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MSC Euribia fará a primeira viagem do mundo com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa

A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC irá operar, na próxima semana, a primeira viagem da história com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa, quando o mais recente navio da MSC Cruzeiros, o MSC Euribia, movido a gás natural liquefeito (GNL), deixar o seu estaleiro em Saint-Nazaire, na França, onde está atualmente, e navegar a caminho do local de sua cerimônia de inauguração em Copenhague, na Dinamarca.

O MSC Euribia, 22º navio a se juntar à frota da MSC Cruzeiros, navegará durante quatro dias, partindo de Saint-Nazaire para Copenhague, e atingirá zero emissões líquidas de gases de efeito estufa, demonstrando que isso é possível no mercado de cruzeiros atualmente. O navio partirá do porto francês no dia 03 de junho e tem chegada prevista à cidade dinamarquesa no dia 07 de junho.

A MSC Cruzeiros adquiriu 400 toneladas de bio-GNL, afirmando o seu compromisso com a implementação de combustíveis renováveis e medidas de transição energética para a viagem pioneira de emissões líquidas zero de gases de efeito estufa. A companhia é a primeira operadora de cruzeiros marítimos do setor a comprar bio-GNL como uma fonte de combustível que tem reduções significativas nas emissões do ciclo de vida.

Para Pierfrancesco Vago, presidente executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, “a nossa compra de bio-GNL enviará um sinal claro e significativo ao mercado de que há procura por combustíveis mais limpos por parte das companhias de cruzeiro e de toda a indústria marítima, mas precisamos que os governos, produtores e consumidores finais colaborem e aumentem a disponibilidade dessas fontes de energia novas e tão necessárias”.

A navegação com zero emissões líquidas utilizará o bio-GNL por meio de um sistema de balanço de massa, o método mais eficiente do ponto de vista ambiental, para proporcionar os benefícios do biogás renovável. Toda a cadeia de abastecimento estará em total conformidade com as normas da União Europeia relativas às Energias Renováveis, também conhecida como RED II, e cada lote individual do total de bio-GNL produzido foi certificado pela International Sustainability & Carbon Certification.

A MSC Cruzeiros tem tido o apoio da empresa nórdica de energia Gasum para a viagem com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa, uma produtora líder de biogás e processadores de frações de resíduos biodegradáveis na região. A velocidade e o itinerário da viagem inaugural do MSC Euribia foram definidos especificamente para otimizar a configuração e as cargas dos motores, de modo a minimizar o consumo de combustível. Especialistas dedicados à eficiência energética, tanto da MSC Cruzeiros como do construtor do navio, o Chantiers de L’Atlantique, estarão a bordo para monitorar e otimizar todos os detalhes da viagem. Eles vão trabalhar com o Comandante do navio, Capitão Stefano Battinelli, e o Engenheiro Chefe do MSC Euribia, Pasquale Mastellone.

Os especialistas em eficiência energética da MSC Cruzeiros em terra, baseados em Londres, irão monitorar e otimizar continuamente todos os sistemas a bordo para minimizar a demanda de energia, identificar oportunidades adicionais para melhorar a eficiência energética em tempo real, mantendo, ao mesmo tempo, um elevado conforto para todos os hóspedes a bordo.

Isto vai incluir uma série de medidas, desde a configuração dos motores até a velocidade dos ventiladores de ar-condicionado individuais das cabines dos hóspedes, juntamente com a otimização do itinerário e da velocidade. Todas as iniciativas combinadas vão resultar em economia de energia para reduzir o consumo de combustível.

Os novos navios da MSC Cruzeiros são flexíveis em termos de combustível, e podem acomodar uma variedade de combustíveis renováveis disponíveis atualmente e esperados no futuro. A utilização de GNL fóssil já atinge uma redução de até 20% nas emissões de gases de efeito estufa quando comparado com os combustíveis marítimos convencionais, e praticamente elimina todas as emissões de óxido de enxofre e partículas, reduzindo também os óxidos de nitrogênio em 85%.

Mais informações em: msccruzeiros.com.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

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