Ícone do site Qual Viagem

Costa Cruzeiros anuncia novidades para as próximas temporadas

Foto por Divulgação © 2021 Costa Crociere

A armadora italiana antecipou as inovações que implantou em sua frota para as viagens em 2022/2023 durante o Costa Weekend 2022, evento realizado a bordo de um minicruzeiro no Costa Diadema, realizado de 7 a 11 de abril.

Depois dos difíceis tempos de pandemia, quando os cruzeiros foram cancelados no mundo inteiro e as armadoras tiveram de emitir vouchers para futuras viagens ou devolver o capital investido pelos turistas em seus tours pelas águas e de implantar e cumprir protocolos sanitários em terra e a bordo de seus navios, a Costa Cruzeiros retoma às atividades e traz nos bolsos de sua manga novidades que prometem agradar os amantes de viagens pelos mares do mundo e os agentes de viagens.

As inovações, as ofertas, os planos e os produtos da companhia italiana para essas temporadas foram reveladas durante o Costa Weekend 2022, em um workshop que reuniu 400 convidados, entre parceiros e agentes de viagens de todo o Brasil.

O encontro, realizado em minicruzeiro com o Costa Diadema, partiu de Santos (SP) na quinta-feira (7), passando por Itajaí (SC) e Ilhabela (SP) e retorno ao porto paulista, na segunda-feira (11).

Pequenas embarcações do Costa Diadema atracam em Ilhabela para o desembarque de passageiros. Foto por Fabíola Musarra

Dario Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiros para América do Sul e Central, abriu o evento destacando o sucesso da temporada 2021/2022, especialmente após a companhia italiana ter ficado cerca de 16 meses sem operar no Brasil.

O executivo agradeceu a todos que colaboraram para esse êxito e, em especial aos agentes e agências de viagens. “Em nenhum instante do conturbado período de Covid-19, a Costa deixou de pensar nesses profissionais. Foram eles que permaneceram ao nosso lado e seguraram a barra durante todo esse tempo”.

“Esses parceiros ocupam papel de destaque em nossas operações no Brasil e quero agradecer e assegurar que também seguiremos trabalhando por eles”, prosseguiu Rustico. Segundo informou, a Costa Cruzeiros, com a realização do Weekend 2022, minicruzeiro feito ao lado de parceiros do trade e da mídia, quis se reaproximar, contando a todos eles sobre os seus navios e novos produtos e programas. “Queremos garantir que a temporada 2022/2023 seja de uma retomada sem igual no Brasil”, disse.

De acordo com o executivo, a Costa Cruzeiros, em vez de ficar estagnada, trabalhou muito durante os quase dois anos de coronavírus, quando modernizou sua identidade visual, criando um novo logotipo, no qual a letra “C” de Costa interliga o mar e a terra, comunicando a intenção de os navios da frota italiana permanecer um maior número de dias em terra – a companhia, aliás, fechou uma parceria com a National Geographic e começará a ofertar tours com pontos de vista diferenciados em diferentes destinos, incluindo os lugares já bastante conhecidos pelos turistas.

Além do National Geographic, a companhia firmou parceria com o Rider Cup, o que possibilita que os fãs de golfe pratiquem o esporte em clubes de golfe no Mediterrâneo ocidental, a bordo do Costa Smeralda. Foto por Divulgação

Quanto aos sabores, Rustico observou que os restaurantes dos navios Costa em viagens da próxima temporada estão focados na temática gastronômica, servindo cardápios com pratos exclusivos e assinados pelos premiados chefs europeus Bruno Barbieri, Ángel León e Hélène Darroze.

Com 7, 4 e 5 estrelas Michelin, respectivamente, os chefs buscaram inspiração no Mediterrâneo, em lugares como Veneza (Itália), Tenerife (Ilhas Canárias) e Cádiz (Espanha), para elaborarem os cardápios especiais que serão serviços sem custo adicional nos pacotes dos cruzeiros.

Sobre o novo logo da marca, o executivo ressaltou que, além de poder ser utilizado maior facilidade nas redes sociais, contém muitos significados. “Ele traduz um novo produto: a exploração do mundo, de destinos e de novos paladares de modo sustentável e justo”, resume o executivo, ao observar que a filosofia de trabalho da Costa Cruzeiros com vistas à expansão no País está baseada em um conceito de sustentabilidade, no qual desenvolve ações e iniciativas em parceria com órgãos e instituições locais.

“Temos sempre como meta a sustentabilidade do turismo, o que significa que queremos crescer junto com as comunidades e com os lugares visitados pelos nossos navios, numa parceria em que todos saiam ganhando”, afirmou o presidente executivo da companhia italiana. Vale lembrar que, no ano passado, a Costa lançou um manifesto pelo turismo valorizado, sustentável e inclusivo.

