Ícone do site Qual Viagem

Normandia é paradisíaca e pouco visitada por brasileiros

Panoramic view of famous Le Mont Saint-Michel tidal island on a sunny day with blue sky and clouds, Normandy, northern France.

Normandia, a região localizada no noroeste da França, é atraída por diversos turistas que vão em busca de praias históricas – como a que marcou o Dia D, como ficou conhecido o 6 de junho de 1944. O acontecimento histórico é também substituído pelas paisagens paradisíacas que o estado francês abriga.

Foto por iStock / SergiyN

Normandia significa “Homens do Norte”, que se refere ao Viking Rollo, quando fez um acordo com o imperador Carlos Magno, em 911, para proteger Paris de ataques piratas e em troca recebeu de presente esta parte do país para criar seu reino e casar-se com francesas.

Foto por iStock / mauriziobiso

A cidade possui uma costa de 600 quilômetros de extensão repleta de natureza, paisagens rurais, diversos castelos medievais e uma excelente gastronomia – sem contar que inspirou diversos pintores e até mesmo escritores.

Foto por iStock / bluejayphoto

A porta de entrada para quem deseja conhecer a Normandia está a 75 quilômetros de Paris, na pequena e charmosa vila de Giverny. A vila torna-se especial e importante por ter abrigado o pintor Claude Monet, criador do impressionismo, sua esposa e seus oito filhos durante anos. O artista pintou as paisagens da vila e acabou transformando o local em uma representação viva de seus quadros – é natural se encantar logo de cara e prepara-se para respirar arte, muita arte.

Giverny. Foto por iStock / irakite

A menos de uma hora de Paris (em uma viagem de carro ou trem), a Normandia deve ser visitada com calma e sem pressa, mesmo para aqueles que fazem bate e volta. Passe pelo menos uma noite na cidade e permita-se conhecer melhor os atrativos e toda essa beleza tão falada e pouco conhecida, principalmente por brasileiros. Em volta, há muitas cidadezinhas e vilas tão encantadoras quanto essa, cada uma oferecendo um estilo e roteiros diferentes. Confira:

Foto por iStock / MarcelloLand

Deauville e Trouville são duas cidades balneárias da Normandia, separadas apenas por uma praça, um rio e uma estação ferroviária. Trouville surgiu devido a um vilarejo de pescadores que ganhou visibilidade nas obras do pintor Charles Mozin. A cidadezinha possui centro antigo e atraente, rodeado de cafés e restaurantes, um porto do século 17 e um mercado de peixes. É também o litoral mais próximo da capital.

Foto por iStock / benkrut

Já Deauville, por sua vez, é o símbolo da aristocracia e da art de vivre francesa. Atualmente, as praias da cidade são conhecidas por todos, após ficarem famosas pelos guarda-sóis coloridos e calçadão chamado de Les Planches.

Foto por iStock / Delpixart

Honfluer é repleta de prosperidade e de arte de primeira qualidade. Suas ruelas e casinhas de madeiras coloridas são vibrantes e descontraídas. Não é à toa que o lugar exerceu um importante papel cultural na França. Possui um dos portos mais simpáticos do país e a parte mais antiga se concentra em poucos quarteirões em volta dele. Além de tudo isso, a curiosidade em visitar esse lado da França aumenta em descobrir que foi preservado pelos desastres da Segunda Guerra Mundial, então é possível ver as fachadas originais das casas centenárias.

Foto por iStock / BruceCampos

Etreat é uma parada obrigatória. Com majestosas falésias de calcário, elas atraíram vários escritores e pintores que buscaram por inspiração. Visitar o lugar significa descobrir um cantinho único e emocionante.

Foto por iStock / Janoka82

Livarot por outro lado, é interessante e vale uma parada para aqueles que queiram visitar a La Maison Graindorge, a fábrica do famoso Queijo Camembert.

Foto por iStock / philipimage

Em Caen está localizado o Le Mémorial de Caen, um museu que transmite uma experiência única, relatando com filmes e fotografias, o antes, durante e depois da Segunda Guerra. Há ainda alguns itens históricos expostos, como armas, uniformes e entre outros.

Igreja de Saint-Pierre em Caen. Foto por iStock / bbsferrari

Rouen, a capital da Normandia, é regada de história e um tesouro arquitetônico que está entre os mais valiosos da Europa, por possuir suas casas de madeiras imune dos bombardeios, enquanto seu centro foi destruído. A cidade é banhada pelo Rio Sena e oferece bons passeios de barcos.

Foto por iStock / AGaeta

A cidade medieval de Lisieux possui um legado religiosos graças a Santa Teresa. A cidade é um dos lugares espirituais mais conhecidos da França. Teresa Martin (Santa Teresinha do Menino Jesus) morou em Lisieux em 1925 e sua casa permanece aberta à visitação, onde é possível encontrar pertences intactos. Ela também é considera a segunda mais importante padroeira da França e foi homenageada com a construção do maior santuário religioso da Normandia e um dos mais imponentes erguidos na Europa durante o século XX, a Basílica Santa Teresinha.

Basílica de Santa Teresa. Foto por iStock / JavierGil1000

Bayeux e Avranches são pequenas, mas valem uma parada rápida para conhecer a beleza e charme da arquitetura incrível.

Bayeux. Foto por iStock / PicsFactory

Um dos destinos mais procurados da Normandia é o Mont Saint-Michel (foto de capa). O único lugar do estado que resistiu aos ataques ingleses durante a Guerra dos Cem Anos. O monte manteve-se intacto durante todas as tentativas de toma-lo. Com isso, virou um símbolo da identidade nacional.

Onde se hospedar

Lisieux: Ibis Budget Lisieux

Rouen: Hotel Morand

Giverny: La Musardiere

Caen: Adagio Caen Centre

Deauville: Hotel Le Relais du Haras

Trouville: Hotel de la Paix

Onde comer

Lisieux: L’Angelus

Rouen: Un Grain De

Giverny: Creperie Fleur de Seine

Caen: La Manufacture

Deauville: Villa Gypsy

Trouville: Les Affiches

Texto por: Caroline de Oliveira

Foto destaque por iStock / bluejayphoto

Comentários

Sair da versão mobile