O governo da Bahia, por meio de sua Secretaria de Turismo, realizou o lançamento oficial da temporada de São João em roadshow que começou em São Paulo na última quarta (07), com a presença de operadores e agentes de viagem. Na sequência da capital paulista, o lançamento inclui ainda eventos nos principais mercados emissores para o estado, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Distrito Federal, além de Buenos Aires, Santiago e Montevidéu – cidades na América Latina que têm voos diretos para a Bahia.

Foto por Patrícia Chemin
Com um calendário vasto e atrações de peso, o São João agita todo o estado durante o mês de junho, desde as comemorações do Dia de Santo Antônio (13), passando pelo São João (24) e terminando no São Pedro (29). “É o Carnaval pulverizado”, compara Pedro Gramacho, diretor de Promoção da Secretaria de Turismo do estado da Bahia (foto abaixo).
Gramacho afirma que as festas não se limitam a Salvador ou ao litoral: “desde a capital até o interior, todas as cidades sem exceção param para comemorar o São João. Então, cidades que, durante o decorrer do ano não são expoentes turísticos, nesse período passam a receber milhões de pessoas de todos os lugares, tanto regionalmente e nacionalmente quanto internacionalmente”.

Foto por Patrícia Chemin
Os tradicionais festejos costumam incluir um São João público e gratuito, promovido pelas prefeituras, e, em paralelo, as festas privadas – mas sempre com uma saborosa gastronomia, decoração típica de arraial e grandes calendários de shows e eventos. Para Gramacho, o São João “consegue movimentar a economia de forma extraordinária”, ainda mais sendo um período de baixa sazonalidade no Nordeste.
O diretor ainda afirma que, nesta época, o diferencial da Bahia é que o visitante consegue combinar o São João com a variada oferta turística do estado: “a possibilidade de você ir para o São João e, em paralelo a isso, fazer ecoturismo na Chapada Diamantina. Ir ao São João e fazer a Rota do Chocolate na Costa do Cacau, ou desfrutar das praias e seguir para os resorts”.
Mais informações em: ba.gov.br/turismo
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: Patrícia Chemin