logo

Telefone: (11) 3024-9500

5 maneiras de se sentir na Itália sem sair de SP | Qual Viagem Logo

Flag of Italy in Rome

5 maneiras de se sentir na Itália sem sair de SP

21 de novembro de 2019

A Itália é um dos países mais desejados pelos viajantes brasileiros. Não a toa, já que grande parte de nossos antepassados veio de lá. Seja para descobrir as origens perdidas, degustar sua farta e deliciosa gastronomia, se encantar com os monumentos milenares ou com os italianos sedutores, o que não faltam são motivos para visitar o País da Bota. Porém, a alta do dólar e do euro nos impede de fazer uma visitinha frequente, não é mesmo?

Pensando nisso, selecionamos a seguir alguns lugares na capital paulista que vão te transportar para o destino, pelo menos por alguns momentos. Confira:

Massas artesanais

Itália

Foto por Eliria Buso

A gastronomia é, talvez, o ponto que mais reconhecemos a influência italiana em nosso dia a dia. Além das típicas cantinas dos bairros do Bixiga e da Mooca, das pizzarias com opções verdadeiramente napolitanas e empórios como o Eataly, que promovem uma viagem à gastronomia italiana com produtos de diversos tipos, existe um jeito especial de degustar os sabores da Itália por aqui: as massas artesanais.

Para comer in loco ou levar para casa, a marca de massas gourmet Pissani, que atua no Brasil desde 2006, é uma das mais tradicionais no assunto. O pastifício, comandado pelo chef uruguaio Carlos Pissani, segue os cuidados artesanais que vêm passando, geração a geração, por sua família há mais de um século.

Recentemente, foi lançada a coleção Acquerello, uma nova linha de delícias recheadas inspirada nas pinturas dos aquarelistas. Integram o já diversificado repertório de massas: quatro opções de queijo (Burrata Reserva, Splendido Mascarpone, Gorgonzola Surpresa e Pecorino na Potenza), duas de vegetais (Ragu rápido de dois Cogumelos e Erva Doce, Cenoura e Berinjelas), duas de carnes (Ossobuco da Nonna e PPA=Presunto cru, Pancetta e Aspargos), duas de frutos do mar (Polvos Baby afogados em Negro e Lagostim com Tempero Secreto), além de uma opção de frutas (Dupla de Figos) e uma de doce (Explosão de Amor).

A nova coleção já está disponível nas oito lojas da marca que ficam em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Florianópolis.

Mais informações: pissani.com.br

Festival de Cinema Italiano

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Organizado pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura (ITALCAM), o evento promove o cinema italiano contemporâneo. Neste ano, o festival chega a sua 14ª edição e, após a abertura realizada no último dia 19, estende sua programação à do Cinema Contemporâneo, que vai de 28 de novembro a 4 de dezembro em diversas salas de cinema da capital paulista.

O homenageado desta edição é Marco Bellocchio, renomado diretor roteirista, produtor de cinema e professor italiano. A programação inclui obras como: Genitori quase perfetti, Vivere, Il Signor Diavolo, Croce e Delizia, entre outros.

Mais informações: festivalcinemaitaliano.com

Instituto Cultural Ítalo Brasileiro

Foto por CC via commons.wikimedia.org/

Foto por CC via commons.wikimedia.org/

O local é ideal para aprender sobre cultura e língua italiana. Tem exposições de arte dedicada ao país, assim como aulas do idioma, palestras sobre cultura, exibição de filmes, entre outros.

O espaço abriga ainda um café, onde é possível degustar um tradicional canoli, e uma biblioteca.

Mais informações: icib.org.br

Museu da Imigração

Foto por reprodução museudaimigraçao.org.br

Foto por reprodução museudaimigraçao.org.br

Com foco na preservação da história dos povos que chegaram ao Brasil via Hospedaria de Imigrantes, o museu não conta exclusivamente sobre os italianos, mas por conta da massiva chegada dessa nacionalidade, há grande destaque para esses antepassados.

Por meio de exposições fixas, temporárias e itinerantes, o espaço apresenta uma viagem no tempo, com objetos antigos, documentos e fotos sobre esse movimento migratório. Os descendentes podem, inclusive, procurar seu sobrenome no paredão com mais de 10 mil inscrições.

O espaço abriga um jardim, que sedia, vez ou outra, feiras e eventos relacionados ao assunto e um café. E, aos sábados e domingos, um passeio de Maria Fumaça pelos bairros da Mooca e Brás remonta aos tempos mais antigos, saindo pela mesma estação onde desembarcam os imigrantes.

Mais informações: museudaimigracao.org.br

Festas italianas

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

As festas italianas, que reúnem parte da gastronomia e cultura do país, formam um ambiente ideal para matar a saudade da Terra da Bota. Em São Paulo, existem três grandes eventos que já compõem o calendário anual de boa parte dos moradores e turistas. A Festa de San Vito Mártir, que ocorre em junho, já ultrapassou sua 100 edição e reúne 40 barracas no Brás. Já a Achiropita, que se estende nos finais de semana de agosto, é a mais famosa e atrai milhares de visitantes. A San Gennaro, por fim, ocorre de setembro a outubro, no italianíssimo bairro da Mooca.

Informações: paroquiasaovito.com.br/a-festa | achiropita.org.br sangennaro.org.br

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ Fabianodp

Comentários