O Natal Luz de Gramado, o maior evento natalino do país, acaba de conquistar um de seus mais importantes marcos históricos: o Guinness World Records oficializou o evento como o festival de Natal mais longo do mundo, com seus 88 dias de duração. A certificação reconhece, ainda, a grandiosidade dos espetáculos, desfiles, luzes, música, decoração temática e programação cultural que transformam a Serra Gaúcha em um espetáculo de tradição anual.
Criado em 1986 com o intuito de atrair visitantes durante o final do ano, o Natal Luz cresceu ao longo das décadas até se tornar, no momento, o mais longo espetáculo natalino do mundo de acordo com o Guinness Book. Com mais de 2 milhões de lâmpadas LED instaladas, 500 mil metros de pisca-piscas e um desfile anual que reúne milhares de artistas e milhões de visitantes, o Natal Luz de 2025 elevou o patamar global do evento com a entrada no livro dos recordes mundiais.
“Entrar para o Guinness Book é um sonho realizado para Gramado e motivo de orgulho para todos os brasileiros, ainda mais com uma celebração tão especial que representa a alma do nosso povo, nossa hospitalidade e nossa capacidade de criar magia e encantamento coletivos. Esta conquista de Gramado coloca o Brasil no mapa de uma celebração mundial e reforça o impacto social, cultural e turístico da cidade”, celebra Ricardo Bertolucci, secretário de Turismo de Gramado. “Temos a expectativa de receber aproximadamente 2,8 milhões de visitantes durante a temporada de Natal deste ano, o que sem dúvida traz benefícios para toda a comunidade e parceiros do setor turístico”, completa.
O Natal de Gramado se destaca pela extensão das decorações, público atendido (superior a 2,5 milhões de visitantes por edição) e inovação em produções artísticas, superando concorrentes internacionais. A edição deste ano, que celebra os 40 anos do evento, chegou repaginada, com novo cenário, pirotecnia, tecnologia de LEDs, cenas e músicas inéditas.
“De 23 de outubro de 2025 a 18 de janeiro de 2026, vivemos 88 dias de magia em um evento que transforma a nossa cidade em um paraíso de luzes, música e tradição natalina. Convidamos a todos, brasileiros e visitantes internacionais, a visitarem Gramado para conhecerem de perto as razões que fizeram com que o Natal Luz entrasse para o Guinness Book”, afirma Rosa Helena Volk, presidente da GramadoTur.
Mais informações em: gramadoinesquecivel.tur.br
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Cleiton Thiele/SerraPress

