O turismo inclusivo vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, com hotéis e redes hoteleiras adotando selos, certificações e práticas de atendimento que consideram as necessidades de hóspedes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A denominação de “Empresa Amiga do Autista” foi concedida, recentemente, à muitos hotéis e resorts no Brasil, indicando que a equipe foi treinada para receber pessoas com TEA e o ambiente foi adaptado para um acolhimento mais seguro e tranquilo. A seguir, perfis de alguns desses hotéis, seus diferenciais e desafios:
Blue Tree Hotels
Essa rede de hotéis conta com mais de 20 empreendimentos entre hotéis e resorts, com mais de 4.000 apartamentos distribuídos por 15 cidades de norte a sul do Brasil, como São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza, Manaus, Teresina, entre outras, contando com políticas de hospitalidade, inclusão e atuação nas campanhas de melhoria contínua da cadeia de serviços da rede.
Desde agosto de 2023, várias unidades passaram por capacitação básica em autismo para profissionais da hotelaria (recepção, recreação, equipe de limpeza, atendimento) ministrada por organizações certificadoras como a Incluir — Treinamentos e Certificação. Assim, diversas delas apresentam o selo:
- Blue Tree Thermas de Lins (SP)
- Blue Tree Towers Anália Franco (SP)
- Blue Tree Towers Bauru (SP)
- Blue Tree Garden Bauru (SP)
- Blue Tree Millenium Porto Alegre (RS)
- Blue Tree Premium Londrina (PR)
Como prática de acolhimento, os hotéis listados oferecem cordões de girassol em recepções, que podem ser solicitados por pessoas com deficiências ocultas, como o autismo, recurso que serve para sinalização discreta de que a pessoa pode precisar de acolhimento especial ou adaptações.
Para mais informações, acesse: https://www.bluetree.com.br/
Rede Accor
A Accor, grupo hoteleiro presente em diversos países e com muitas marcas no Brasil (Ibis, Mercure, Novotel etc.), tem avançado em políticas de acessibilidade e inclusão. Em dezembro de 2024, por exemplo, dez hotéis da Accor na região Sul do Brasil receberam o “Selo Amigo Autista”. Houve, nos hotéis da rede, a adoção de elementos práticos como sinalização, bottons, pulseiras, ou dispositivos de conforto acústico. Estes são:
- Ibis Styles Curitiba Centro Cívico
- Ibis Curitiba Batel
- Ibis Curitiba Shopping
- Mercure Curitiba Batel
- Mercure Curitiba Golden
- Mercure Curitiba Sete de Setembro
- Ibis Maringá
- Ibis Foz do Iguaçu
- Mercure Florianópolis
- Mercure Florianópolis
Para mais informações, acesse https://all.accor.com/
GAV Resorts
Fundada por empresas do Pará, começou suas operações na região Norte (Salinópolis, PA) e está expandindo para Nordeste, Centro‑Oeste e Sul do Brasil. Sua estrutura inclui resorts prontos para uso, infraestrutura de lazer, e um compromisso com inclusão, sustentabilidade e responsabilidade social.
Desde 2023, os resorts da rede em Salinópolis possuem o selo “Empresa Amiga do Autista”, e os colaboradores dessas unidades, são certificados como “Profissional Amigo do Autista”, o que sugere que houve treinamento específico para Atendimento Especial, comunicação adaptada, sensibilidade às necessidades sensoriais. O atendimento especializado não se limita à recreação; inclui recepção, governança, bares/restaurantes e entretenimento, com equipes sensibilizadas para as necessidades de hóspedes com autismo.
São esses:
- Salinas Premium Resort
- Salinas Exclusive Resort
- Salinas Park Resort
- Porto Alto Resort
Para mais informações, acesse https://www.gavresorts.com.br/
Texto por Isadora Lacerda
Imagem destaque por Divulgação