Personagens únicos, sabores exclusivos e experiências acessíveis são um convite para prestigiar e viver um Natal cheio de encantamento e magia
Papai Noel, luzes coloridas e cintilantes, a árvore enfeitada. Existem tradições de Natal, aquelas que aquecem o coração não importa onde estejamos, que se repetem em diversos lugares do mundo. Em Joinville, não é diferente: esses símbolos fazem parte do circuito natalino e ajudam a compor um cenário mágico e encantador.
Mas quem passeia pelas praças e ruas centrais da cidade nessa época do ano descobre que por aqui a festa ganha um toque especial, uma identidade própria. É um Natal que mistura história, sabor e inovação de um jeito que só Joinville sabe fazer.
Conheça as particularidades que tornam o Natal de Joinville uma experiência verdadeiramente única:
1. Personagens exclusivos
O Natal de Joinville tem moradores ilustres que não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo. Os duendes Chineque e Chimia, por exemplo, carregam no nome homenagens às saborosas comidas típicas da cidade. O chineque é um tradicional pão doce coberto com farofa crocante; já a chimia é um patê de linguiça, típico da culinária alemã, ótima opção para passar no pão.
Outra personagem marcante é a curiosa e sonhadora menina Francisca, que se chama assim em uma referência à origem da cidade, que teve como primeiro nome Colônia Dona Francisca. E, completando o time, está o famoso Fritz, o jacaré-de-papo-amarelo que vive no Rio Cachoeira, bem no coração de Joinville.
Quem quiser encontrar com Chineque, Chimia e Fritz é só visitar a Praça da Artes (Praça Nereu Ramos), de terça a domingo, das 19h às 23h.
2. Chinequetone: o sabor exclusivo do Natal joinvilense
Se o panetone é o sabor das festas natalinas Brasil afora, em Joinville ele ganha uma releitura local e exclusiva: o chinequetone. A iguaria une o panetone tradicional ao sabor marcante do chineque, paixão joinvilense.
Produzido exclusivamente para o Natal de Joinville, o doce pode ser encontrado nas versões com frutas cristalizadas ou com gotas de chocolate. A venda é feita na Loja Encantada, anexa à Casa do Papai Noel (na Praça Dario Salles).
3. Acessibilidade que acolhe
Um dos pilares do Natal de Joinville é ser acessível, inclusivo e gratuito. Ao lado da Vila do Papai Noel, no Ginásio Abel Schulz, há um Espaço de Acomodação Sensorial e acolhimento para receber pessoas com deficiência, gestantes, idosos e lactantes, por exemplo. No local é possível se hidratar, descansar e pegar a fita de identificação que garante acesso preferencial às atrações.
O evento também oferece brinquedos adaptados, audiodescrição nas atrações, equipes de apoio e orientações especiais. O compromisso com a inclusão rendeu ao Natal de Joinville, em 2023, o Troféu Boas Práticas, entregue durante o Summit Cidades, em Florianópolis.
4. Visita guiada com audiodescrição para pessoas com deficiência visual
Outra experiência do Natal de Joinville, essa oferecida para pessoas com deficiência visual, é a visita guiada com audiodescrição. Na iniciativa, os participantes percorrem o circuito natalino utilizando um aparelho com fone de ouvido para acompanhar a narrativa do audiodescritor, que descreve cores, tamanhos, formas, texturas e cenários em detalhes. O toque nas decorações também é incentivado para ampliar a experiência sensorial.
Nessa edição, as visitas estão marcadas para os dias 30 de novembro e 5 e 13 de dezembro. Para participar é preciso fazer o agendamento prévio pelo telefone (47) 99945-4969.
5. Tecnologia e conectividade a serviço da magia
Para ninguém perder nada do que vai rolar no evento, a tecnologia é uma grande aliada. O App Natal de Joinville permite acompanhar a programação completa, acessar o mapa do circuito, receber novidades e notificações importantes. Por meio dele, é possível participar do Circuito Premiado, uma experiência gamificada que recompensa quem fizer check-in em todas as atrações.
E para garantir que todos compartilhem seus momentos em tempo real, todo o circuito conta com wi-fi gratuito disponível.
6. Rádio Natal de Joinville
A imersão no clima natalino é acompanhada por uma sonorização exclusiva. A Rádio Natal de Joinville, que pode ser sintonizada na frequência 106.0 FM durante o passeio, não só embala a caminhada com músicas temáticas, mas também divulga atrações e serviços oferecidos pelo evento, funcionando como um guia sonoro para os visitantes.
E tem muito mais para toda a família
A programação do Natal de Joinville conta com mais de 20 atrações gratuitas. Entre os destaques, estão a pista de patinação no gelo, o carrossel, os desfiles de Natal com alegorias, a Casa do Papai Noel, o novo Bosque Encantado – Caminho de Luzes, o Mercado de Natal, as apresentações culturais, o túnel iluminado e muito mais.
“O Natal de Joinville fortalece a magia dessa época e transforma o circuito natalino em um verdadeiro cenário de encantamento. Nosso desejo é que os visitantes sejam envolvidos por essa atmosfera e continuem celebrando o espírito de Natal em suas casas, com suas famílias”, afirma Camila Duarte, presidente do Instituto Natal Joinville.
Promovido pela Prefeitura de Joinville e realizado pelo Instituto Natal Joinville, o evento segue até o dia 4 de janeiro. A programação completa e os horários de funcionamento estão disponíveis no site oficial: nataldejoinville.com.br.
Serviço:
O quê: Natal de Joinville 2025
Quando: até 4/01/2026 (exceto às segundas-feiras e nos dias 24/12, 31/12 e 01/01), das 17h às 23h
Onde: Circuito de Natal – Praças Dario Salles, da Bandeira e Nereu Ramos, Travessa Bachmann, Rua das Palmeiras, Prefeitura, Rua Rio Branco e Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC)
Quanto: Gratuito
Mais informações: https://www.nataldejoinville.com.br/
Texto por agência com edição de Rebeca Dias
