logo

Telefone: (11) 3024-9500

10 motivos para você conhecer Guararema (SP) Logo

20130629_170541

10 motivos para você conhecer Guararema (SP)

17 de junho de 2016

Não é à toa que “Visite, conheça e ame” seja o slogan oficial da cidade de Guararema. Cercada de belezas naturais, o local se destaca pela sua tranquilidade, clima ameno e maravilhosos pontos turísticos. Localizada próximo à grandes metrópoles, tem jeito de interior e é comumente chamada de ” pérola do Vale”. Um poderoso centro cultural,  com grande preocupação na sustentabilidade e preservação do meio ambiente.  Além da tradicional tranquilidade, aconchego, hospitalidade e limpeza da cidade, elencamos os principiada motivos para conhecer este paraíso:

1) O Rio Paraíba do Sul

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Naturalmente encantador devido sua extensão, possui uma diversidade de peixes que podem ser alimentados pelos turistas em certos pontos. Além disso, o rio corta toda a cidade, e a limpeza de suas àguas impressiona.

2) Orquídeas

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

Regionalmente conhecida por suas orquídeas, Guararema encanta com a diversidade e qualidade nas flores. Se você é um amante das plantas, Visite o orquidáceo e fique maravilhado!

3) Pau D’alhopau dalho guararema

Seu nome oficial é “Recanto do Américo”, mas não se incomode em chamá-lo pelo nome popular. Aqui você encontrará uma incrível árvore centenária (Pau D’alho), e um parque amplo, com quiosques e lanchonete. Bacana mesmo é ir com a família na ilha do local, que tem como acesso uma ponte suspensa e é banhada pelo Rio Paraíba do Sul e suas corredeiras.

4) Ilha Grande

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Há mais de uma década tem sido o maior ambiente para contato com a natureza. É quase impossível entrar no parque e não alimentar o  cardume que vive no rio. Na ilha, você pode fazer uma relaxante caminhada pela trilha, praticar um pouco de ginástica, brincar com os pequenos no parquinho de madeira, namorar um pouco no mirante ou até mesmo apreciar as capivaras e esquilos, que já são ícone da cidade e não se escondem dos visitantes. O local ainda proporciona ações sustentáveis e ecológicas, como reciclagem e campanhas de conscientização, pois no coração do parque reside o NEA (Núcleo de Estudos Ambientais).

5) Parque da Pedra Montada

pedra montada

Foto Divulgação

O O point mais aventureiro! Aqui, você viverá momentos incríveis. Comece subindo as escadas e sinta o frescor da floresta local, que te levarão até o heterogeneo monumento das pedras naturalmente encaixadas uma em cima da outra.

5) Estaçao de trem central + Maria Fumaça

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Uma viagem no tempo! A estação de ferro Central do Brasil está restaurada igual ao século passado! Além disso, uma nova estação foi construída para abrigar a locomotiva a vapor (353), original de 1927, que costumava levar carga e passageiros de São Paulo à Rio de Janeiro e se encontra preservada à moda antiga,  voltando a funcionar em passeios turísticos recentemente. O passeio é clássico e imperdível!

6) Praças, calçadão e Centro Artesanal

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Localizadas no centro, e muito próximas umas das outras estão as tr~es principais praças da cidade. Lar da Prefeitura, a praça Expedicionário Brasílio Fonseca é um encanto, muito conhecida pelo coreto que dá seu nome popular. Saindo dela, ande um pouco pelo boulevard Major Paula Lopes (calçadão), e chegue até a praça 09 de Julho, que abriga a Igreja Matriz. Continuando o passeio, em poucos metros você encontra o Pátio Zé da Bala e a travessia Dona Victória que te levam até a praça mais espaçosa da cidade, que atende pelo nome de Dona Deoclésia, é o palco de muitas atrações culturais, e abriga o Centro Cultural dona Nenê.

7) Luís Carlos

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

Se você gosta de filmes e novelas de época, com certeza vai amar a revitalizada estação de trem e pontos comerciais. A arquitetura com estilo rebuscado está presente nos restaurantes e lojas. O grande destaque é para a estação de trem. Realmente parece um cenário cinematográfico!

8) Igrejas

IMG_1102

Foto Divulgação

Restauradas, elas são a base histórica da cidade. Vale a pena visitar a centenária igreja da Freguesia da Escada, que guarda a única imagem de Sao Longuinho no Brasil. Conheça também a tradicional Igreja D’ajuda, ou ainda a Igreja Matriz, que fica no centrinho e realiza missas regulares.

9) Paisagens

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Cercada por montanhas, a paisagem não poderia ser feia, não é? O melhor ponto pra visualização é o morro do Gervásio, antigo ponto turístico, hoje fechado para revitalização e construção de um mirante que promete ser deslumbrante.

10) Guararema Cidade Natal

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

Guararema se tornou um dos destinos mais visados ao longo dos anos, e isso se deve ao evento que acontece desde 2009, visando, em primeiro lugar, a sustentabilidade. A cidade toda é decorada com enfeites alusivos à temática natalina, porém todos são feitos com garrafas pet doadas pelos moradores, através de campanhas promovidas durante todo o ano. Assim, os enfeites ficam, além de maravilhosos, ecologicamente corretos. No primeiro ano, somente os principais pontos turísticos foram decorados, mas ao longo dos anos tem abarcado a cidade toda, e trazido um número cada vez maior de turistas.

Texto por colaboração: Heitor Herruso

Comentários