Ícone do site Qual Viagem

Seis destinos para viajar sem passaporte

Foto por Istock/ SamyStClair

Um anúncio realizado pela Polícia Federal na noite de 27 de junho preocupa pessoas que tinham planos de viagens internacionais: a emissão de passaporte está vetada por tempo indeterminado. A medida foi tomada para solucionar a insuficiência no orçamento da organização. Vale lembrar que o agendamento online e o atendimento nos postos da PF funcionam normalmente. No entanto, com exceção de casos emergenciais, como saúde, trabalho ou catástrofe natural, os cidadãos só receberão o documento físico após a normalização.

Mas não há razão para desespero, pois ainda é possível cruzar fronteiras. Nos últimos anos o Brasil assinou acordos bilaterais e facilitou a entrada dos viajantes em diversos países do Mercosul. Pensando nisso, o Viajanet levantou uma lista de locais onde é possível entrar portando apenas sua Carteira de Identidade (RG). Confira:

Peru

Foto Daniel Silva/ PROMPERU

 Herdeiro de uma cultura milenar, esse país tem uma das atrações mais enigmáticas e interessantes de toda a América Latina: Machu Picchu. Considerada uma região mística, foi descoberta pelo historiador americano Hiram Bingham em 1911 e proporciona uma experiência única aos viajantes. E o melhor: a exigência é apenas que o passageiro tome a vacina contra a febre amarela.

Uruguai

FOTO: MINISTÉRIO DO TURISMO DO URUGUAI

Às margens do Rio Prata está Montevidéu, a capital do país, uma cidade pacata e charmosa onde é possível contemplar um belo pôr-do-sol na praia, conhecer os cassinos mais animados, caminhar pela Rambla e engordar alguns quilos em uma das visitas ao Mercado del Puerto. Para amantes das artes plásticas, a melhor pedida é a Casapueblo. Localizada próximo de Punta del Este, essa antiga residência de verão do artista e arquiteto Carlos Páez Vilaró (1923 — 2014) inclui um museu, galeria de arte e hotel.

Argentina

Foto por Istock/ dolphinphoto

Buenos Aires abriga diversos programas culturais e educativos, como a Casa Rosada, Plaza de Mayo e o Museu de Arte Latino-americana (MALBA). Separe algumas noites para se encantar com os shows de tango no Señor Tango, Café Tortoni ou El Querandí, enquanto se delicia com alfajores e guloseimas recheadas com o famoso dulce de leche na capital da Argentina. Para quem gosta de friozinho, a cidade de Bariloche é uma ótima pedida para aproveitar a temporada de inverno.

Colômbia

Foto por Istock/ alexmillos

Todo viajante que se preze tem Bogotá em sua wishlist. A maior cidade colombiana guarda belezas inigualáveis, como o Cerro Monserrate, que tem cerca de 3.152 metros e possibilita uma visão geral do território. Para aqueles que apreciam a vida boêmia, não podem deixar de fora uma visita à Zona Rosa, repleta de bares e restaurantes badalados.

Paraguai

Foto por IStock/ Donyanedomam

O local queridinho das sacoleiras também é formado por vários pontos turísticos. Quem desembarca em Assunção tem a oportunidade de conhecer mais sobre os antepassados paraguaios na Casa de La Independencia, na Manzana de La Rivera e na Catedral Metropolitana de Assunção.

Chile

Foto por istock/ Nataliya Hora

Um dos principais destinos turísticos na América do Sul, Santiago é o maior e mais desenvolvido centro urbano e cultural desse país que faz fronteira com a Cordilheira dos Andes. A programação da temporada de inverno inclui passeios em vinhedos e outras atrações variadas, como os museus de História Natural, de Arte Pré-Colombiana e de Moda. Além deles, a casa do poeta Pablo Neruda também pode ser visitada em Valparaíso.

Para saber mais, acesse: viajanet.com.br

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ SamyStClair

Comentários

Sair da versão mobile