logo

Telefone: (11) 3024-9500

5 atrações para conhecer em Penha, Santa Catarina | Qual Viagem Logo

5 atrações para conhecer em Penha, Santa Catarina

8 de fevereiro de 2020

A cidade de Penha, a 125 quilômetros de Florianópolis, é parada obrigatória de quem busca aventura e diversão. Isso por conta de seu tão famoso parque temático do Beto Carrero.

Mas engana-se quem pensa que o destino se resume a isso. Com natureza intocada, um litoral repleto de belas praias e forte presença da cultura açoriana, o lugar merece uma visita com mais calma, para apreciar tanto seu lado natural, quanto o urbano, já que ambos convivem em harmonia por ali.

A seguir, listamos cinco atrações imperdíveis para conferir na cidade catarinense:

Praias

Foto por Renato Soares/ MTUR

Foto por Renato Soares/ MTUR

Penha tem cerca de 20 praias de águas cristalinas verde-esmeralda e areias branquinhas, típicas dessa região da Costa Verde & Mar. A Praia Vermelha, com poucas construções nos arredores, preserva seu clima selvagem, oferecendo uma boa opção para quem busca sossego. Apesar de seu mar com muitas ondas, a praia é passeio até para os menos radicais. Vale a pena avistar seu belo panorama do alto do mirante, onde podem ser observadas cidades como Itapema, Porto Belo e até o badalado Balneário Camboriú.

Destacam-se ainda as praias da Paciência, com suas águas calmas, a Alegre, ideal para esportes aquáticos, a da Saudade, point dos surfistas, e a de São Miguel, com barquinhos completando o cenário.

Beto Carrero

Foto por IStock/ vbacarin

Foto por IStock/ vbacarin

Mais parque temático da América Latina, o Beto Carrero World é a atração mais famosa da cidade, atraindo turistas do Brasil inteiro. Com mais de 100 atrações divididas em nove áreas com diferentes temáticas, o parque ocupa uma área de 14 milhões de metros quadrados.

Seus espaços tematizados oferecem brinquedos – radicais ou não -, espetáculos e atrativos lúdicos para adultos e crianças. Entre os destaques estão: a Fire Whip, primeira montanha-russa invertida do Brasil, a Big Tower, que proporciona uma descida de 100 metros de altura, a Vila do Velho Oeste, a Casa do Beto Carrero, Vale Encantado e as áreas de Madagascar e Hot Wheels.

Durante o ano inteiro, os visitantes contam com diversos pacotes do Beto Carrero para visitar o parque em família aproveitando todas as atrações de diversão e aventura.

Trilhas

Foto por Rodrigo Meuer via turismo.penha.sc.gov.br

Foto por Rodrigo Meuer via turismo.penha.sc.gov.br

Com natureza exuberante, a cidade é boa opção de ecoturismo. Ali, é possível fazer a Trilha das Nascentes, que sai da comunidade de Olaria, passa por mirantes e trechos de mata preservada até chegar à nascente da Praia Vermelha, onde a água doce desce desde o morro até a beira do mar.

Outra opção é a rota Caminhos do Pescador, com 12 quilômetros de percurso. A caminhada tem trechos íngremes que exigem preparo físico de seus visitantes, mas compensa qualquer esforço com nascentes, cachoeiras e pássaros que vão sendo encontrados pelo caminho.

Capela de São João Batista

Foto por Renato Soares/ MTUR

Foto por Renato Soares/ MTUR

Marco zero da cidade, a capela é considerada uma das mais antigas do Estado e já foi tombada pelo Patrimônio Histórico. Construída pelos portugueses em 1759, a igreja ainda conserva sua estrutura da época.

Além disso, o cartão-postal local tem bela vista dos arredores da Armação de Itapocorói, vila açoriana de pescadores onde, anos depois, fundou-se a cidade. As embarcações de pesca artesanal completam o cenário cheio de história e cultura.

Gastronomia

Foto por IStock/ simona flamigni

Foto por IStock/ simona flamigni

Tendo a gastronomia açoriana como grande referência, Penha oferece peixes e frutos do mar como grandes destaques. Os mariscos são estrela por lá e contam até com um festival anual, que oferece, além de pratos criativos com a iguaria à milanesa, gratinada ou no bafo, uma extensa programação de shows.

Na cidade, há também forte influência da cozinha indígena, com ingredientes como mandioca, amendoim e milho muito presentes em seus pratos. Não à toa o pirão d’água é o acompanhamento mais tradicional da região.

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Renato Soares – MTUR

Comentários