Ícone do site Qual Viagem

Seis coisas para ver ou fazer nas Dolomitas, nos Alpes italianos

Foto por Istock/ Haidamac

Se você está procurando por aventura, relaxamento ou história, as Dolomitas, no nordeste da Itália, oferece tudo isso. Parte dos Alpes italianos, as montanhas que parecem empalhadas à mão são repletas de atrações turísticas populares na Europa, como montanhismo, esquiagem, escalagem e ciclismo. No outono e no verão, ainda há quem compre passagens aéreas para a região em busca de bump jumping, enquanto no inverno as atividades mais procuradas estão relacionadas com a neve — esqui e uma espécie de cross ciclismo.

A seguir, Qual Viagem indica seis coisas para se ver ou fazer nas Dolomitas italianas:

Via Ferrata

Foto por IStock/ MonikM

De todas as atrações das Dolomitas, a Via Ferrata, ou “caminhos de ferro”, talvez seja a mais incomum. Originalmente construídos durante a Segunda Guerra Mundial para ajudar as tropas a se movimentar pelas montanhas, essas estruturas foram restauradas e expandidas depois do conflito mundial. Cordas e degraus de madeira foram substituídas por cabos de aço, escadas de ferro e de metal que agora oferecem acessos seguros — e vistas maravilhosas — para os alpinistas iniciantes.

Tre Cime di Lavaredo

Foto por Istock/ a_Taiga

Uma vista espetacular também pode ser encontrada na Tre Cime di Lavaredo, ou “Três picos de Lavaredo”. A cordilheira possui uma trilha que pode ser vencida em apenas uma hora e tem uma das vistas mais bonitas de todas as Dolomitas — ideal para quem tem tempo para apenas uma caminhada na região.

Cortina D’Ampezzo

Foto por Istock/ DaLiu

Cortina D’Ampezzo, na província de Belluno, é uma cidade milenar italiana no coração dos Alpes. O vilarejo manteve suas características elitistas de quando era um destino luxuoso de turismo, no século XIX. A mistura de visitantes e das montanhas das Dolomitas faz da pequena cidade uma combinação única de beleza natural e charme europeu.

Lago di Braies

Foto por Istock/ RobertBreitpaul

Se você é apaixonado por lagos, é imprescindível visitar o maior lago das Dolomitas, o Braies, que fica coberto de neve no inverno. Suas águas azuis-turquesas — que ficam verdes no verão — brilham nos dias de sol, algo só comparável com o Lac d’Annecy, na França.

Livinallongo del Col di Lana

Foto por Istock/ Tanja_G

Outra cidade da província de Belluno, Livinallongo del Col di Lana oferece atividades de montanhismo e de pesca no verão e de esqui no inverno. Trincheiras da Primeira Guerra Mundial, ruínas de fortes, barricadas, túneis e equipamentos que contam a história do conflito, além de um belo museu, fazem parte da visita à pequena cidade.

Lago di Cadore

Foto por IStock/ StevanZZ

O maior lago natural de Cadore, o Misurina, é conhecido pelo ar limpo que promove, que já foi até prognosticado para pessoas com problemas respiratórios. Em 1956, nas Olimpíadas de Inverno sediadas ali, o lago foi palco da modalidade de esqui.

Foto destaque por Istock/ Haidamac

Comentários

Sair da versão mobile