Um parque público, gratuito, de grandes dimensões e brinquedos (inclusive aquáticos) para crianças de todas as idades. O Mundo das Crianças, à beira da represa que abastece a cidade de Jundiaí (SP) em uma extensão da área de preservação, inaugura, no dia 8 de novembro, uma pré-exposição do Zoo Urbano na Casa da Árvore onde conhecerão os processos artísticos, concepção das obras que serão expostas, maquetes e, também, poderão brincar de colorir e brincar enquanto aguardam a Exposição Oficial, que será inaugurada no dia 3 de dezembro e vai ocupar todas as áreas do Mundo das Crianças.
A partir de 3 de dezembro os visitantes irão conhecer e se divertir com 10 animais gigantes feitos com materiais reciclados e esculpidos por diferentes artistas brasileiros.
Entre eles, o Gato Salem, um dos maiores ícones dos anos 1990, que conquistou o coração de uma geração inteira por ser um gato sarcástico e cheio de personalidade na série Sabrina, Aprendiz de Feiticeira feito com 116 quilômetros de fitas VHS interceptadas do lixo e ressignificadas.
Como uma forma de reforçar as campanhas que alertam para o perigo de dirigir após a ingestão de bebida alcoólica, outro animal em exposição será uma anta, que é recheada de garrafas de bebidas produzida pelo artista Betto Damasceno, que, por meio da sua arte e da sua história pessoal concebeu a obra.
E não para por aí. A exposição também inclui o macaco cujo destaque é para a sua orelha. Ele traz uma versão de telefone antigo feito de latinhas e assinado pelo artista veterano do Zoo Urbano Subtu.
O público ainda poderá visitar a Pedra da Onça Parda, pertinho de uma cachoeira, inspirada na pedra do filme “Rei Leão” feita com ferros de construção.
“O ZOO URBANO tem como principal objetivo a consciência coletiva e o engajamento dos indivíduos, comunidades, empresas e artistas. São obras de arte gigantes em formato de animais feitas com materiais reciclados realizadas por artistas plásticos brasileiros. As obras gigantes geram além de uma diversão um grande impacto aos visitantes e por serem feitas com materiais reciclados proporcionam reflexões quanto a transformar o lixo em obra de arte. Transformar o plástico em plástica”, comenta o curador da exposição, Roberto Parisi.
Diversão garantida
O parque ocupa um espaço inovador — são 170 mil metros quadrados de área — dedicado a diversão, alegria, aprendizagem e interação com a natureza, além de estimular o contato e a interação com a natureza, o brincar e a experiência.
O parque oferece estações de brinquedos, paredes de escalada, quadras esportivas, pista de skate, áreas verdes para lazer, cultura e aprendizagem, fontes interativas e trilhas.
Contato com a natureza
Um dos objetivos do Mundo das Crianças é desenvolver atividades educacionais voltadas ao meio ambiente, de modo interativo e divertido. Com esse intuito, o espaço garante acessibilidade para todas as pessoas, oferecendo trilhas, ambientes lúdicos e criativos.
Com extensa área verde, o local conta com diversidade na fauna e na flora, além elementos naturais e essenciais para o desenvolvimento das crianças, como o contato com a água, com a terra e com a natureza, a fim de desenvolver imaginação, criatividade e movimento.
Além disso, é possível ver animais em torno do parque, entre as árvores, sobrevoando as áreas ou ainda na represa. Todas as áreas são nominadas com referências à Serra do Japi, para aproximar as crianças e demais frequentadores da biodiversidade presente na reserva natural da região.
Há, também, informações sobre as espécies de árvores, contato com a natureza. São mais de 13,5 mil árvores plantadas, além de sugestões de trilhas.
Parte do piso emborrachado presente no Mundo das Crianças é mais uma ação sustentável? Isso mesmo: o piso de borracha que está nos parques infantis é feito de pneu triturado que deixou de ser jogado no meio ambiente.
Aventura
Para proporcionar interação, criatividade e desenvolvimento, há, ainda, pistas de caminhada e de ciclovia, 14 quadras para a prática de esportes, playgrounds com fonte interativa e parede de escalada, áreas verdes e o foguete símbolo do mundo, além da casa na árvore.
Tem, ainda, Animais da Serra, Arena Capivara, Cápsula do Tempo, Casa da Árvore Pica-Pau, Fontes Interativas, Mirante, Parkour Borboleta, Praça Jaguatirica e Riacho Jundiá, entre outros.
Serviço
Aberto de terça-feira a domingo, das 7 às 17 horas.
Acesso liberado de terça a sexta-feira e agendamento obrigatório para visitação aos fins de semana e feriados pelo site: mundodascriancasjundiai.com.br/agendamento/
Acesso e estacionamento gratuitos.
Local: Rodovia João Cereser, Pista Sul, Km 64+400, em Jundiaí, São Paulo.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto: Divulgação