Segundo o documento, os destinos não são considerados pela armadora italiana como uma somatória de atrativos turísticos, mas sim como comunidades que constroem em conjunto um modelo de turismo que gera valor econômico e social, inspirando um novo modelo de relacionamento entre a Costa Cruzeiros e as comunidades visitadas.

Navios

No workshop realizado no dia 9 de abril, o time da Costa também expôs aos profissionais do setor os itens que farão parte da temporada 2022/2023. Neste e no próximo ano, a Costa atuará na América do Sul com os seguintes navios: Costa Firenze (está pela primeira vez no continente), Costa Fortuna, Costa Favolosa, Costa Luminosa e Costa Deliziosa. Todos os cruzeiros da empresa italiana para o próximo Verão acontecerão entre dezembro de 2022 a abril de 2023.

Foto por Divulgação

O Costa Firenze fará roteiros de sete noites pela Bahia (Salvador e Ilhéus), com embarques em Santos (SP) e Salvador (BA). Saindo do Rio de Janeiro (RJ), o Costa Fortuna oferecerá cruzeiros de oito noites, passando por Búzios (RJ), Ilha Grande (RJ) e Ilhabela (SP), além de Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai). No próximo dia 31 de dezembro, este navio ficará atracado na Praia de Copacabana (RJ) para o espetáculo dos fogos de Ano Novo.

Já o Costa Favolosa percorrerá a região do Rio da Prata, tendo Santos e Itajaí (SC) como portos de embarque. Fará tours de sete noites, visitando Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina). Esta embarcação também fará minicruzeiros de três, quatro e cinco noites passando pelas cidades de Santos (SP), Balneário de Camboriú (SC), Porto Belo (SC), Ilha Grande (RJ) e Ilhabela (SP).

Entre janeiro e maio de 2023, outros dois navios que estarão em águas sul-americanas também farão roteiros Grand Cruise e o Volta ao Mundo. O primeiro é feito pelo Costa Luminosa e tem saída em Savona (Itália) e embarque/desembarque em Manaus (AM) e no Rio de Janeiro (RJ).

Com 128 dias de duração, o segundo tem partidas e chegadas em Manaus e no Rio de Janeiro. É realizado pelo Costa Deliziosa e visita cidades de 40 países da Europa, do Oriente Médio, do Oceano Índico, da África e das Américas.

Foto por Divulgação

Informações e detalhes dos cruzeiros da armadora italiana para a temporada 2022/2023 já estão disponíveis e podem ser adquiridos em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito no site da Costa Cruzeiros (costacruzeiros.com) e também no portal Costa Extra (costaextra.com.br), exclusivo para agências de viagens.

Novos benefícios

Segundo Ruy Ribeiro, diretor comercial da Costa, as expectativas para o período são bem promissoras. “Será a maior temporada da companhia na região dos últimos dez anos, quando disponibilizaremos, ao todo, oito mil cabines. São quase nove saídas de cada navio e esperamos um significativo fluxo de hóspedes”, disse.

Outro destaque da próxima temporada são os pacotes de casamento a bordo, que poderão ser adquiridos também por quem pretende renovar as bodas. Os pacotes estarão disponíveis nos navios Costa Firenze, Costa Fortuna e Costa Favolosa, com embarques entre dezembro de 2022 e abril de 2023, dos portos de Santos, Salvador, Rio de Janeiro e Itajaí. Para os agentes de viagens, a novidade será o comissionamento do pacote de bebidas, que passará a ser equivalente ao da contratação da viagem.

Quanto às modificações do Costa Club, Cintia Carlotte, diretora de Marketing da Costa para o Brasil, contou que, a partir do próximo dia 21 de abril, o C Club, o novo programa de fidelização da marca, terá outro sistema de pontuação. A ideia é incrementar o atual modelo de pontuação, premiar as compras em dólar nos navios e dar pontos de acordo com a categoria da cabine do hóspede.

“Nosso objetivo é tornar a experiência mais simplificada ao cliente, que não precisará pagar nenhum valor adicional. Ao contrário, pontuará desde o momento que efetuar a reserva em um de nossos navios”, explicou a executiva. Com validade de três anos, as pontuações do C Club são integradas por cinco diferentes cartões para beneficiar e fidelizar os clientes: o Club Blue (para quem está embarcando em seu primeiro cruzeiro) e o Club Bronze (para quem tem de 1 a 5 mil pontos).

Já o C Club Silver beneficiará clientes que possuem de 5.001 a 30 mil pontos, o C Club Gold, os que têm de 30.001 a 140 mil pontos; enquanto o C Club Platinum, a partir de 140.001 pontos. Para este último, a estimativa da Costa é que apenas cerca de 500 clientes no mundo todo sejam beneficiados com esse cartão, cujas premiações variam desde um dia de SPA gratuito e até um almoço com o comandante.

