logo

Telefone: (11) 3024-9500

Brasil na COP 30: objetivos, temas e impactos à população | Qual Viagem Logo

Brasil na COP 30: objetivos, temas e impactos à população

7 de novembro de 2025

Evento sobre mudanças climáticas acontece em novembro, em Belém (PA) 

Em 2025, o Estado do Pará se prepara para sediar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas. Este evento, que ocorre todos os anos, é um encontro de nível global onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças climáticas em todo mundo. 

Assim como grande parte dos estados da região Norte do Brasil, o Pará abriga em seu território, um pedaço da Amazônia – a maior floresta tropical do planeta, que apresenta rica biodiversidade e reúne milhões de espécies de plantas e animais. 

Nesta quinta-feira (06/11), a Cúpula do Clima de Belém teve início, com discurso do Presidente Luís Inácio Lula da Silva na cerimônia de abertura, destacando a importância da proteção ambiental. 

Reunindo líderes de 153 delegações de todo o mundo, é de extrema importância que este importante evento, um dos mais reconhecidos dentro deste tema, ocorra no Brasil. Assim, representando uma oportunidade histórica para o país reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global, além de ampliar a voz das principais comunidades atingidas pelos efeitos das mudanças climáticas. 

Como principais objetivos, a conferência deste ano pretende reavaliar as diretrizes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), fortalecer metas de redução de emissões de gases de efeito estufa, e elaborar novos objetivos. 

A chamada transição energética está entre os temas de maior destaque, com grande potencial entre as soluções para a desaceleração do aquecimento global. Associada com substituição gradual de fontes de energia não renováveis, como petróleo, carvão e gás natural, por fontes renováveis e sustentáveis, como solar, eólica e hídrica; tem como objetivo a descarbonização. 

Foto por Bruna Brandão

Impactos para a cidade de Belém

A realização da COP 30 em Belém trará muitos impactos positivos no turismo da cidade, gerando diversos benefícios econômicos. Com o aumento do fluxo de turistas nacionais e internacionais, há a melhoria da infraestrutura local, impulsionando a economia, gerando empregos e estimulando setores como hotelaria, serviços e comércio. 

No âmbito social, pode também fomentar novos negócios e investimentos em transição energética, impulsionar o desenvolvimento de projetos de restauração florestal e fortalecer o debate sobre justiça climática e os impactos socioeconômicos das mudanças do clima.

Porém, a cidade ainda apresenta muitos problemas, como a mobilidade urbana limitada e a falta de saneamento básico em alguns locais. Com alto fluxo de pessoas, atraídos para a cidade por conta do evento, há uma sobrecarga da capacidade de alocação e locomoção destas pessoas, algo que também deve ser repensado para não afetar negativamente a população local.  

Foto destaque por Bruna Brandão

Texto por Isadora Lacerda

Comentários