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Destino em alta, Lisboa investe para atrair mais turistas

Ao que tudo indica, 2023 deverá ser marcado pelo impulsionamento do turismo brasileiro, sobretudo no mercado internacional. Se no ano passado, após os impactos sofridos pela pandemia de Covid-19, o setor já apresentou melhora significativa em seus principais indicadores, a expectativa agora é de que, cada vez mais, as pessoas sintam-se estimuladas a cumprirem uma das prioridades definidas durante o período de isolamento: viajar mais.

Estimativas do IPC Maps, especializado em potencial de consumo nacional, apontam que o segmento deverá movimentar cerca de R$ 82,7 bilhões ao longo deste ano — quase R$ 15 bilhões a mais que no ano passado. Da mesma forma, segundo dados divulgados recentemente pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em 2022 a quantidade de voos domésticos e internacionais cresceu 39% em comparação a 2021.

Nesse contexto, os destinos internacionais contabilizaram aproximadamente 100 mil voos, o que representa um aumento de 89% sobre os 53 mil registrados no ano anterior. O número de passageiros transportados aumentou 227%, saltando de 5 milhões para 16 milhões. Ainda sobre o mercado estrangeiro, a taxa de aproveitamento das aeronaves subiu de 55% em 2021 para 83% no ano passado.

A alta da demanda é confirmada pela Associação Turismo de Lisboa (ATL). Segundo sua diretora executiva Paula Oliveira, “o destino Lisboa atravessa um momento muito promissor, tendo recebido no início de agosto a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um evento  que reuniu mais de 1 milhão de jovens e que teve uma repercussão gigantesca a nível mundial. Após o período da pandemia, Lisboa recuperou rapidamente, sendo o destino que mais cresce no cenário nacional e, também, entre as cidades europeias. Estamos muito otimistas, mas cientes que devemos continuar a trabalhar a nossa estratégia para a consolidação do crescimento sustentado em Lisboa”.

Considerando que o setor de turismo responde, sozinho, por 19% do PIB de Portugal, a ATL vem investindo mais de €10 milhões por ano em ações visando atrair esses viajantes. “Apesar do excelente momento que atravessamos, temos consciência que a concorrência internacional é muito forte. Por isso, programamos regularmente nossas campanhas e programas promocionais. Durante a JMJ, por exemplo, lançamos uma campanha saudando os participantes e que deverá ser continuada para também gerar efeitos no período do inverno”, explica a executiva, antecipando que o mote das iniciativas será “os sons de Lisboa”, com um “ângulo diferente e original”. Além disso, diversos outros eventos, como os festivais de verão e o Web Summit, previstos ainda para este semestre, deverão também atrair milhares de visitantes.

Turistas brasileiros

Paula Oliveira afirma que o mercado brasileiro é um dos mais importantes estrategicamente, sendo o terceiro com maior presença em Lisboa, superado apenas por França e Estados Unidos. “Em 2019, o Brasil foi o principal mercado em termos de pernoites, mas com a pandemia tudo paralisou e, desde o ano passado, constatamos que o mercado começou a reagir”, lembra.

Conforme dados da ATL, de janeiro a abril de 2023, foram registradas 442 mil pernoites de brasileiros em terras lisboetas — 52% a mais que o mesmo período de 2022 e 3,4% a menos ante a 2019. Já, em relação à quantidade de hóspedes, a cidade recebeu cerca de 171 mil, o que representa um acréscimo de 60% em comparação a 2022 e de 2% perante 2019.

Segundo a diretora executiva da entidade, até maio último, mais de 580 mil brasileiros pernoitaram na capital portuguesa. “Embora ainda estejamos ligeiramente abaixo dos números anteriores a 2020, as perspetivas são positivas. Sabemos que os brasileiros sentem cada vez mais atração por Lisboa, com variadas motivações. Afinal, aqui, são todos bem recebidos”, finaliza.

Mais informações: visitlisboa.com

Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa

Foto destaque por: Divulgação Visit Lisboa

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