Ícone do site Qual Viagem

Projeto turístico da Serra da Capivara (PI) entra em nova fase com oficinas e parcerias em 2025

Foto via iStock por Photos Danny

O projeto de fortalecimento do turismo na Serra da Capivara iniciou com êxito sua agenda de 2025 com a realização das Oficinas de Tendências no Turismo, uma ação do Sebrae no Piauí, com consultoria técnica da Lab Turismo Consultoria. Realizadas entre 29 e 30 de abril, as oficinas passaram pelas cidades de São Raimundo Nonato, Brejo do Piauí, João Costa e Coronel José Dias, reunindo empreendedores, gestores públicos, técnicos e lideranças locais em encontros marcados por escuta ativa, troca de experiências e construção coletiva de ideias para o futuro do turismo no território.

O projeto do Sebrae-PI tem como missão promover o desenvolvimento turístico sustentável na Serra da Capivara, com foco na valorização da cultura local, no empreendedorismo e na qualificação da oferta turística. E não é de hoje: a atuação começou ainda em 2023, com um diagnóstico aprofundado da região que deu origem a um plano estruturado de ações voltadas para fortalecer o ecossistema do turismo local, com ênfase na sustentabilidade, inovação e gestão colaborativa.

Desde então, diversas ações têm sido realizadas. O ano de 2024 foi marcado por importantes entregas como a oficina de experiências turísticas, capacitação para condutores de turismo de aventura – ABETA, plano de marketing turístico, consultoria Menturis, cooperação Sebrae e ICMBio, workshop de gestão de negócios turísticos, entre outras. 2025 já começa com uma agenda intensa, as Oficinas de Tendências abriram o novo ciclo de atividades com encontros estratégicos sobre as transformações do setor, turismo de experiência, sustentabilidade e inovação — além de apresentar oficialmente a programação do ano.

Localizada no semiárido piauiense, a Serra da Capivara é um dos maiores tesouros arqueológicos do Brasil e da América do Sul. Abriga o Parque Nacional da Serra da Capivara, reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, com centenas de sítios arqueológicos e pinturas rupestres que testemunham a presença humana na região há mais de 50 mil anos. Além do valor histórico e científico, a região guarda uma rica cultura local, paisagens naturais impressionantes e um enorme potencial para o desenvolvimento de um turismo sustentável, que respeite e valorize o território e suas comunidades.

“Rodamos os municípios e interagimos com empreendedores e lideranças, levando a Oficina Tendências no Turismo, compartilhando e construindo conhecimento, e ao mesmo tempo renovando e reforçando as ações em parceria com as prefeituras locais”, destaca Richard Alves, diretor executivo da Lab Turismo Consultoria. “A energia e o engajamento que encontramos em cada cidade reforçam nossa convicção de que estamos no caminho certo. A Serra da Capivara é um dos principais patrimônios arqueológicos do Brasil, e poder contribuir com sua consolidação como destino turístico de referência é uma honra para toda a nossa equipe. O Sebrae-PI tem sido um parceiro essencial nesse processo, e seguimos motivados para dar sequência à agenda estratégica dos próximos meses.”

Com foco em empreendedores do setor, secretarias municipais de turismo, equipes técnicas e lideranças locais, as oficinas buscaram ampliar o engajamento da comunidade com os processos de desenvolvimento do turismo. A ideia é que, com um planejamento participativo e ações consistentes, a Serra da Capivara ganhe ainda mais projeção no cenário nacional e internacional, sem perder sua essência, identidade e singularidade.

Além das oficinas, o projeto segue com outras iniciativas fundamentais, como a consultoria em gestão de negócios e marketing digital, além de uma programação robusta para os próximos meses que foi elaborada com o apoio técnico da Lab Turismo Consultoria.

Próximas ações em andamento ou programadas

Capacitação do Artesanato (em andamento)
Consultoria para Melhoria da Gastronomia Regional (em andamento)
Oficina de Marketing Digital para Condutores e Guias de Turismo (em andamento)
Consultoria – Marketing Digital para Negócios Turísticos (maio a setembro)
Consultoria – Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Turismo (junho a outubro)
Consultoria – Fortalecimento da Governança Regional (junho a outubro)
Consultoria – Jornada de Serviços (julho a setembro)
Seminário de Inteligência de Dados no Turismo – Gestão Estratégica de Dados (agosto)
Seminário de Valorização da Regionalidade do Turismo (data a confirmar)

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto via iStock por Photos Danny

Comentários

Sair da versão mobile