A 5ª edição da Ópera da Serra da Capivara apresentará “Carmen do Sertão”, um espetáculo inspirado na clássica obra “Carmen”, do compositor francês Georges Bizet, e que irá reunir temas como o protagonismo feminino, preservação do meio ambiente e todo o regionalismo nordestino, exaltando a força da mulher sertaneja.
Será um enredo embalado com muita música, dança, teatro, circo e tecnologia de ponta, abrigado no cenário deslumbrante da Pedra Furada, localizada no coração do Parque Nacional da Serra da Capivara, no sudeste do Piauí, em três dias de apresentações (de 27 a 29 de julho), seguidas de shows com renomados artistas.
“Carmen do Sertão” dá início ao ciclo de releituras de peças mundialmente conhecidas, reimaginadas a partir de um olhar que mescla características brasileiras às narrativas clássicas e que pretende oferecer uma experiência inesquecível aos espectadores.
Retorno em grande estilo
Esse novo momento da Ópera da Serra da Capivara vem após o fechamento da primeira trilogia de espetáculos, iniciada em 2017, que já contou a história dos povos ancestrais, a representatividade dos povos indígenas e, por fim, com o Ato Carcará (em 2019) celebrou a vida dos homens e mulheres sertanejos.
Em julho de 2022, o evento foi retomado após um hiato de dois anos, provocado pela pandemia de Covid-19, com uma homenagem à arqueóloga franco-brasileira Niède Guidon, considerada um dos nomes mais atuantes na conservação e manutenção de relíquias históricas no Brasil, além de responsável pela criação do Parque Nacional da Serra da Capivara, na caatinga piauiense em 1979.
“Nessas quatro edições conseguimos entregar espetáculos lindos, reunindo elementos históricos com arte, envoltas no que há de mais moderno, em termos de tecnologia. São eventos de organização complexa e em formato inédito no país, realizados em uma unidade de conservação, pautados principalmente pelo cuidado e o respeito ao meio ambiente”, conta Sadia Castro, diretora-geral da Ópera.
Sadia destaca que o evento é tradicional no calendário de festas da região e mais uma oportunidade, em termos de iniciativa, para as pessoas apreciarem a cultura. “Todos os anos montamos uma programação planejada com muito carinho, pensando em levar beleza, arte e entretenimento”, completa.
Ela acrescenta sobre o caráter social e econômico do evento para os municípios. Explica que, nas contratações, são priorizados sempre os profissionais locais. “Da marcenaria, ao serralheiro; no transporte, na alimentação das equipes; no receptivo, o balé, os artistas e mais. É uma maneira de incentivar nossos pratas da casa, fomentar os negócios e ajudar no desenvolvimento do Piauí”, finaliza a diretora.
Programação em 2023
O festival ocorre entre os dias 24 e 29 de julho, sendo que o ato principal (Carmen do Sertão), seguido dos shows com ritmos diversificados, acontece de 27 a 29 de julho. No Parque, além do romantismo e talento de um dos maiores nomes da MPB, o maranhense Zeca Baleiro, o público irá dançar ao som do carimbó e todo o gingado paraense dos cantores Lia Sophia, que estreia na Ópera da Serra da Capivara, assim como Felipe Cordeiro, artista da cena contemporânea conhecido pela mistura de ritmos populares.
Também haverá mais atividades em São Raimundo Nonato (PI), que também terá um line-up especial — mais precisamente, na segunda e na terça-feira (24 e 25 de julho) com as apresentações de Renata Rosa e As Fulô do Sertão pelo ‘Ópera na Cidade’, na Praça Abrigo, e o DJ sulista Gil Preto retorna aos palcos piauienses com uma setlist repleta de brasilidades na discotecagem (toda a programação musical está sujeita a alterações).
Venda de ingressos
Os ingressos para espetáculo e shows no anfiteatro da Pedra Furada são vendidos em pelo site. Eles custam R$ 398,00 (inteira) e R$ 199,00 (meia), mediante apresentação da carteira estudantil ou via Ingresso Solidário (com a entrega de 1 kg de alimento não perecível).
Mais informações em: operadaserradacapivara.com.br
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação Ópera 2022