São Paulo recebeu a segunda edição do Córdoba Day no último dia 15, iniciativa que busca promover os potenciais turísticos e produtivos da província argentina junto a mercados internacionais estratégicos, como o Brasil. O evento, organizado pela Agência ProCórdoba e Agência Córdoba Turismo, reuniu importantes figuras dos dois países, entre representantes dos setores público e privado, para fortalecer vínculos e identificar oportunidades de cooperação e investimentos.
Além de apresentações e networking, o evento contou com uma experiência enogastronômica proporcionada pelo chef Andrés Chaijale, que preparou um menu de produtos e pratos típicos cordobeses, e pelo sommelier Joaquín Asen, com degustação de vinhos e drinques da província.
Chef Andrés Chaijale. Foto por Patrícia Chemin
Os convidados foram recebidos pelo governador de Córdoba, Martín Llaryora, que afirmou que o Córdoba Day é uma forma de posicionar as diversas indústrias da província no mercado global.
Darío Capitani, Martín Llaryora e Pablo De Chiara. Foto por Patrícia Chemin
Segundo Pablo De Chiara, presidente da Agência ProCórdoba, o evento é uma boa oportunidade para criar vínculos mais fortes com o ecossistema empresarial de São Paulo. “Buscamos contar o que é a província de Córdoba em termos produtivos, turísticos e sociais. Escolhemos cidades que para nós são estratégicas para realizar esta atividade, como Bogotá, Assunção, Madri e, agora, São Paulo”, declara.
Incentivos ao turismo
Localizada no coração da Argentina, a província de Córdoba destaca-se como um polo produtivo chave na economia do país. E, frente à demanda do Brasil, um dos setores com maiores oportunidades de crescimento é o turismo. Para Darío Capitani, presidente da Agência Córdoba Turismo, uma das virtudes de Córdoba é ser um destino “multiproduto”, diferentemente de outros lugares na Argentina. “Córdoba tem uma diversidade de atrativos turísticos, e para todas as estações”, afirma.
Darío Capitani. Foto por Patrícia Chemin
Entre as opções estão os melhores campos de golfe do país, enoturismo, roteiros religiosos e patrimônios da Unesco, além de diferentes paisagens naturais, como salinas, montanhas, lagos e cachoeiras. “Córdoba é uma província economicamente muito importante. Lideramos o turismo interno na Argentina na temporada de verão. Temos muitas qualidades, estamos no centro do país e temos essas novas possibilidades de conectividade aérea”, conta Capitani, referindo-se aos novos voos que ligam Córdoba ao Brasil.
Ainda em abril, a GOL iniciou as operações de sua rota direta entre Recife e a cidade de Córdoba. A capital da província também já recebe voos sem escalas a partir do Rio de Janeiro (RIOgaleão), Florianópolis e São Paulo (Guarulhos), este último desde o dia 02 de abril, todos operados pela GOL.
Mais informações em: cordobaturismo.gov.ar
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: Patrícia Chemin