logo

Telefone: (11) 3024-9500

Saturnia: banhos termais gratuitos em plena Toscana | Qual Viagem Logo

Free spas in Tuscany, Saturnia province of Grosseto ItalyFree spas in Tuscany, Saturnia province of Grosseto Italy

Saturnia: banhos termais gratuitos em plena Toscana

7 de julho de 2017

Saturnia é o nome de um pequeno vilarejo típico da Toscana, como outros tantos que existem nessa região da Itália. O lugar passaria longe dos radares turísticos se não fosse por uma atração singular e muito popular: as Cascate del Mulino – ou, em português, as Cachoeiras do Moinho. Ali, os visitantes podem se banhar em águas termais ao ar livre durante o ano todo e, o melhor, totalmente de graça.

Foto por iStock / mauriziobiso

Foto por iStock / mauriziobiso

As tais cachoeiras são na verdade uma série de pequenas quedas formadas pelas águas de uma das nascentes termais de Saturnia. As águas escorrem por várias piscinas naturais dispostas em degraus entre as pedras, formando um cenário lindo e muito diferente, ao lado de um velho moinho de pedra (daí o nome do lugar). Como são bem rasas, as piscinas funcionam quase como banheiras de hidromassagem naturais em um SPA a céu aberto.

Foto por iStock / ArturNyk

Foto por iStock / ArturNyk

Com uma temperatura em torno dos 37°C, as águas termais de Saturnia são sulfurosas e, portanto, têm propriedades medicinais e ajudam a tratar problemas de pele, digestão e articulações, além de serem muito relaxantes. Esses benefícios já eram conhecidos pelos etruscos e romanos, que se banhavam nessas águas há mais de dois mil anos.

Foto por iStock / Geo-K

Foto por iStock / Geo-K

As Cascate del Mulino estão em um local todo aberto e praticamente sem grandes estruturas, com exceção de um estacionamento e um bar nas proximidades. A atração é movimentada durante o ano todo, principalmente no verão, quando costuma ficar lotado. Para quem preferir algo mais requintado, a poucos metros dali está o resort de luxo Terme di Saturnia, com piscinas termais e tratamentos de SPA. Saturnia fica no sul da Toscana, no município de Manciano, a 150 km de Siena, 180 km de Florença e 160 km de Roma.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / fotografiche

Comentários