Ícone do site Qual Viagem

ABETA Summit 2025 tem programação focada em fortalecer turismo de natureza no Brasil

O ABETA Summit 2025 chega à sua 22ª edição com uma agenda robusta que alia conhecimento, prática, negócios e integração regional. De 3 a 6 de setembro, Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, reunirá mais de 400 especialistas, empresários e gestores públicos para debater os rumos do turismo de natureza no Brasil. 

Cada dia traz um eixo central — da discussão sobre mudanças climáticas e governança, até vivências em campo e oficinas técnicas — reforçando o papel do evento na qualificação profissional e no desenvolvimento sustentável do setor no país, estimulando a profissionalização e apontando caminhos para um setor mais sustentável, seguro e competitivo.

Como o maior congresso de turismo de natureza do país, o objetivo do Abeta Summit é ser o ponto de encontro entre quem empreende, quem lidera e quem decide o turismo de natureza do Brasil, e ajudar a construir uma visão de futuro com base em dados, experiências reais e articulação concreta entre empresas, destinos e poder público. O momento é importante: segundo dados da Embratur, quase 6 milhões de turistas internacionais desembarcaram no país de janeiro a julho, um aumento de 47% em relação ao mesmo período de 2024, o maior volume já registrado no período.

“Nesse momento-chave do setor o Summit se propõe a deixar um legado de conhecimento técnico, fortalecimento de políticas públicas e integração entre empresários, gestores e especialistas em uma região com enorme potencial turístico ainda a ser desenvolvido, com exemplos que podem ser replicados em todo o território nacional”, afirma o diretor-executivo da ABETA, Luiz Del Vigna. 

Quinta-feira, 4 de setembro

Após a cerimônia de abertura e o evento de boas-vindas no dia 3, o primeiro dia de conteúdo abordará tendências globais e governança do turismo de natureza, com debates estratégicos sobre políticas públicas, mudanças climáticas, gestão de crises e  instrumentos práticos de gestão, reforçando a necessidade de um turismo resiliente e preparado.

Destaques:

Sexta-feira, 5 de setembro

O segundo dia de conteúdo trará experiências práticas e a integração de saberes, com a valorização do aprendizado em campo, com atividades de imersão em natureza, cultura e artesanato, reforçando o caráter formativo e territorial do evento, aproximando gestores, operadores e comunidade, e consolidando o Litoral Norte de São Paulo como referência em inovação e sustentabilidade. Seminários temáticos fortalecerão redes de cooperação.

Destaques:

Sábado, 6 de setembro

O último dia do Abeta Summit será voltado para a profissionalização do setor, com oficinas técnicas que trarão conteúdos aplicáveis diretamente às operações de empresas, guias e gestores, além de promover a aproximação com dados de mercado e tendências globais.

Destaques:

A programação completa está no site: abetasummit.com.br/abeta-summit-2025/programacao-2025/

Serviço

O quê: Abeta Summit 2025

Quando: 3 a 6 de setembro

Onde: Praça da Cultura, em Caraguatatuba (Av. Dr. Arthur Costa Filho, 25 – Centro)

Mais informações: www.abetasummit.com.br

Inscrições: sympla.com.br/evento/abeta-summit-2024-21-congresso-brasileiro-de-ecoturismo-e-turismo-de-aventura/2422335

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto por: Bianca Castilho

Comentários

Sair da versão mobile