Ícone do site Qual Viagem

San Marino: um tesouro no meio da Itália

Scenic view of Guaita fortress on Monte Titano with San Marino city in background

Cercado pela Itália por todos os lados e encravado nos Apeninos, encontra-se um dos menores países do mundo: San Marino. Na Europa, só ganha em território do Vaticano e de Mônaco. Com apenas 61 km², menor do que grande parte dos municípios brasileiros, a República de San Marino é também o mais antigo Estado do mundo, já que foi estabelecido por volta do ano 300 e conseguiu manter-se independente ao longo dos séculos.

Foto por iStock / Peter Zaharov

Próximo de cidades como Florença e Bolonha, San Marino possui 30 mil habitantes e nove municípios, sendo a Cidade de San Marino sua capital. O turismo é a principal fonte de renda do país, que possui elevados IDH e renda per capita. Em seu relevo montanhoso, destaca-se o Monte Titano, com mais de 700 metros de altitude.

No alto do monte, na capital, surgem três torres medievais ligadas por muralhas, que formam o principal cartão-postal do país. Foram construídas entre os séculos XI e XIV e duas delas, Guaita e Cesta, recebem visitantes. As vistas são incríveis. Se o dia estiver limpo, dá para ver até além de San Marino.

Foto por iStock / Hibiscus81

O centro histórico da cidade é muito charmoso e bem conservado, com ares medievais. Passeie pelas ruas estreitas e visite pontos importantes, como a Piazza della Libertà e a Basílica de San Marino. Para os consumistas de plantão, San Marino é um paraíso. Para os estrangeiros o país é livre de taxas e impostos.

Se quiser continuar a explorar o território, percorra as outras oito cidades de San Marino. São elas Acquaviva, Borgo Maggiore, Chiesanuova, Domagnano, Faetano, Fiorentino, Montegiardino e Serravale. Por ser uma área muito pequena, é possível visitar o país inteiro em poucos dias. Uma ótima opção é incluir esse passeio em seu roteiro de viagem pela Emilia-Romagna, pela costa norte do Mar Adriático ou pela região de Florença.

Foto por iStock / ClaraNila

Como chegar

Há voos diretos entre São Paulo e Roma (pela Alitalia) e São Paulo e Milão (Latam). De uma dessas cidades, pegue um trem até a cidade costeira de Rimini. De lá saem ônibus até San Marino, num trajeto curto que dura apenas alguns minutos.

Onde ficar

Hotel Ristorante Cesare – hotelcesare.com/en

Grand Hotel San Marino – grandhotel.sm

Hotel Titano – hoteltitano.com

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Franck Olivier GRONDIN

Comentários

Sair da versão mobile