Ícone do site Qual Viagem

Ottawa: o que fazer na agitada capital canadense

Canadian Parliament and Rideau Canal (XXXLarge)

Quando o assunto é turismo no Canadá, Ottawa pode até não ser tão procurado quanto outros destinos mais famosos, como Toronto e Montreal. Mas a cidade merece fazer parte de seu roteiro pelo país. Capital canadense (coisa que nem todos sabem), Ottawa tem um pouco de tudo: belas paisagens, prédios históricos e muita cultura.

Foto por iStock / PaulMcKinnon

Além disso, Ottawa tem uma ótima localização para quem está viajando pelo Canadá. Fica entre Toronto (400 km a sudoeste da capital) e Montreal (a menos de 200 km a leste). Ottawa está toda na margem direita do Rio Ottawa, que marca a divisão entre as províncias de Ontário e Québec. Curiosamente, a região leste da cidade concentra um grande número de francófonos.

Foto por iStock / Vladone

Com mais de um milhão de habitantes, Ottawa é bonita e animada. É fácil se deslocar por lá, sendo que a maioria das atrações turísticas está no centro da cidade. Opte por passear a pé ou então alugue uma bicicleta. Comece o passeio ao longo do histórico Canal Rideau, Patrimômio Mundial da Humanidade da UNESCO construído no século XIX, que, junto com o Rio Rideau, corta todo o centro de Ottawa. No inverno, quando as temperaturas ficam facilmente abaixo de 0°C, o canal vira uma extensa pista de patinação no gelo.

Foto por iStock / Vladone

Outra atração clássica é fazer um passeio guiado pelos edifícios oficiais do Parliament Hill, um conjunto de três majestosas construções de arquitetura neogótica. Por ali estão hotéis, lojas, bibliotecas (como a belíssima Biblioteca do Parlamento), dois parques (Major’s Hill Park e Confederation Park) e a Galeria Nacional do Canadá, com sua moderna fachada de vidro. Outros passeios incluem assistir a algum show ou espetáculo no National Arts Centre e aproveitar um chá da tarde no famoso hotel Fairmont Château Laurier. Para uma refeição, a área de Byward Market está repleta de restaurantes de todos os tipos.

Foto por iStock / ablokhin

Ottawa tem 32 km² de parques e áreas verdes. Do outro lado do Rio Ottawa, a cidade de Gatineau também é bem arborizada. Ótimo passeio a partir de Ottawa, é possível chegar lá de balsa ou até mesmo a pé. Ali fica um enorme parque repleto de muita natureza, o Parc de la Gatineau.

Foto por iStock / rabbit75_ist

Um diferencial de Ottawa é que vale visitar essa cidade em qualquer época do ano. No inverno, mesmo com o frio, há diversas atrações únicas, como o Festival Winterlude, quando a cidade se enche de incríveis esculturas de gelo. Já na primavera, o destaque fica por conta do Canadian Tulip Festival, quando florescem milhares de coloridas tulipas. Ottawa também recebe a melhor festa do Canada Day do país, dia em que se comemora o Dia da Independência do Canadá e aniversário do país (01 de julho), com shows, atrações e fogos de artifício.

Foto por iStock / MyriadStars

Como chegar

Não há voos diretos entre o Brasil e Ottawa, mas é possível fazer o trajeto com uma escala em Toronto (Air Canada) ou nos Estados Unidos (United e Delta) a partir de São Paulo. Outra opção é voar direto para Toronto pela Air Canada ou Avianca (também a partir de São Paulo) e depois pegar um trem até Ottawa.

Onde ficar

The Business Inn & Suites

Fairmont Chateau Laurier

Albert at Bay Suite Hotel

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Vladone

Comentários

Sair da versão mobile