Ícone do site Qual Viagem

Sabor e charme em Capivari

Após o sucesso de seus restaurantes em Campos do Jordão, o chef e proprietário Anderson Oliveira inaugura mais uma unidade, agora no badalado bairro de Capivari.

Se a paulista cidade de Campos de Jordão já é – por si só –, sinônimo de charme, Capivari é a expressão máxima desse glamour. O efervescente bairro central da cidade é abraçado por diferentes atrativos turísticos. É ainda o point de encontro de gente bonita e o onde se concentram excelentes bares, cervejarias artesanais e restaurantes, como o Dona Chica Capivari, inaugurado em maio.

Apesar de nova, a casa traz toda a expertise do chef Anderson Oliveira, proprietário de outros três restaurantes na cidade, dois situados no Horto Florestal e o Dona Chica na Horta, no bairro dos Mellos, na área rural. “Meu maior desafio na criação da nova unidade foi trazer a essência dos meus outros restaurantes para o pulsante centro turístico de Campos de Jordão. Afinal, as três casas estão em meio à natureza e distantes dos agitos urbanos. Funcionam em espaços abertos, sem paredes”, diz o chef.

Localizado no Parque Capivari e tendo como vizinhos teleférico, parquinho com brinquedos interativos e concha acústica, palco onde anualmente é realizado o conceituado Festival de Inverno e onde acontecem os principais eventos da cidade, o Dona Chica Capivari “nasce” seguindo os mesmos conceitos vigentes nos demais restaurantes da marca: tem decoração descolada e ambiente aberto – é abraçado por lago, por centenárias araucárias e pelo ar puro da Serra da Mantiqueira.

Seu cardápio – entrada, refeição principal, sobremesa e drinques –, traz pratos inspirados na paisagem da serrana e preparados com ingredientes frescos e selecionados, cultivados por produtores locais. Além de valorizar os sabores e os saberes da região, o menu do novo restaurante foi projetado, sobretudo, pensando nas famílias, com pratos fartos que servem duas ou mais pessoas. “Nossa ideia é oferecer clima acolhedor e refeições saborosas, elaboradas para serem compartilhadas em grupo”, explica o chef.

“Mais do que uma refeição, queremos proporcionar aos frequentadores mais do que um prato, mas uma memória especial e uma conexão afetiva com os sabores”, prossegue Oliveira. Segundo afirma, a ideia é promover um encontro entre o sabor, a paisagem da Mantiqueira e as pessoas reunidas ao redor da mesa. “Queremos propiciar um encontro que gere bons momentos, lembranças que fiquem gravadas no coração para sempre”, resume ele.

Bebes e comes

Além de estar estreando do badalado bairro central de Campos do Jordão, a nova casa traz outra novidade: serve lanches para um quem deseja fazer um happy hour no Parque Capivari, sopas, fondues e opções veganas, como o hambúrger de cogumelos e a moqueca. O menu inclui ainda os já conhecidos petiscos, pratos e grelhados oferecidos nos outros três restaurantes do Dona Chica e os drinques autorais preparados com ingredientes regionais.

Jacu-Buti, Jeca in Jarra e Gin Tônica são alguns desses coquetéis. O primeiro é feito com geleia de jabuticaba, gelo, vinho branco, pimenta rosa e poelo fresco. Já o segundo leva fatias de laranja, frutas vermelhas, hortelã do quintal, mel, gelo e espumante nacional. É servido em jarra de um litro e serve de quatro a cinco pessoas. Finalmente, o terceiro é produzido com gin regional de frutas vermelhas e ervas colhidas na horta com tônica. Há, ainda, drinques sem álcool, como o Alice, feito com groselha caipira, suco de laranja, suco de abacaxi e creme de leite.

Quanto aos petiscos, destaque para o crocante mix de bolinhos de pinhão, javaporco e truta. Carnes e massas são a base dos pratos principais. Podem ser saboreadas no Filé Mignon ao Molho de Cogumelo (medalhões ao molho de shitake, shimeji e paris como acompanhamento), Leitão a Caipira (leitão caipira criado em milho, pinhão ao molho madeira e acompanhamentos) e a Costeleta com Mostarda e Mel (costelinha suína assada em baixa temperatura, com molho de mostarda e mel e acompanhamentos), por exemplo.

Por sua vez, as massas incluem opções como o Sorrentino com Abóbora e Queijo Pinhal, uma massa artesanal recheada com abóbora cabotiá levemente defumada e Queijo Pinhal. Pode ser servida com molho pomodoro rústico ou molho branco. Para adoçar a vida, sobremesas como o Brigadeiro de Capim Santo com Sorvete e o Brownie de Arroz Piaguí, preparado com farinha de arroz Piaguí (produzido em Pindamonhangaba) com sorvete.

“Oferecemos opções para todos os paladares, sempre incluindo frutas, ervas, temperos cultivados na região. “Também utilizamos produtos semeados por nós. Temos um pomar onde cultivamos jabuticaba, cambuci, pitanga, limão e muitas outras espécies de frutas, além de uma horta, com flores comestíveis e ervas aromáticas”, conta o chef

Outra inovação do Dona Chica Capivari é o Cãodápio, um cardápio preparado com comidinhas especiais formuladas e desenvolvidas por veterinária seguindo diretrizes nutricionais. O restaurante que é Pet Friendly disponibiliza, por exemplo, a Porção de Cãoxinha de Frango, Risotinho de Truta com patê de Fígado, Picolé de Frutinhas e até um Drinkcão, um coquetel nutritivo e refrescante feito com frutas, iogurte, manjericão e granola. A casa oferece ainda um tapetinho, água e locais para colocar as guias dos pets.

Se você está planejando dar uma escapada no fim de semana ou passar uns dias em São Paulo, aproveite e vá até em Campos do Jordão para conhecer o Dona Chica Capivari, vivenciando uma experiência gastronômica inesquecível. Além de pratos com sabor de comida de vó, o restaurante também é um endereço perfeito para quem busca prazer na mesa, momentos de paz e contato com a natureza. Tendo como aliado o ar puro das montanhas, o restaurante está inserido em um privilegiado cenário natural, bem aos pés da charmosa Serra da Mantiqueira.

SERVIÇO

Dona Chica Capivari: Parque Capivari, Capivarri, Campos do Jordão (SP), distante cerca de 170km da capital paulista, @donachicacapivari

Menu: usetag.me/donachicacapivari

Abre de quinta a domingo, 11h30 às 21 horas. Sextas e sábados, 11h30 às 22 horas. Reservas: usetag.me/donachicacapivari

Texto por: Fabíola Musarra

Fotos por: Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile