logo

Telefone: (11) 3024-9500

Gruta de Ubajara é atração no menor parque nacional | Qual Viagem Logo

Foto por IStock/ tunart

Gruta de Ubajara é atração no menor parque nacional

24 de janeiro de 2017

Em Ubajara, no Ceará, um dos principais atrativos aos turistas que visitam a região é o menor parque nacional do Brasil. O Parque Nacional de Ubajara é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral aberta à visitação. Lá, você encontra trilhas, teleférico, cachoeiras e grutas. Inclusive é uma gruta o grande destaque do parque.

Foto por Istock/ tunart

Foto por Istock/ tunart

Recebendo o nome da cidade, a Gruta Ubajara está situada em uma depressão de 535 metros, com relação à Plataforma Superior do Teleférico. De teleférico, chega-se ao local em cerca de 3 minutos. Mas é possível acessá-la também via trilha – com extensão de sete quilômetros feito, em média, por 4 horas de caminhada.

O passeio é realizado com o acompanhamento de guia autorizado pelo ICMBio. A Gruta de Ubajara tem uma extensão de 1.200 metros com aproximadamente 75 metros de profundidade, em relação à entrada, mas o visitante só tem acesso a uma extensão de aproximadamente 450 metros, entre galerias, com um desnível de 35 metros de profundidade.

Além disso, estando no parque, vale a pena fazer uma de suas trilhas para desfrutar da natureza abundante que o cerca.

O Parque Nacional de Ubajara conta com as trilhas Ibiapaba, Samambaia e Ubajara/Araticum. A primeira tem uma extensão de aproximadamente de 300 metros, a qual tem início na Portaria Principal do Parque (Portão Neblina) e segue paralela à Estrada de Asfalto que dar acesso ao Estacionamento Interno do Parque.

Foto por IStock/ tunart

Foto por IStock/ tunart

Já a Trilha da Samambaia tem uma extensão de aproximadamente de 1,5 km, até ao Mirante, onde o visitante pode deslumbrar da vista Panorâmica, onde tem visão de uma grande parte da área do Parque. Retornando do Mirante, em direção à Trilha da Samambaia e dando continuidade ao trajeto, dar acesso à Trilha Ubajara/Araticum e aproximadamente 10 metros se tem acesso ao Circuito das Cachoeiras, onde o visitante pode ter acesso à Cachoeira do Cafundo e aí se deleitar com um excelente banho de agua fria.

Reduto de rica fauna, o parque abriga animais como morcegos, mico-estrela, tamanduá, macaco-prego, além de aves como cara-cará, urubu-rei e gavião-casaca-de-couro.

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por IStock/ tunart

Comentários