Era uma quarta feira de setembro, dois dias depois do início da primavera. Poucos motoristas paulistanos que trafegavam do Cebolão até a Zona Norte tiveram a oportunidade de ver essa cena, no mínimo, surreal – um ônibus lotado de 26 passageiros navegando sobre as águas do Rio Tietê. Claro, era um ônibus-anfíbio e o objetivo era chamar a atenção das autoridades para a real possibilidade de São Paulo utilizar seus rios como transporte.
O Duck Copacabana navega pra valer é no Rio de Janeiro, para a alegria de cariocas e turistas à procura de um passeio divertido e muito inusitado. Criado por empresários brasileiros, o ônibus-anfíbio levou cinco anos, entre construção e testes, para ser legalizado e ter sua atividade iniciada.
O trajeto no Rio de Janeiro começa em frente ao embarque do bondinho do Pão de Açúcar, segue em direção a Baía de Guanabara, passa pela Urca, Aterro do Flamengo até chegar a Marina da Glória, quando então o motorista do ônibus cede seu lugar a um marinheiro, que irá conduzir o Duck Copacabana a um mergulho na Baía de Guanabara.
O passeio aquático dura 40 minutos, tempo suficiente para o turista apreciar a incrível paisagem natural do Rio de Janeiro, a orla de Niterói e os aviões que decolam do aeroporto Santos Dumont. “Temos marinheiros e guia que contam um pouco da história do aterro do Flamengo e do Rio de Janeiro até a Marina da Glória, onde o ônibus vira anfíbio e em um gostoso passeio os turistas aproveitam a brisa do mar. Uma situação diferente aqui no Brasil”, afirma Ilídio Guerra, um dos sócios do empreendimento.
A ideia do ônibus anfíbio surgiu após uma viagem de Guerra para Washington, quando teve contato com um modelo semelhante. “Tenho um amigo que é um velho lobo do mar. Entre uma conversa e outra ele veio com essa proposta de construirmos o primeiro ônibus-anfíbio no Brasil. Todos os testes foram feitos em São Paulo, mas a operação é realizada no Rio de Janeiro. Na fase final, a fase mais difícil, nós tivemos que abrir espaço para mais um sócio e assim concluir o ônibus”, conta o empresário, que já admite existir projetos para outras cidades.
O embarque e o desembarque do Duck Copacabana são feitos na Urca, na Praça General Tibúrcio, em frente à entrada do bondinho do Pão de Açúcar. O Duck parte a cada duas horas, de 10h30 até 16h30.