Ícone do site Qual Viagem

Cinco reservas e parques naturais do Alentejo

Foto por Istock/ Rui T Guedes

Uma das características mais marcantes do Alentejo, maior região portuguesa, é a sua natureza. As paisagens de seu território não contam apenas com campos verdejantes e bucólicos e vinhas, mas também com trechos de rica fauna e flora, que foram transformados em áreas protegidas. Confira cinco delas!

Reserva Natural do Estuário do Sado

Foto por Turismo do Alentejo

Esta reserva abrange a área onde o rio Sado deságua no Oceano Atlântico, e tem horizontes únicos de arrozais e dunas costeiras. Nesta parte do território alentejano, é possível ver golfinhos nadando livremente. A melhor maneira de explorar o local é caminhar, andar de bicicleta, passear de canoa ou velejar. O Cais Palafítico da Carrasqueira é o lugar certo para ver o pôr do sol.

Reserva Natural das Lagoas de Santo André e Sancha

Foto por FTSS

Ao sul do Estuário do Sado, próximo à cidade de Sines, há esta reserva que tem águas doces e salgadas. A Lagoa de Santo André é a maior do litoral alentejano, sendo um ótimo lugar para praticar windsurfe.

Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Foto por Turismo do Alentejo

São mais de cem quilômetros quadrados na costa portuguesa em um dos trechos de litoral mais preservados de toda a Europa. A paisagem é marcada por falésias e pelo azul profundo do mar, que oferece ótimas ondas para surfistas.

Parque Natural do Vale do Guadiana

Foto por Turismo do Alentejo

Distante do mar, este parque tem como estrela o rio Guadiana, onde vale a pena fazer um passeio de canoa, e conta com nove trilhas diferentes. É nele que fica o Pulo do Lobo, uma impressionante queda d’água. Animais incríveis vivem no parque, como o lince-ibérico, o grifo e a águia-real.

Parque Natural da Serra de São Mamede

Foto por Victor Carvalho

A Serra de São Mamede também fica no interior alentejano, mais precisamente no noroeste da região, próximo à fronteira com a Espanha. Alto e verdejante, o parque tem trilhas em meio a uma vegetação rica. O Pico de São Mamede é o ponto mais alto da serra e garante uma vista deslumbrante. Em meio ao parque fica Marvão, uma vila medieval protegida por muralhas que é cheia de charme.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ Rui T Guedes

Comentários

Sair da versão mobile