Ícone do site Qual Viagem

Macapá: a capital que cruza dois hemisférios

Fundada em 4 de fevereiro de 1758, ela é a única capital brasileira cortada pela linha imaginária do Equador. Localizada em dois hemisférios, Macapá é a cidade mais próxima da foz do Rio Amazonas.

Foto por Jorge Andrade via Wikipedia

A capital do Amapá vem despontando como um dos destinos que mais cresceu e infraestrutura turística e, não só por isso, merece uma visita. Seu principal cartão-postal é o Marco Zero, que divide os hemisférios Norte e Sul e é ponto obrigatório de visitas – por ali, todo mundo sobe no monólito sobre a linha imaginária do Equador e coloca um pé em cada hemisfério.

Outro lugar bastante visitado por lá é a Fortaleza de São José de Macapá. O forte, que tem 127 mil metros quadrados, é um dos maiores do Brasil,reconhecido como patrimônio histórico brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Foto via Flickr Lorenzoclick

E do lado de fora, é possível curtir o Parque do Forte. Um complexo turístico histórico, localizado na chamada frente da cidade que envolve a área externa da Fortaleza de São José. Lugar ideal para caminhadas e piquenique, oferece variadas opções de lazer para toda a família com possibilidade de apreciar a vista do rio Amazonas, nos decks panorâmicos ao longo do percurso.

Já a Igreja de São José de Macapá, construída em 1761, é o monumento mais antigo da cidade. Sua construção data do século XVIII, composta de torre sineira lateral única e fachada remodelada ao gosto neoclássico. E muito apreciada pela simplicidade e beleza de sua arquitetura trazida pelos jesuítas europeus, ainda no século XVI. A igreja leva o nome do santo padroeiro da cidade, nela se realiza a maior festa religiosa – 19 de março dia do consagrado santo São José.

Macapá é a única capital do Brasil banhada pelo Rio Amazonas e um dos motivos para conhecer a cidade é a sua orla. Formada por um conjunto de bares e restaurantes, o local é ideal para curtir um bom papo com os amigos. Todas as pessoas que vêm visitar Macapá, não passam pela cidade sem experimentar um dos pratos típicos locais, o camarão no bafo.

Foto via Flickr Fernando Remedios

O Rio Araguari, em Macapá, é o grande destino para essa que pode ser uma das Surf Trips mais emblemáticas de sua vida. É nele que você irá dropar com sua prancha se desviando de galhos e ouvindo o famoso som da Pororoca. Dê preferencia ao mês de março se quiser encontrar ondas de extrema qualidade.

Como chegar

Para chegar até Macapá, é preciso pegar um voo a partir de Belém ou um barco (24 horas de viagem). Não há acesso terrestre para o destino.

Onde ficar

Hotel Do Forte – hoteldoforte.com

Ceta Ecotel – ecotel.com.br

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque via Flickr Marcus Paulo

Comentários

Sair da versão mobile