Cidade a cerca de 70 km da capital Natal (RN), abriga farol de 62 metros de altura e belas praias. Entre elas, a de Perobas
Consolidado como um dos destinos turísticos mais bem posicionados do Brasil, Natal (RN) e seus arredores encantam os visitantes devido a sua ampla oferta hoteleira, gastronomia variada e atrativos turísticos que unem a beleza natural de praias e unidades de conservação ao rico patrimônio cultural. Outubro é considerado um dos melhores meses para conhecer a região graças a uma ótima combinação de fatores: clima seco, pouca chuva e temperaturas mais amenas.
Para os que gostam de explorar um destino em profundidade e, por isso, passam mais tempo viajando, uma dica é conhecer a cidade de Touros e seus atrativos. Entre eles, a Praia de Perobas, a mais famosa da localidade, e o Farol de Calcanhar. A cerca de 70 km da capital potiguar, é chamado popularmente de “esquina” ou “cotovelo”, entre outros apelidos, por ser o município mais ao noroeste do Brasil, onde o litoral faz uma curva.
A seguir, listamos cinco atrações fantásticas que você não pode deixar de conhecer em Touros. Ao terminar o passeio, a sugestão é descansar em Natal (de carro, o trajeto dura cerca de 1h20m) no conforto de um hotel exclusivo à beira-mar. Na Praia de Ponta Negra, a sugestão é o Vogal Luxury Beach Hotel & SPA, com cinco piscinas, pool bar, habitações com vista para o mar, spa L’Occitane, restaurantes, fitness center e beach service.

Praia de Perobas
Cheia de barcos pesqueiros, a Praia de Perobas encanta com seus vários coqueiros e ar de cidade do interior. Um dos grandes atrativos são as piscinas naturais, chamadas de parrachos, a cinco quilômetros da linha da costa. Eles compõem a Área de Proteção Ambiental Recifes de Corais, abrangendo as cidades de Touros, Rio do Fogo e Maxaranguape. Uma visita – e um mergulho em suas águas cristalinas – proporcionam aos visitantes uma experiência inesquecível.
Farol de Calcanhar
Tido como o segundo maior farol da América Latina, segundo a Marinha, o Farol de Calcanhar, na praia de mesmo nome, tem 62 metros de altura, o equivalente a um prédio de 16 andares. O facho luminoso, por sua vez, avança no mar até uma distância de 70 quilômetros da costa. É possível visitar o interior da atração, que completará 113 anos em dezembro, e ir até o topo. Porém, é necessário subir 298 lances de escada. Esteja preparado! O farol fica no ângulo agudo que confere à praia o título de “cotovelo do Brasil”.
Praia de Carnaubinha
Considerado um dos melhores lugares de Touros para apreciar o pôr do sol. Trata-se de uma praia mais isolada e sem muita infraestrutura de restaurantes, mas que se destaca pelas formações de dunas nos arredores. A areia fina, por sua vez, é boa para fazer caminhadas. O mar não é dos mais tranquilos. Portanto, ao mergulhar, preste atenção à correnteza.
Marco Zero
Uma opção para quem quer conhecer mais do município além das praias é o Marco Zero da BR-101, que registra o “começo” da rodovia que começou a ser construída nos anos 1950. Um grande arco de pedra com uma placa sinaliza o ponto geográfico. O letreiro anunciando “Marco Zero” com uma miniatura de farol ao lado é uma referência ao Farol do Calcanhar.
Igreja Matriz
A Igreja Matriz de Bom Jesus dos Navegantes é a principal de Touros e foi construída entre 1778 e 1800. Ela abriga a imagem do padroeiro da cidade, e é lá onde são realizadas as principais celebrações católicas do município.
Imagem destaque por Divulgação
Texto por agência com edição de Isadora Lacerda
