cara custa por volta de 1350 reais e possui um quarto privativo com cama, garrafas de água, casa de banho exclusiva, bebidas e petiscos grátis, ar-condicionado e até mesmo serviço de despertador.

Horários e Estações

Os trens noturnos partem em vários horários. Os três principais, que irão proporcionar a experiência de explorar a Europa a noite, são: às 19:35 da Milano Centrale, com parada em Roma e chegada prevista na estação central de Palermo às 11:57 do dia seguinte; às 20:10, partindo diretamente da Milano Centrale em direção à estação central de Palermo, com previsão de chegada às 16:55; e às 22:13 da estação Milano Porta Garibaldi, passando por Nápoles e chegando à estação central de Palermo às 19h. Os horários estão sujeitos a alterações.

Conhecendo as cidades: o que não perder

Em Milão, antes de embarcar para a Sicília, aproveite para explorar a riqueza cultural e artística da cidade, visitando a imponente Catedral de Milão, a obra “A Última Ceia’, de Leonardo da Vinci, o Castelo Sforzesco, a Galeria Vittorio Emanuele e o Teatro alla Scala. Não deixe de experimentar a deliciosa culinária local, com destaque para os risotos e os tradicionais pratos de massa.

Foto por Istock/ Xantana

Já na capital siciliana, mergulhe na atmosfera vibrante das ruas, descobrindo seu centro histórico, igrejas, palácios e o Mercado de Ballarò, repleto de cores, sabores e aromas. Visite também a Capela Palatina, um tesouro arquitetônico que reflete a rica herança da ilha, o Teatro Massimo e as praias da cidade.

Foto por iStock / lachris77

Aproveite a oportunidade e prove as comidas sicilianas autênticas, como a pasta alla Norma, prato composto por macarrão e berinjela, e a cassata, um bolo preparado com queijo ricotta açucarado, pão de ló, pasta reale (pasta feita de amêndoas) e fruta cristalizada.

Preparado para conhecer a Europa durante a noite e explorar paisagens, cidades e experiências? Acesse aqui o site da Railclick.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto destaque por Unsplash

Comentários