Antônio Prado, na Serra Gaúcha, foi reconhecido pela ONU Turismo como uma das Melhores Vilas Turísticas do Mundo. O anúncio oficial ocorreu nesta sexta-feira (17), na cidade de Huzhou, na China, durante a cerimônia global da ONU Turismo, principal organismo das Nações Unidas para o setor.
O reconhecimento internacional do programa Best Tourism Villages by UN Tourism coloca Antônio Prado entre os destinos turísticos mais sustentáveis e inovadores do planeta e premia o município no ano em que se comemora os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.
Com uma arquitetura histórica preservada, herança italiana e paisagens deslumbrantes, Antônio Prado se consolida como um dos tesouros turísticos do Rio Grande do Sul. O município tem em seu Centro Histórico o mais autêntico conjunto arquitetônico da imigração italiana no Brasil. São 48 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), compondo um rico patrimônio histórico e arquitetônico.
Além das construções, o município oferece experiências como a Festa Nacional da Massa (FenaMassa), a Noite Italiana, o Vino in Piazza, filós típicos e cenários destacados por gravações de filmes e comerciais, como a Linha 21 de Abril e as belezas do interior. Outra forma de valorização é por meio dos saberes tradicionais, fortalecendo a transmissão de saberes entre gerações.
O prefeito de Antônio Prado, Roberto Dalle Molle, destacou a importância da distinção internacional concedida pela ONU Turismo, que inclui o município na seleta lista das Melhores Vilas Turísticas do Mundo. “Somos um destino turístico de referência internacional, que alia desenvolvimento, preservação cultural e valorização da nossa identidade graças a um trabalho coletivo, construído com planejamento, comprometimento e orgulho pela nossa história”.
A secretária do Turismo, Patrícia Schenkel, destacou que esse reconhecimento é fruto do trabalho conjunto da comunidade, que valoriza suas raízes e recebe os turistas de braços abertos. “Este selo é a união da cultura preservada no coração de cada pradense somado a políticas públicas conectadas nos três pilares da sustentabilidade. É como um diamante que estamos lapidando e tornando cada vez mais brilhante”, destaca.
O município foi selecionado entre mais de 270 candidaturas de 65 países e é o único representante brasileiro na edição 2025 do selo. No Brasil, apenas um município recebeu o título anteriormente: em 2021, a Rota do Enxaimel, em Pomerode.
Sustentabilidade em três dimensões
A candidatura de Antônio Prado foi construída com base em um projeto integrado, que reflete as três dimensões da sustentabilidade: ambiental, social e econômica. Entre as ações que se destacaram estão a proteção da Mata Atlântica, o Plano Municipal de Saneamento Básico, a criação da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas e o incentivo à energia solar.
Na área social, o município promove inclusão digital e social no meio rural, valorização da cultura imigrante italiana, incentivo ao protagonismo feminino e juvenil e manutenção de uma gestão participativa, com conselhos e deliberações coletivas.
Do ponto de vista econômico, o turismo é um importante motor do desenvolvimento local, com programas como Invista no Turismo de Antônio Prado, Desenvolve Antônio Prado e o Cidade Empreendedora, que fortalecem micro e pequenas empresas, valorizam a agricultura familiar e ampliam as oportunidades de renda e empreendedorismo.
Patrimônio histórico e identidade cultural
Reconhecida como a Cidade Mais Italiana do Brasil, Antônio Prado abriga o maior acervo arquitetônico referente a imigração italiana do país, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As 48 construções preservadas, o idioma talian nas escolas, a religiosidade, a gastronomia, o artesanato, grupos folclóricos, o tradicional Filó Italiano e eventos como a FenaMassa, Noite Italiana e Vino in Piazza consolidam o município como um destino autêntico, que une história, gastronomia e hospitalidade.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Fotos: Divulgação