O Parque Nacional do Itatiaia, primeiro parque nacional do Brasil, acaba de ampliar sua oferta de hospedagem com duas novas estruturas de pernoite na Parte Baixa: o Camping Santa Rita e o Abrigo Casa de Pedra. Ambos ficam próximos ao Centro de Visitantes e oferecem uma experiência acolhedora em meio à Mata Atlântica, com acesso facilitado a trilhas, cachoeiras e à rica biodiversidade da região.
Até então, as opções de hospedagem dentro do parque estavam concentradas na Parte Alta, incluindo o Abrigo Rebouças e uma área de camping com capacidade para 20 barracas próxima a ele. As novas opções reforçam o compromisso do parque em aprimorar a infraestrutura disponível ao visitante, oferecendo pernoites seguros, organizados e integrados à natureza.
Abrigo Casa de Pedra — hospedagem prática e aconchegante
Com capacidade para até 8 pessoas, o Abrigo Casa de Pedra é ideal para quem busca conforto adicional sem abrir mão da experiência em meio à natureza. A diária custa a partir de R$ 85 por pessoa, por pernoite.
As políticas de reserva, horários e orientações aplicadas ao camping também valem para o abrigo, e ambos compartilham da mesma estrutura da área de convivência. Ao chegar ao parque, o visitante é orientado no Centro de Visitantes (ou na portaria após 17h) sobre regras, localização da hospedagem e modo de acesso. É entregue também o molho de chaves que libera o portão, banheiros e cozinha — a ser devolvido ao fim da estadia.
Camping Santa Rita — 16 baias exclusivas para barracas
O Camping Santa Rita conta com 16 espaços individuais de 3×3 metros, cada um destinado à instalação de uma barraca. A hospedagem custa a partir de R$ 75 por barraca por noite, com capacidade para até 3 adultos ou 2 adultos e 2 crianças de até 12 anos.
Projetado para proporcionar mais conforto aos campistas o espaço oferece área de convivência, lavanderia, banheiros convencionais, incluindo unidade adaptada para pessoas com deficiência, ambos com chuveiros quentes, cozinha equipada com fogão, micro-ondas, geladeira, panelas e utensílios, além de wifi. Próximo ao camping ficam um estacionamento e uma lanchonete com funcionamento das 8h às 16h, e menu com pratos executivos no horário do almoço.
O camping funcionará de terça a domingo, com check-in das 11h às 20h e check-out às quartas e segundas, até as 10h. Após o check-in, é permitido sair e retornar ao parque, mas vale lembrar que às segundas-feiras, as trilhas, cachoeiras e lanchonetes da Parte Baixa permanecem fechadas, e que para o pernoite é necessária a compra do ingresso e do estacionamento, que não estão incluídos no valor da hospedagem.
Reservas: pelo site até 20h ou na portaria até 16h
Para garantir a melhor experiência aos visitantes, algumas regras foram estabelecidas:
Não é permitido acender fogueiras; o silêncio deve ser respeitado a partir das 22h, e o som deve permanecer baixo até esse horário; não são permitidos animais domésticos; o ambiente deve ser mantido limpo durante e após a estadia; e o acesso ao abrigo é exclusivo para os hóspedes do espaço.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto: Divulgação

