Ícone do site Qual Viagem

Implementação das regras de transporte de líquidos em bagagem de mão no Aeroporto de Guarulhos

Foto por Freepik

Desde de a última quinta-feira (21/08), passageiros de voos internacionais no Aeroporto de Guarulhos passaram a ser obrigados a armazenar frascos de líquidos, géis, aerossóis e cremes em embalagens plásticas transparentes com fecho para as bagagens de mão. Embora a regra seja de 2019,  essa medida só passou a ser exigida do aeroporto agora, causando longas filas no raio-x. Se não estiverem embalados conforme a norma, os produtos deverão ser descartados.

Exigência passa a ser cobrada após 6 anos

As regras de transporte da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de 8 de maio de 2019, estabeleceram as normas no armazenamento desses produtos nas bagagens de mão, no entanto, anteriormente, tais produtos poderiam ser soltos dentro das bolsas e bagagens de mão. 

Por conta dessa atual cobrança, o ideal é a preparação para voos internacionais e trechos domésticos em conexões internacionais, evitando transtornos nas inspeções de segurança. Quem tem viagens desse tipo marcadas são orientados a chegar mais cedo no Aeroporto de Guarulhos, se prevenindo das possíveis filas, que na semana passada atingiram tempos anormais.

As embalagens plásticas devem ser transparentes, com no máximo 20cm x 20cm e capacidade máxima de 1 litro – somente um saquinho é permitido por passageiro- além disso, o limite de 100 ml de líquido por frasco continua válido.

Texto por Rebeca Dias

Comentários

Sair da versão mobile