Também existirão premiações aos clientes em três momentos da experiência de cruzeiros com a Costa. De acordo com informações da diretora de Marketing, elas ocorrerão na pré-reserva, com a possibilidade de alterar a data de início do cruzeiro e descontos de até 20%; a bordo, com descontos de até 50% em uma seleção de novos produtos e serviços e experiências reais para níveis superiores; e no pós-cruzeiro, quando quem tem o C Club, ganhará 10% de desconto na próxima viagem com a Costa.

Celebração

O Costa Weekend também celebrou a parceria entre a companhia italiana, a cidade de Itajaí (SC) e o porto catarinense com uma cerimônia de agradecimento às autoridades do Estado. Este porto recebeu pela primeira vez o Costa Diadema, o maior navio construído pela armadora italiana em seus 74 anos de existência, para viagens de sete noites, e também foi o porto de desembarque para um minicruzeiro de três noites.

Homenagem feita pela Costa Cruzeiros às autoridades catarinenses para agradecer o apoio oferecido pelo Estado. Foto por Fabíola Musarra

“A inserção do porto catarinense para atender a demanda do Brasil e de países da América do Sul foi um sucesso”, afirmou Dario Rustico. “Tanto que esse porto será o ponto de chegadas e partidas de navios da Costa na temporada 2022/2023”, completou o executivo da Costa Cruzeiros para América do Sul e Central, ao lembrar que a Costa Cruzeiros foi a única companhia marítima a embarcar nesse destino na atual temporada.

Rustico afirmou ainda que o Estado de Santa Catarina está pronto para se tornar uma das principais regiões de embarques da América do Sul e para entrar oficialmente no mapa dos cruzeiros internacionais. “Itajaí veio para ficar nos itinerários da Costa para o Verão 2022/2023, juntando-se aos portos de Santo, do Rio de Janeiro e de Salvador”, revelou o executivo.

Além do senador Esperidião Amin e de sua esposa, a deputada Ângela Amin, estiveram presentes à celebração de agradecimento a Santa Catarina, o secretário de Turismo de Itajaí, Evandro Neiva de Oliveira; o prefeito de Porto Belo, Emerson Luciano Stein; a secretária de Saúde de Balneário Camboriú, Leila Crocomo; a diretora do Atracadouro Barra Sul, Juliana Tedesco; e o presidente da Clia, Marcos Ferraz, entre outras autoridades.

Atrações

O minicruzeiro foi realizado a bordo do Costa Diadema. Com 1.862 cabines, deques, piscinas, hidromassagens, SPA e academia, o transatlântico conta ainda com a Promenade, uma pista de caminhada ao ar livre. O circuito de 500 metros contorna o navio da proa à popa e interliga bares, restaurantes e jacuzzis em formato de cabanas.

O jantar no Restaurante Teppanyaki é preparado por dois chefes. Enquanto fazem os pratos, como o da foto, eles divertem os clientes, que acompanham atentos suas brincadeiras. É um show de bom humor. Foto por Fabíola Musarra

A embarcação possui 11 bares e oito restaurantes, com destaque para o Teppanyaki, a Pizzeria Pummid’Oro e a Cioccolateria Amarilo. O primeiro oferece pratos da culinária asiática, enquanto a segunda trabalha com pizzas preparadas com fermento artesanal feito 100% na Itália. Já a última tem como um de seus carros-chefes os imperdíveis gelatos italianos produzidos com ingredientes frescos e orgânicos.

Para os amantes da bebida do deus Baco, a dica é o DiVino Gran Duca di Toscana, com excelentes rótulos de vinho branco e tinto. Já para os fãs de cervejas artesanais, a pedida é o Birreria, enquanto o Aperol Spritz Bar é perfeito para quem busca momentos de descontração. Além dos animados bares e restaurantes, o navio oferece espetáculos musicais e de teatro, shows de acrobacia e apresentações de música ao vivo em seus principais salões, além de festas temáticas a bordo.

Para a garotada, as atividades são variadas e feitas sob a supervisão de monitores. O navio conta ainda com o Squok Club, um deque para a diversão de crianças de 4 a 11 anos, com jogos, caça ao tesouro e dança com a mascote do clube, o Squok, metade tubarão, metade golfinho.

Para os teens, há jogos em equipe, jogos de tabuleiro, pingue-pongue e baladas na Disco. Jovens a partir dos 18 anos e adultos podem ainda tentar a sorte nos caça-níqueis e black jack do cassino.  O Costa Diadema permanece no Brasil até o dia 18 de abril de 2022, quando regressa a Itália, em um cruzeiro de 17 noites.

Texto por: Fabíola Musarra

Foto destaque por Divulgação © 2021 Costa Crociere

Comentários

Sair da versão mobile