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Saiba como proteger sua bagagem antes de despachá-la

stack of traveling luggage in airport terminal and passenger plane flying over sky

Nada mais decepcionante e desesperador que estar na espera da esteira de bagagem e não ver sua mala chegando, ou vê-la chegar rasgada ou quebrada. A sensação é que você começou as tão aguardadas férias com o pé esquerdo. Como esses são problemas relativamente comuns, a April Brasil Seguro Viagem separou algumas dicas de como proteger as suas coisas.

Leve objetos de valor na bagagem de mão

Moeda estrangeira, joias ou eletrônicos devem estar na sua bagagem de mão – não importa se na bolsa, na mochila ou mala de bordo. Isso é uma recomendação das próprias companhias aéreas, e qualquer indenização que você possa receber por extravio de mala não cobrirá esses objetos.

Deixe sua mala fácil de identificar

Foto por iStock / NeoPhoto

Caso sua mala seja extraviada, pode ser muito difícil identificá-la se ela for comum: preta e de tamanho médio. Aposte em características que possam diferenciá-la, como uma tag de mala com seu nome e contatos, faixas ou adesivos. Malas mais chamativas, como as coloridas e estampadas, também são mais fáceis de encontrar na esteira.

Use um cadeado ou lacre

Foto por iStock / diego_cervo

Para fechar o zíper, compre um cadeado ou lacre de malas. Existem modelos de lacre que protegem a bagagem do “golpe da cesárea”, que é quando abrem o zíper sem retirar o cadeado e sem deixar vestígios. Além disso, caso o passageiro vá passar pelos Estados Unidos, é recomendado adquirir o cadeado da TSA, responsável pela segurança dos voos no país. A agência tem autorização para abrir qualquer mala e podem abrir o cadeado deles e colocá-lo de volta, sem precisar quebrá-lo.

Contrate um seguro viagem

Dessa maneira, você protege sua saúde, seu bolso e seus bens. Os produtos da April Brasil Seguro Viagem, por exemplo, contam com indenização caso a bagagem extraviada não seja localizada. Além disso, o plano MAX conta com a Compensação por Atraso de Bagagem, para reembolsar o viajante por despesas que ele pode ter caso a mala demore a chegar (itens de higiene pessoal, muda de roupas etc). Por fim, é possível adquirir a cobertura de Danos à Mala, que indeniza o passageiro se sua mala for danificada.

Registre sua mala e seus pertences

Tire fotos, liste o que colocar dentro dela e conheça suas características gerais, como marca e tamanho. Isso será importante para localizá-la se ela não chegar com você. Se, durante a viagem, você comprar itens de valor que não puder levar na bagagem de mão, guarde as notas fiscais.

E se mesmo assim você tiver problemas?

Foto por iStock / fizkes

Mesmo com todas as precauções, imprevistos acontecem. Se a sua mala não estiver na esteira de bagagem, não se desespere. O primeiro passo é ir ao balcão da companhia aérea e registrar a queixa, colocando o endereço do seu hotel e contato. Enquanto espera, guarde as notas de tudo o que gastar em decorrência de estar sem mala para poder pedir o reembolso depois. Só após acabar o prazo estabelecido para entrega da mala você pode solicitar uma indenização.

Caso você receba sua mala danificada, vá direto ao balcão da companhia aérea fazer uma reclamação. Não deixe o aeroporto sem fazer isso, pois eles só aceitarão arrumá-la se você se apresentar no momento do desembarque.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / suriya silsaksom

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