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Distrito Turístico Serra Azul projeta novos investimentos

Com mais de 10 milhões de visitantes por ano, o Distrito Turístico Serra Azul, em São Paulo, famoso pelos parques de diversões Wet’n Wild e Hopi Hari, se prepara para expandir seus horizontes. Criado há dois anos pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP, Serra Azul fechou o balanço de investimentos nos últimos dois anos: R$ 700 milhões foram empregados para um novo resort (Cyan Resort), um clube de golfe (ainda em construção) e em novas áreas de expansão do Outlet Premium.

Formado por quatro municípios: Itupeva, Vinhedo, Louveira e Jundiaí, o Serra Azul projetou os investimentos privados até 2026: cerca de R$ 2,8 bilhões com três novos hotéis, um autódromo, o Adventure Mall (um mix de parque temático e shopping center, com tema de esportes e aventura) e a ampliação da hípica local.

Outros dois projetos de Distrito Turístico, o Portal da Mata Atlântica e o Centro Histórico da capital, estão em fase final de criação e homologação, que deve ser concluída em breve. “O Serra Azul tem sido um exemplo inspirador e, seguindo esta mesma essência, há ainda a proposta do Distrito Turístico da Mantiqueira Paulista, e o de Santos, em análise pela Comissão de Distritos Turísticos na Secretaria”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP.

O distrito turístico é um modelo de organização territorial que incentiva o desenvolvimento da atividade econômica a partir do turismo. Tem um papel essencial na política de atração de recursos para SP, investimentos públicos e privados, benefícios econômicos, fiscais e de crédito.

“O conceito do DT Serra Azul é a concentração de inúmeros empreendimentos, atrativos, atividades e serviços turísticos, em uma área dedicada exclusivamente ao turismo, criando uma oferta organizada de produtos sinérgicos e complementares entre si, como parques temáticos, meios de hospedagem, gastronomia, centros de compras, esportes, cultura e entretenimento, que formarão um novo e forte destino, que atrairá visitantes de todo o Brasil e da América do Sul”, afirma o presidente do Conselho Gestor, Alain Baldacci.

A organização em distritos turísticos gera impactos significativos na visitação e pode movimentar cerca de R$ 10,3 bilhões no estado até 2030. Recentemente, a Secretaria lançou um manual de boas práticas para distritos turísticos e criou um fórum permanente para reunir e divulgar soluções para desafios de infraestrutura, incentivos econômicos e aprofundamento de políticas públicas.

Mais informações em: turismo.sp.gov.br/onepage/distritos-turisticos

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

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