Neste domingo, dia 9 de novembro, ocorrerá o Grande Prêmio de São Paulo no Autódromo José Carlos Pace. A Race Week, além de treinos e qualificações, contará com uma corrida sprint no sábado, desfile de carros e pilotos, corridas de outras categorias e shows de artistas como Seu Jorge, a dupla Matheus e Kauan e Thiaguinho, que cantará o hino nacional no evento.
Também não poderia deixar de citar a presença do piloto brasileiro Gabriel Bortoleto no grid, o primeiro a correr em Interlagos desde Felipe Massa, em 2017. O jovem piloto da Sauber é o vigésimo oitavo brasileiro a disputar uma corrida em casa.
O Grande Prêmio de São Paulo segue sendo um dos eventos que mais atrai turistas para a cidade. Segundo o Ibope Repucon, houve um aumento de 62,5% no interesse dos brasileiros pela modalidade nos últimos 6 anos, com crescimento de 49% do público feminino desde 2020 e aumento do interesse do público jovem, que representou 40% dos presentes do GP do Brasil em 2024.
A transmissão do evento, que alcança 180 países, atrai ações de marketing de patrocinadores de todo o mundo e consequentemente, o público estrangeiro, consolidando São Paulo como um destino turístico internacional.
Turistas e o público fã do esporte se encontram em bares e restaurantes para assistir aos treinos, qualificatórias e corridas, impactando diretamente na economia do país. Segundo especialistas, cada turista gasta em média R$6 mil durante a hospedagem na cidade, especialmente com o setor alimentício e em artigos relacionados, como vestimentas das marcas oficiais.
São muitos os benefícios na economia do país: na rede de hotelaria, estima-se que a ocupação seja de 100% e em termos econômicos, os benefícios podem chegar a até 2 bilhões de reais.
Texto por Rebeca Dias
