Ícone do site Qual Viagem

Motivos para se hospedar em um hostel

Quais os principais pontos que você leva em consideração ao escolher onde se hospedar? Localização? Conforto? Limpeza? Segurança? E que tal somarmos a isso outros pontos importantes como custo-benefício, socialização e novas experiências? São justamente esses os fatores que vêm fazendo dos hostels um dos principais meios de hospedagem em todo o mundo. Enquanto pousadas e hotéis vêm lutando contra a sensação da plataforma AirBnb, os hostels crescem devido à sua atmosfera, interação social e atendimento personalizado.

Um hostel não é mais somente um local de acomodação barata e sim um espaço de convivência muito valorizado por viajantes de todas as idades. Foi-se o tempo em que ficar num hostel era coisa apenas de mochileiros ou jovens sem grana. Hoje em dia, esse meio de hospedagem é procurado por diferentes perfis de viajantes e oferece opções para todos os gostos e bolsos.

Foto por iStock / popmusique

“Tudo é questão da prioridade do momento. A escolha por um hostel vai depender muito do que a pessoa busca naquela viagem especificamente”, afirma Felipe Gamba, proprietário do Hostel da Vila, em Ilhabela. “A mesma pessoa que se hospedaria em uma pousada de luxo em uma viagem de lua de mel, pode optar por um hostel em uma viagem a sós, com amigos ou até mesmo a dois, dependendo do objetivo da viagem”, completa.

Sem dúvida, o preço justo é um dos principais pontos em se hospedar em um hostel. E não é só a hospedagem que tem valores acessíveis, todos os serviços oferecidos em um hostel partem da premissa de um bom custo-benefício.

O ambiente acolhedor e design criativo definitivamente diferenciam os hostels do padrão impessoal dos hotéis. O atendimento em um hostel é totalmente pessoal. Existe uma real conexão entre hóspedes e funcionários, pois todos ali têm a mesma paixão: viajar!

Foto por iStock / AntonioGuillem

Hostels são onde pessoas de todo o mundo se encontram e interagem. Apesar dos brasileiros ainda estarem se acostumando ao conceito, esse meio de hospedagem já é utilizado há tempos por viajantes de todo o mundo. As áreas coletivas de um hostel têm o intuito de aproximar os hóspedes e gerar uma rica interação social. Um bom hostel deve promover festas, happy hours e eventos temáticos, justamente para gerar novas experiências e interações sociais. A cozinha de um hostel também é um dos principais pontos de contato entre os hóspedes.

Proprietários e colaboradores de um hostel geralmente gostam de um bom papo e são apaixonados pelo destino onde estão localizados. Quer condições melhores do que essa para descobrir aquelas dicas de passeios e restaurantes incríveis?

Para quem quer mais privacidade na hora de descansar, alguns hostels também apostam em quartos menores, que podem ser individuais ou para duas pessoas, até mesmo casais. Você continua com o privilégio da socialização, mas tem um quarto só para você. O que quebra aquele mito de que em um hostel você vai ter que compartilhar o quarto com dezenas de outras pessoas. Há ainda a opção de escolher quartos mistos ou só para mulheres, por exemplo.

A dica é fazer buscas em sites especializados até encontrar o hostel que mais tem a ver com você. O fato de cobrar um valor mais acessível não quer dizer que um hostel perde para outros meios de hospedagem em quesitos como limpeza, segurança ou comodidade. Muito pelo contrário. Bons hostels devem oferecer o mesmo nível de limpeza e segurança que qualquer hotel.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile