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Embratur lança guia prático sobre igualdade racial no turismo

A Embratur, em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), lançou nesta terça-feira (9) o Guia Prático sobre Igualdade Racial no Turismo. O documento define o afroturismo como um segmento que valoriza e promove a cultura, a história, a identidade e a ancestralidade negra. Também propõe experiências afrocentradas conduzidas por protagonistas negros. A iniciativa, que reuniu consultores, empresários e autoridades para debater os rumos do setor, aconteceu em Salvador (BA) durante o workshop Trilhas do Afroturismo Internacional, realizado pela Agência.

O guia surge como uma resposta direta a um cenário de exclusão. Diante dessa realidade, o afroturismo é apresentado como um vetor de transformação social alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como a erradicação da pobreza, igualdade de gênero e redução das desigualdades. “Promover a igualdade racial não é apenas uma questão de justiça social, mas de inteligência de mercado e competitividade”, afirmou Marcelo Freixo, presidente da Embratur. “Ao criarmos ambientes verdadeiramente inclusivos e seguros, estamos qualificando nossos destinos e posicionando o Brasil como um líder global no afroturismo, um segmento com enorme potencial de crescimento que valoriza nossa maior riqueza que é a diversidade cultural”.

A Coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, enfatizou que o guia é uma ferramenta para orientar o mercado. “Esta publicação materializa nosso compromisso em fornecer diretrizes claras. É um passo decisivo para construir um setor que reflita a diversidade do Brasil e que acolha a todos de forma justa e respeitosa”, completou.

Para Eddi Marcelin, Diretor de Diversidade da CAF, “o afroturismo é a valorização da cultura, da história e da identidade brasileira. Com este guia, seguimos fortalecendo o ecossistema que tem como protagonistas as pessoas negras, gerando impacto econômico ao mesmo tempo em que se celebra a memória e o orgulho”.

Integrante da equipe responsável pela confecção do Guia, a consultora da Embratur/CAF Natália Oliveira, destaca o ineditismo do material. “Lançar um documento que traz diretrizes para a acolhida do turista negro é um avanço importante na construção de um turismo antirracista”.

O guia propõe uma postura ativa de antirracismo, definida como o enfrentamento contínuo a doutrinas e práticas racistas. O documento oferece um roteiro detalhado para empresas, sugerindo ações como a revisão de vagas para evitar linguagem excludente, a ampliação da divulgação em redes comunitárias negras e a criação de painéis de entrevistadores diversificados. Recomenda ainda a formação contínua da equipe em Letramento Racial, conceito que se refere à capacidade de reconhecer as diferentes formas de racismo, e a criação de materiais de divulgação que representem positivamente a diversidade, evitando associar pessoas negras exclusivamente a funções de serviço, por exemplo.

Com esta iniciativa, Embratur e CAF fornecem ao setor uma ferramenta robusta, defendendo que o reconhecimento e a valorização da cultura afro-brasileira são o caminho para um turismo mais justo e um Brasil mais forte no cenário internacional.

Trilhas do Afroturismo

O workshop servirá como uma plataforma para aprofundar estes temas. O evento contará com painéis sobre a promoção internacional do afroturismo com empreendedores como Nilzete Santos (Afrotours), Carina Santos (Afrotrip Brasil Turismo) e o criador de conteúdo Leandro Gonçalves (Preto Viajante). A programação também inclui a apresentação de cases, como as ações de diversidade e inclusão da rede de hotéis Accor.

Parceria

Os workshops são resultado de uma cooperação entre a Embratur e o CAF, assinado em janeiro de 2024. O objetivo do trabalho conjunto é estimular o afroturismo brasileiro promovendo suas características no mercado global. A parceria com o CAF busca elevar o afroturismo a um patamar de relevância internacional, alinhando a promoção turística do Brasil a uma agenda de desenvolvimento sustentável e inclusão.

A iniciativa está integrada ao Plano Brasis, o novo plano de marketing internacional da Embratur, que posiciona o Brasil como um destino comprometido com a sustentabilidade, a democracia e a inclusão, tendo o afroturismo como um de seus pilares.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto por: Divulgação

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