Ícone do site Qual Viagem

Guia de bagagem de mão: regras atualizadas das companhias aéreas brasileiras

iajar com bagagem de mão pode ser uma alternativa prática para quem deseja evitar custos adicionais e otimizar o tempo de embarque. No entanto, é fundamental conhecer as regras vigentes para evitar imprevistos no momento do check-in. De acordo com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a bagagem de mão deve ter no máximo 10 kg e dimensões totais (altura, largura e profundidade) que não ultrapassem 115 cm, incluindo rodas e alças. Além das normas da ANAC, cada companhia aérea possui diretrizes próprias.

Segundo levantamento do KAYAK, plataforma de busca de viagens, as três principais companhias brasileiras, Azul, Gol e LATAM, apresentam variações nas regras e nos itens permitidos.

Confira as regras de cada uma:

Na Azul, a bagagem de mão pode medir até 55 x 35 x 25 cm e pesar no máximo 10 kg. São aceitos itens como roupas, calçados, acessórios, dispositivos eletrônicos, produtos de higiene pessoal e frascos aerossóis com até 300 ml cada, desde que o total não ultrapasse 1,2 litro.

A Gol também permite bagagem de até 55 x 35 x 25 cm e 10 kg. Entre os itens aceitos estão artigos de higiene, remédios (incluindo aerossóis), baterias avulsas de até 100Wh, bebidas alcoólicas em pequenas quantidades, instrumentos musicais e eletroportáteis.

Na LATAM, o limite de medidas é o mesmo (55 x 35 x 25 cm), mas o peso varia: até 12 kg para a classe econômica e até 16 kg para as classes Premium Economy e Premium Business. São permitidos itens semelhantes aos da Azul. Adicionalmente, é autorizado embarcar com até cinco garrafas de bebidas alcoólicas, totalizando até cinco litros, desde que lacradas e com teor alcoólico entre 24% e 70%.

“Para evitar custo extra e transtornos, meça e pese sua bagagem antes de sair de casa e consulte diretamente o site da companhia aérea, mesmo que já tenha checado dias antes, pois pequenas atualizações podem ocorrer sem aviso. Além disso, saber o que levar e como organizar sua bagagem faz toda diferença para uma viagem sem sustos, para isso é importante prepará-la com antecedência”, recomenda Gustavo Vedovato, Country Manager do KAYAK no Brasil.

Mais informações sobre itens permitidos podem ser consultadas diretamente no site da ANAC, em: gov.br/anac/pt-br/assuntos/passageiros/bagagem#mao.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto por Freepik

Comentários

Sair da versão mobile